SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5El objeto de la psicología comunitaria desde el paradigma constructivistaAlém dos muros e dentro da tela: o discurso psi, a mídia e o cotidiano author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  no.5 México Feb. 2006

 

ALTERACIONES PSICOLÓGICAS Y PROPUESTAS PSICOTERAPEUTAS

 

A abordagem sócio-histórica na psicoterapia com adultos

 

 

Dr. Joaquim Maria Quintino Aires*

IIPAF – Instituto de Psicologia Aplicada e Formação (Brasil / Portugal)

 

 


RESUMO

O Processo de Psicoterapia fundamentado na perspectiva Sócio-Histórica é o objeto de estudo do presente trabalho. O objetivo da psicoterapia, as técnicas de intervenção, bem como a fundamentação teórica, são descritas ao longo do artigo, demonstrando o modo de atuação do grupo de psicólogos e psicoterapeutas do IPAF – Instituto de Psicologia Aplicada e Formação que atuam nos consultórios de acordo com essa concepção teórica. Conceitos como Zona de Próximo Desenvolvimento, consciência, linguagem, atividade, desenvolvimento humano, são trabalhados no processo de psicoterapia.

Palavras-chave: Psicoterapia, Sócio-Histórica, Zona de Próximo Desenvolvimento, Linguagem, Desenvolvimento.


ABSTRACT

The object of study of this article describes the psychotherapy process supported in the Social Historical Approach. The goal of psychotherapy, the general techniques of intervention, and the theoretical approach are developed in this article showing how the group of psychotherapists and psychologists of IPAF – Institute of Applied Psychological and Training work. These professionals work with their clients using the Social-Historical Approach. Concepts as Zone of Proximal Development, conscience, language, activity, and human being development are applied in the Psychotherapy Process.

Keywords: Psychotherapy, Social–Historical, Zone of Proximal Development, Language, Development Human Being.


 

 

Todo o psicoterapeuta precisa de um suporte teórico para a sua prática. Através da sua conceitualização da mente humana e do seu desenvolvimento, o qual deve incluir uma teoria de mudança. O psicoterapeuta criará um conjunto de técnicas de intervenção e um posicionamento relacional adequados para si próprio.

Desde 1996, o nosso grupo tem vindo a desenvolver uma abordagem psicoterapêutica baseada nos estudos de L. Vygotsky e dos seus colegas e companheiros Luria, Leontiev, Zeigarnik, entre outros.

Numa primeira fase, este projeto baseou-se no trabalho clínico de Rita Mendes Leal nas décadas de 70 e 80, onde uma teoria de mudança deriva da relação entre terapeuta e paciente, como recurso os instrumentos mediadores, tais como, os brinquedos e a linguagem.

Assim, a psicoterapia é reconhecida como uma construção mútua. Tal como escrito em relação à Psicologia do Desenvolvimento, Educacional, Social, também em contexto clínico e psicoterapêutico, a zona de próximo desenvolvimento é um “local mágico onde as mentes se encontram, onde as coisas não são iguais para todos os que as vêem, onde os significados são fluidos, e onde a construção de um indivíduo pode preencher a de outro...” (Newman, Griffin e Cole, 1989, p227). Através da internalização, as formas interpsicológicas (sociais / relacionais) são transferidas para as formas intrapsicológicas (pessoais) de significados.

Para isto, o psicoterapeuta utiliza técnicas gerais e específicas, tais como análise contingente, compreensão empática e nomeação, criando uma relação onde o paciente pode construir novos significados e sentidos, lidando com as suas necessidades e motivos. Isto facilita e/ou promove os processos de formação partilhada e o registro individual de significados: consentidos pelo próprio, na relação com uns outros e apontados ou nomeados por ambos como algo exterior. Modelos concretos de trocas recíprocas e alternantes entre eventos /coisas /indivíduos são indicadores de atenção alocada, gerando tensão e sugerindo uma busca partilhada para a compreensão do significado da ocorrência de eventos em vai-e-vem.

Em Portugal e no Brasil um grande número de psicoterapeutas trabalha com adultos diagnosticados como psicóticos, psicopatas e neuróticos, com bons resultados.

