SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Carl Gustav Jung e a pós-modernidade: da ultrapassagem hegeliana (aufhebung) à integração junguiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Pesqui. prát. psicossociais vol.14 no.4 São João del-Rei out./dez. 2019

 

Editorial 14(4)

 

 

Walter MeloI; Maddi Damião Jr.II; Victor de Freitas HenriquesIII; Suely SilveiraIV

Iwmelojr@gmail.com
IImaddidamian@gmail.com
IIIVf_henriques@hotmail.com
IVstsilveira@hotmail.com

 

 

O número especial de Psicologia Analítica de Pesquisas e Práticas Psicossociais traz 14 artigos de pesquisadores de diversas instituições de ensino do país, além de um artigo do Professor Emérito da Sorbonne, Michel Maffesoli. Os autores brasileiros compõem o GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). A reunião de diversos pesquisadores em um grupo de colaboração e intercâmbio para a produção de conhecimento é uma novidade no campo da Psicologia Analítica nas universidades brasileiras. A primeira participação do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica no Simpósio da Anpepp ocorreu em 2016 em Maceió/AL, repetindo-se em 2018 em Brasília/DF. A partir desses passos iniciais, a rede de colaboração cresceu de maneira substancial, com seus integrantes desenvolvendo várias ações em conjunto, dentre as quais este número especial.

A revista se inicia com o artigo "Carl Gustav Jung e a pós-modernidade: da ultrapassagem hegeliana (aufhebung) à integração junguiana", de Michel Maffesoli, fruto da palestra de abertura do II Seminário Caminhos Junguianos: a travessia do Sussuarão, ocorrido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em setembro de 2015. Nele, a Psicologia Analítica é analisada em relação à pós-modernidade, tendo três pressupostos e consequências como parâmetros: a superação do individualismo epistemológico, a progressividade a partir da tradição e a atitude de colocar em xeque a fé na razão soberana.

Seguindo o último tópico, o artigo seguinte, "Psicologia do número: uma análise junguiana do número e do processo de contagem", de Pablo do Vale (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Walter Melo (Universidade Federal de São João del-Rei), apresenta alguns aspectos de ordem arquetípica para fenômenos do campo da Matemática. Trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ.

Ainda sobre as variações nos modos de produzir conhecimento, temos o artigo "Aproximações entre a Psicologia Analítica e a Transdisciplinaridade: as pontes de afinidades", de Victor de Freitas Henriques (Universidade Federal de Juiz de Fora), caracterizando o diálogo com outras áreas do conhecimento como base para a Psicologia de Jung.

O artigo seguinte, "Arquétipo, individuação e intersubjetividade: a dimensão psicossocial do sofrimento humano", de Paulo Afrânio Sant'Anna (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), apresenta os conceitos de arquétipo e de processo de individuação relacionados a duas categorizações da Sociologia Histórica - modernidade e pós-modernidade - para problematizar o sofrimento humano em suas relações com as condições histórico-culturais contemporâneas.

E, para finalizar o primeiro bloco de artigos, Cesar Rey Xavier (Unicentro) desenvolve em "Da empiria à metafísica do arquétipo: contribuições da Psicologia Analítica ao conceito de physis", um debate sobre o resgate, pela Psicologia Analítica, da antiga noção de physis como integração de opostos presentes na produção de conhecimento sobre a natureza a partir do século XVII.

O segundo bloco tem início com o artigo "A função transcendente: algumas reflexões sobre o processo de criação", de Maddi Damião Jr. (Universidade Federal Fluminense). A partir das análises sobre texto homônimo de C. G. Jung, a função transcendente é abordada de maneira indissociável das noções de símbolo e de criatividade, indicando uma perspectiva ontológica para a Psicologia Analítica e a função criativa dos processos inconscientes.

Nos três artigos seguintes, "O Retrato de Dorian Gray: uma possível análise junguiana a partir do arquétipo do puer aeternus", de Paulo Bonfatti (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora), "Machado de Assis e sua leitora Nise da Silveira", de Teresinha Zimbrão (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Elizabeth Mello (Universidade Veiga de Almeida), e "O trickster nas canções de Chico Buarque: um complexo cultural, de Durval Farias (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), esses processos criativos são evidenciados na articulação da Psicologia Analítica com a literatura de Oscar Wilde e de Machado de Assis, e nas letras de músicas de Chico Buarque.

O terceiro e último bloco é composto por artigos que abordam questões relacionadas à política, à religiosidade, à Educação e à saúde. Em "Jung e a política: uma leitura do sujeito político no pensamento junguiano", de Rodrigo Gewehr e Amanda Palmeira, ambos da Universidade Federal de Alagoas, são explorados aspectos da esfera coletiva que condicionam a ação política, a partir das correspondências de Jung com Erich Neumann e a controvérsia sobre o possível antissemitismo de Jung.

O artigo "Análise junguiana dos sonhos: o fazer e percursos na América Latina?", as autoras Kirlla Dornelas (Faculdade Multivix, Vitória - ES) e Isabele Eleotério (Universidade Federal do Espírito Santo) trazem resultados de pesquisa bibliográfica sobre a análise de sonhos na perspectiva da Psicologia Analítica na Literatura acadêmica da América Latina, evidenciando aspectos da disseminação do conhecimento.

No artigo seguinte, "A mística de Simone Weil e a análise dos sonhos: aproximações entre a Fenomenologia e a Psicologia Analítica", de Patrick Azevedo (Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), a análise dos sonhos na perspectiva junguiana é correlacionada à daseinanálise e à experiência mística na obra de Simone Weil.

Em seguida, no artigo "C. G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo", de Suely Silveira, Priscila Martins (Universidade Federal de São João del-Rei) e Paula Krempel Burity (Universidade Federal de Juiz de Fora), são analisadas as contribuições de Jung para o campo da Educação a partir da tipologia desenvolvida pelo autor suíço. Assim, é evidenciada a unilateralidade dos processos educativos pautados exclusivamente em processos cognitivos, que negligenciam aspectos afetivos como importantes fatores na transmissão e aquisição do conhecimento.

Ainda no campo educacional, Raphael Vaz, da Faculdade Europeia de Vitória (Faev), e Wagner Vaz, da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), propõem, em "O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida", a criação de dispositivos de acolhimento com o objetivo de prevenir comportamentos suicidas em estudantes universitários, tendo como parâmetro a noção de processo de individuação.

E, para encerrar este número, Maria Figueiredo (Centro Universitário FAE), Carlos Serbena (Universidade Federal do Paraná), Jessica Santos (Centro Universitário - Unibrasil) e Rosana Radominski (Universidade Federal do Paraná) apresentam "Imagens arquetípicas na série de sonhos de um caso de bulimia nervosa".

A formação de redes de pesquisadores de diversos centros universitários de nosso país possibilita o trabalho em conjunto em orientações compartilhadas em programas de pós-graduação strictu sensu, na participação em bancas, na organização de congressos, na elaboração de pesquisas e, neste caso, na produção de artigos e organização de um número especial de Psicologia Analítica. Esperamos que todas essas ações ajudem na consolidação da Psicologia Analítica como fértil campo de produção do conhecimento. Boa leitura!

Creative Commons License