SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialO complexo cultural e o complexo do comer: um estudo com mulheres obesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.26 no.spe Goiânia dez. 2020

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Holanda

(Editor)

 

 

A grande produção do ano de 2020 nos primou com a possibilidade - e a quase premente necessidade - de uma publicação adicional, reunindo dez novos estudos que apontam para o crescimento das reflexões em torno do pensamento fenomenológico, existencial e humanista na Psicologia brasileira.

Neste número especial, apresentamos preliminarmente três estudos empíricos sobre: cultura e obesidade, sentidos da psicoterapia e supervisão em clínica fenomenológica, e sobre a relação dialógica em clínica.

Na sequência, temos um conjunto de estudos teóricos, principiando por um estudo sobre a percepção como experiência de constituição do mundo da vida, a partir de Husserl; e encontrando o diálogo com o pensamento de Wilhelm Dilthey. Em seguida, temos uma reflexão sobre a experiência do parto, uma discussão sobre o binômio segurança e risco, um debate em torno das possibilidades de uma clínica do TDAH na Assistência Social e uma reflexão gestáltica sobre violência psicológica contra a mulher.

Finalizamos com uma revisão de literatura sobre a liberdade numa perspectiva da Psicologia fenomenológica-existencial, no espectro de uma revisão bibliográfica dos derradeiros vinte anos.

Esperamos que o presente ano finalize com perspectivas mais alvissareiras para o vindouro. Boa leitura.

 

 

(Este número foi finalizado em 12 de junho de 2020)

Creative Commons License