Tal como escreveu Aléxis Leontiev (1972), “o verdadeiro problema não está na aptidão ou inaptidão das pessoas para se tornar dono das aquisições da cultura humana, fazer delas aquisições da sua personalidade e dar-lhes a sua contribuição. A essência do problema é que cada humano tenha a oportunidade prática de tomar o caminho de um desenvolvimento sem bloqueios” (p. 283).

Esta idéia pode ser encontrada em Rita Leal a qual enfatiza que cada humano pode tornar-se mais feliz, inteligente e produtivo, se o ambiente social e relacional lhe fornecer uma relação recíproca e alternante e a oportunidade para apreender a cultura. Para que a realidade do mundo envolvente – o mundo dos objetos – ganhe da existência para o humano, são necessárias duas condições: 1) que o humano exerça uma atividade efetiva sobre os objetos, uma atividade efetiva relativamente aos fenômenos objetivos ideais criados pelo humano – a linguagem, os conceitos e as idéias, produtos da sua história. Para entender os eventos da sua própria vida, é também necessário que o humano exerça uma atividade efetiva sobre esses eventos, um produto da sua história. Podemos encontrar esta concepção em Rita Leal, com a instrução técnica terapêutica de que o psicoterapeuta deve esperar pela iniciativa e pelo tema do paciente e este deve verbalizar o evento; 2) Rita Leal (1975) identifica também a uma segunda condição de Leontiev: a comunicação, encarada na sua forma inicial de atividade partilhada ou na relação verbal intensamente estudada por ela e objetivamente apresentada como o padrão inato de contingência à própria iniciativa.

De acordo com a concepção teórica de Vygotsky a resposta da criança ao ambiente no início é dominado por processos naturais, particularmente aquele que são disponibilizados pela herança biológica. Mas através da constante mediação pelo adulto, os processos psicológicos mais complexos começam a tomar forma. Inicialmente, este processo pode ocorrer apenas dentro da relação da criança com o adulto. Os processos são interpsíquicos, ou seja, são partilhados entre dois sujeitos. Nesta fase, os adultos são agentes externos fazendo a mediação do contato da criança com o mundo. Mas conforme a criança cresce, os processos que antes eram partilhados com os adultos tornam-se internalizados e trabalhados internamente na criança, ou seja, as respostas mediadas para o mundo transformam-se em processos intrapsíquicos.

Na psicoterapia estes processos podem ocorrer apenas na interação do paciente com o psicoterapeuta. Estes processos são interpsíquicos, ou seja, são partilhados entre dois sujeitos. Nesta fase, o psicoterapeuta é um agente externo que medeia a relação do paciente com o mundo. Mas porque a mudança ocorre, os processos que antes eram partilhados com o psicoterapeuta tornam-se internalizados e acontecem dentro do paciente, as respostas mediadas para o mundo torna-se um processo intrapsíquico.

A interação externa dos humanos com outros humanos se for alterada, alterar-se-á a consciência, atitude do humano com o meio, consigo próprio e com os outros.

Certamente não refiro que o paciente é uma criança. Mas alguns aspectos do seu Eu, a sua consciência dos Outros e a sua consciência das relações com os eventos da vida não estão ainda na sua consciência e não permitem que ele tome a sua vida nas suas mãos, o que significa que a resposta reflexiva não é ainda uma atitude. O desenvolvimento de si próprio pode ser indicador da maturidade, da personalidade.

Como aparece nos trabalhos de Vygotsky e Luria é através do discurso, que uma função interpsicológica partilhada por duas pessoas, mais tarde se transforma num processo intrapsicológico de organização da atividade humana e, o humano controla a resposta impulsiva à estimulação externa e o seu comportamento passa a ser determinado por uma “rede semântica interna” (Vygotsky e Luria, 1999, p.221) e que reflete, geralmente, a situação envolvente, reformula os motivos que estão na base do comportamento e dá o caráter consciente à atividade humana.

No trabalho psicoterapêutico, o paciente modifica o campo psicológico ou cria para si próprio uma nova situação no seu campo e muda o seu estado, absente de sentido, num outro, com sentido.

O problema que é apresentado à psicoterapia é o problema da consciência. A consciência é a forma mais elevada de reflexo da realidade: ela não é dada à priori, não é imutável nem é passiva, mas sim construída pela atividade e usada pelos humanos para se relacionarem com o ambiente, não só com a sua adaptação às diversas situações, mas também com uma nova estrutura.

