SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Narrativas de vida de estudantes universitários: uma análise do sentido existencial por meio da autobiografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.27 no.3 Goiânia set./dez. 2021

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Holanda

Editor

 

 

Nesse terceiro número, finalizamos o ano com um conjunto bastante rico e diversificado de temáticas. Dois relatos de pesquisa trazem as narrativas de estudsntes univesitários, buscando seu sentido existencial por meio da autobiografia; e uma proposta compreensiva para sentidos de parentalidade na contemporaneidade.

Na sequência, duas importantes revisões de literatura: uma sobre conjugalidade e infertilidade feminina; e outra relacinando fenomenologia e psicologia da saúde, no contexto da produção acadêmica brasileira.

Finalmente, temos um conjunto de estudos teóricos, começando por uma compreensão fenomenológica do estágio de convivência nos casos de adoção. Gestalt-Terapia e Daniel Stern aparece no tema s seguir, discutindo corporeidade e afetividade na psicoterapia. Cultura e antropologia surgem num debate em torno das lições de um xamã Yanomami para a construção de uma identidade pós-antropocêntrica. A Fenomenologia de Husserl marca sua presença num manuscrito que debate o sujeito anímico e o sujeito espiritual nas Ideias II. Em seguida, o pensamento existencial também marca sua presença no diálogo com a angústia existencial na prática psicoterapêutica; e, finalmente, encerramos este número com um relato acerca da recepção, circulaçãoo e disciplinarização da Gestalt-Terapia no estado do Mato Grosso do Sul, importante difusor da abordagem no nosso país.

Boa leitura a todos!

 

 

(Este número foi finalizado em 04 de agosto de 2021)

Creative Commons License