SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Fenomenologia da qualidade de vida de mães de crianças autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.26 no.2 Goiânia maio/ago. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Holanda

(Editor)

 

 

As pesquisas e as reflexões em Fenomenologia têm conhecido grande crescimento, e nos mais diversos campos de conhecimento. Apresentamos nesse novo número, um pequeno retrato dessa diversidade, com estudos empíricos e teóricos, pesquisas qualitativas reflexões filosóficas.

Neste novo número, apresentamos um conjunto de pesquisas com temáticas que vão, desde a experiência de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista, relevando suas construções subjetivas; até o cuidado humanizado em saúde dirigido às pessoas travestis. Já o tema da espiritualidade se faz presente em dois estudos envolvendo a Ayahuasca - um deles relacionando experiências anômalas e outro sobre itinerário terapêutico de usuários ritualísticos -, e uma pesquisa sobre espiritualidade em psicoterapeutas junguianos.

Os estudos teóricos trazem uma reflexão sobre a pesquisa fenomenológica, destacando questões de método; dois textos de alinhamento fenomenológico-existencial - um deles relacionando a psicologia humanista e a fenomenologia existencial; e outro resgatando a angústia como constitutiva do existir e a clínica psicológica -, uma discussão sobre a antropologia filosófica de Erwin Straus, finalizando com o resgate de um relato autobiográfico de Viktor Frankl.

Encerramos com a tradução de um pequeno mas brilhante texto de Jan Patočka, apresentando Heidegger.

Convidamos o leitor a apreciar a leitura.

 

 

(Este número foi finalizado em 07 de outubro de 2019)

Creative Commons License