Neste processo, tanto o paciente como o psicoterapeuta utiliza a linguagem. Na abordagem sócio-histórica, a linguagem é o elemento mais importante na sistematização da percepção; porque as palavras são elas próprias, um produto do desenvolvimento sócio-histórico, elas tornam-se instrumentos para a formação de abstrações e generalizações e permitem a transição de reflexos sensoriais imediatos (não mediados) para o pensamento mediado. Assim, estas categorias surgem através da reorganização da atividade cognitiva que acontece sob o impacto de um novo fator: o fator social / relacional.

Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, a idéia de que o significado de uma palavra é um processo volutivo – que a palavra significa diferentes coisas em diferentes idades (estádios), refletindo o fenômeno de diferentes formas – é suportada na suposição de que os processos psicológicos que controlam o uso das palavras são eles próprios sujeitos à mudança.

Luria refere (1976) que nós podemos realmente acreditar que a autoconsciência é um produto do desenvolvimento sócio-histórico. Primeiro o comportamento é um reflexo da realidade externa natural e social; mais tarde, através da influência mediadora da linguagem, podemos encontrar a autoconsciência nas suas formas complexas. Desta forma, temos que olhar para a autoconsciência como um produto da consciência do mundo externo, do Eu e dos Outros.

Como escreveu Vygotsky (1934), “a consciência não surge como um passo superior e necessário no desenvolvimento de conceitos dentro da consciência, ela surge sim a partir do exterior”. (Vygotsky 1934, p. 282). E é este o papel que o psicoterapeuta desempenha, como Outro – exterior – na psicoterapia. O social se constrói nos humanos através dos sistemas interiorizados transpostos das relações sociais para a personalidade.

A psicoterapia é um contexto social/relacional que permite a construção de conceitos superiores, como conceitos científicos (ou artificiais) na vida do paciente. Por vezes o humano tem conceitos contraditórios sobre os seus acontecimentos de vida, como por exemplo, na neurose. Durante a relação terapêutica, tal como no desenvolvimento, a contradição é compreendida quando ambos os conceitos, sobre os quais foi feito um julgamento contraditório, se transformam numa estrutura única e superior de um conceito que está para além dos outros dois. É nesta altura que nós percebemos que produzimos dois julgamentos opostos e que criamos um novo sentido. Não porque alguém nos falou dele, mas porque elaboramos os dois. E para isto nós precisamos de os verbalizar. E para isto precisamos de um Outro disponível em relação dialógica conosco. É este o conceito de mudança no desenvolvimento, e também na psicoterapia.

A escolha do assunto é apresentada ao psicoterapeuta pelo paciente, na sua atividade principal. O paciente fala de um assunto sobre o qual está a tentar criar um sentido. Isto ajuda o psicoterapeuta a identificar zonas de próximo desenvolvimento e encontrar um caminho para trabalhar com o seu paciente.

Tal como no desenvolvimento, os conceitos espontâneos necessitam de um sistema que lhes permita tornarem-se conscientes e se transformarem em conceitos científicos (ou artificiais), o trabalho psicoterapêutico permite criar esse sistema. E este sistema é o que é novo neste processo de construção da mente. Como sabem, o significado de uma palavra é uma generalização que separa o significado da palavra em si. O mesmo acontece com o sentido. E o sentido com muito maior independência da palavra, como apresentado por Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O significado, enquanto forma dinâmica, é o instrumento para o trabalho do psicoterapeuta. A linguagem não é um produto acabado do pensamento. Quando é transformado em linguagem, o pensamento é reestruturado e altera-se. É isto que valida a psicoterapia.

Como escreveu Luria (1981), “uma palavra pode ser utilizada para se referir a objetos e para identificar propriedades, ações e relações. As palavras organizam as coisas em sistemas. Ou seja, as palavras codificam a nossa experiência”. (Luria 1981, apud Robbins, 2003, p.126).

Claro que nós temos diferentes tipos de trabalho com diferentes grupos de pacientes. Até porque diferentes grupos têm diferentes usos da palavra, do significado e do sentido e, diferentes histórias, que produzem diferentes culturas. Nós podemos reconhecer um enorme trabalho utilização de signos na psicose, particularmente signos das próprias emoções: de construção de significados na psicopatia, particularmente sobre os outros, e de sentidos na neurose, particularmente sobre eventos da própria vida, mas a atitude é semelhante em ambos os grupos.

Para a compreensão do processo psicoterapêutico, é muito útil à distinção entre monólogo e diálogo, ou seja, no monólogo, a proximidade com o discurso interno permite um discurso predicativo com uma forte diferença entre a representação absoluta na linguagem interna e a representação parcial na linguagem falada. O diálogo com o psicoterapeuta requer uma representação absoluta na linguagem falada, que promove os conceitos na consciência, o processo de re-significação e a criação de sentido. Como escreveu Vygotsky (1934), “da linguagem interna para a linguagem externa ocorre uma transformação dinâmica complexa – uma transformação de uma linguagem predicativa e idiomática para uma linguagem sintaticamente decomposta, compreensível para todos” (p. 474). É isto que ocorre na psicoterapia, e o que é suposto e proposto que seja produzido na psicoterapia.

Com este trabalho, o psicoterapeuta sócio-histórico aguarda por uma mudança na atitude do seu paciente para consigo próprio e para com o mundo que o rodeia, no pressuposto de B. V. Zeigarkik (1976) de que um método que metaboliza a atividade cognitiva produz uma atualização dos componentes pessoais (motivações e atitudes) (p. 32). As atitudes da pessoa estão em relação com sua estrutura de personalidade, as suas necessidades e as suas particularidades emocionais e a sua vontade / volição.

As diferentes estruturas de personalidade (psicopatologias) são vistas pelo psicoterapeuta como diferentes idades psicológicas. Como G. V. Burmenskaia (1997) escreveu, citado por Robbins (2003): “Vygotsky definiu idade psicológica como ‘cada tipo de estruturas de personalidade e atividade,’ com mudanças psíquicas e sociais que inicialmente surgiram num dado estádio de idade psicológica e que determinam a consciência da criança, as suas atitudes perante o meio exterior, a sua vida interior e exterior, e todo o conteúdo do seu desenvolvimento num dado período” (Burmenskaia, 1997, apud Robbins, 2003, p. 38).

Assim, o setting psicoterapêutico pode ser visto como “um local mágico onde as mentes se encontram, onde as coisas não são os mesmos para todos os que as vêem, onde os significados são fluidos, e onde a construção de um indivíduo pode preencher a de outro. Imaginem, duas pessoas cujas atividades são mutuamente contingentes, seguindo ritmos, rotinas e iniciativas relativamente simples...”. (Newman, Griffin e Cole, 1989, apud Robbins, 2003, p 234).

Para poder fazer o seu trabalho, o psicoterapeuta dispõe de algumas técnicas. Os propósitos de melhorar o aspecto relacional (social) e promover a atividade verbal do paciente sobre o “objekt” (ou instrumento) que aqui significa coisas, pessoas e eventos, eventos da vida do paciente e, baseia-se na função de mediação que os caracteriza. Então, eles podem, numa perspectiva psicológica, ser incluído na mesma categoria.

Nós agrupamos estas técnicas em dois grupos. Um grupo de “Técnicas Gerais”, que estabelecem uma certa atitude relacional (social) entre o psicoterapeuta e o paciente, e devem estar presentes em todos os momentos da psicoterapia; e “Técnicas Específicas”, que são selecionadas pelo psicoterapeuta de acordo com o que está a acontecer em cada momento (aqui e agora) da psicoterapia.

As Técnicas Gerais são: Intercurso Mutuamente Contingente, um padrão de interação social, como estudado por Rita Leal (1975); Compreensão Empática, que assumindo a “eigenwelt” do paciente reconhece a subjetividade e Pôr Verbo.

As Técnicas Específicas são: Repetição, com a intenção de produzir uma maior verbalização da parte do paciente, Marcação, com o objetivo de “apoiar” o diálogo, mas sem o interromper; Focagem, para aumentar a ansiedade, promovendo maior atividade; Generalização, para reduzir a ansiedade; Eco Emocional, ou seja, dar nome às emoções do paciente; e Re-expressão, ou seja, descrever eventos de uma forma racional e objetiva.

Nos últimos 10 anos, um grupo de psicólogos clínicos e psicoterapeutas em Portugal e nos últimos 3 (três) anos também no Brasil, um grupo interessado na abordagem sócio-histórica através dos trabalhos de Lev Vygotsky, Alexander Luria, Alexis Leontiev e dos seus colegas, tem tentado modificar a sua prática numa nova prática.

Este grupo, heterogêneo no início, porque provinham de diferentes escolas – psicanálise, terapia cognitivo-comportamental, terapia sistêmica, fenomenologia, etc. – criou um grupo em volta da teoria e prática de Rita Leal, o modelo de Relação Mutuamente Contingente, que lhes forneceu uma boa base clínica para a abordagem sócio-histórica.

Relacionando a teoria com a sua prática clínica em nível das psicoses, neuroses, psicopatias e depressões, o seu trabalho tornou-se uma escola, o IPAF – Instituto de Psicologia Aplicada e Formação, com largas centenas de psicoterapeutas, em Lisboa, São Paulo, Madrid e Moscou; um congresso anual e uma revista científica, o “Jornal de Psicologia Clínica”.Esperamos encontrar outros colegas da abordagem sócio-histórica que trabalhem na psicoterapia com adultos e partilhar com eles o nosso trabalho. Eternamente, temos uma forte gratidão por Rita Mendes Leal, de Lisboa, Elena Kravtova, Gita Vigodskaia, Janna Glozmann, Tatiana Akhutina, da Rússia, Dorothy Robbins, dos EUA, Bella Kotik, de Israel, Serena Vagetti, da Itália e muitos outros amigos que muitos nos têm ajudado a melhorar o nosso trabalho.

Gostaria de concluir com pensamentos de Rita Leal e palavras de Vygotsky em sua honra à criança bem como ao adulto, enfatizando que o problema é integrar a experiência emocional de perdas primários e ganhos diretamente na linguagem falada e, “A consciência é refletida na palavra tal como o sol se reflete numa gota de água. A palavra está para a consciência assim como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo está para o cosmos. A palavra é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmos da consciência “humana”. (Vygotsky 1934, p. 486).

 

Referências bibliográficas

• Bakhtine, M. (1977) Le marxisme et la philosophie du langage. Paris : Les editions de minuit.        [ Links ]

• Elkhonin (19) Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes.        [ Links ]

• Glozman, J. (2004) Communication disorders and personality. New York: Kluwer Academic.        [ Links ]

• Leal, R. (1975) An inquiry into socialization processes in the young child. Lisboa.        [ Links ]

• Leal, R. (1993) Psychotherapy as mutually contingent intercourse. Lisboa: APPORT.        [ Links ]

• Leal, R. (1997) O processo de hominização. Lisboa: ESEIMU.        [ Links ]

• Leal, R. (1999) A Psicoterapia como aprendizagem: processo dinâmico de transformações. Lisboa: Fim de século.        [ Links ]

• Leontiev, A. (1972) O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário.        [ Links ]

• Luria. A. (1976) Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone.        [ Links ]

• Newman, F. and Holzman, L. (2002) Lev Vygotsky – cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola.        [ Links ]

• Quintino-Aires, J. (2001) "Contingent analysis as a paradigm of the human relationships". In Jornal de Psicologia Clínica, vol. I, nº 2.        [ Links ]

• Quintino-Aires, J. (2003) “Znatcheinie kul´turno-istoritcheiskói teorii dejatel’nosti dlja portugal´skói psikhologii” (contribuição da teoria cultural – histórica e da actividade na psicologia portuguesa). Konferentsíi Teorija dejatel’nosti: fundamental’naja nauka i sotsial’naja praktika. Moskovskíi gosudarstvenn’í univercitét. Moscovo, 29 Maio de 2003.        [ Links ]

• Robbins, D. (2000) Vygotsky’s Psychology-Philosophy. Plenum Publishers, New York.        [ Links ]

• Robbins, D. (2003) Vygotsky’s and A.A. Leontiev’s Semiotics and Psycholinguistics. Praeger, Westport.        [ Links ]

• Vigotski, L. (1934) Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.        [ Links ]

• Vigotski (1930) Sobre os sistemas psicológicos. In Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes.        [ Links ]

• Vygotsky, L. and Luria, A. (1996) Estudos sobre a história do comportamento. Porto Alegre: Artes Médicas.        [ Links ]

• Zeigarnik, B. (1976) Psicopatología. Madrid: Akal.        [ Links ]

 

 

*Professor em Educação e em Psicologia na Universidade Nova de Lisboa

Creative Commons License