SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Além dos muros e dentro da tela: o discurso psi, a mídia e o cotidianoEstágios de Núcleo Básico na formação do psicólogo experiências de desafios e conquistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  n.5 México fev. 2006

 

PSICOLOGÍA DEL TRABAJO Y LA EMPRESA

 

 

Uma análise dos tipos de comprometimento organizacional de trabalhadores de cinco setores de atividades econômicas

 

 

Iani Dias Lauer-Leite

Faculdade Adventista de Administração/Universidade Federal do Pará (Brasil)

 

 


RESUMO

Estudos recentes sobre o Comprometimento mostraram uma estrutura que abarca mais dimensões que as propostas por Meyer e Allen, precursores dos estudos sobre o tema. O objetivo deste estudo foi verificar diferenças nos tipos de Comprometimento de trabalhadores de cinco segmentos de mercado. Foi utilizada uma escala já validada composta pelos tipos Afetivo, Afetivo/Normativo, Afiliativo, Instrumental e Ausência Psicológica. A amostra constituiu-se por 521 sujeitos, trabalhadores do serviço público, comércio, 3º setor, indústria e educação, com idades entre 16 e 73 anos. O tipo de Comprometimento predominante foi o Afetivo (M=4,01), seguido pelo Afiliativo (M=3,84), Afetivo/Normativo (M=3,42), Instrumental (M=2,42) e Ausência Psicológica (M=2,41). Mediante a técnica ANOVA foram verificadas diferenças significativas entre os grupos, o que permitiu conhecer melhor cada um dos segmentos pesquisados. O conhecimento gerado poderá ser usado no delineamento de estratégias mais eficazes de integração entre objetivos pessoais dos trabalhadores e objetivos organizacionais.

Palavras-chave: Comprometimento Organizacional, Trabalhadores, Setores da economia.


RESUMEN

Estudios recientes sobre el compromiso organizacional muestran una estructura que abarca mas dimensiones que las propuestas por Meyer y Allen, precursoras de los estudios sobre el tema. El objetivo de este estudio fue verificar diferencias en los tipos de compromisos de los trabajadores en cinco segmentos del mercado. Fue utilizada una escala compuesta por los tipos Afectivos, Afectivo/Normativo, Afiliativo, Instrumental y Ausencia Psicológica. La muestra se constituyo por 521 trabajadores del servicio público, comercio, 3º sector, industria y educación, con edades entre 16 y 73 años. El tipo de comportamiento predominante fue el Afectivo (M=4,01), seguido por el Afiliativo (M=3,84), Afectivo/Normativo (M=3,42), Instrumental (M=2,42) y Ausencia Psicológica (M=2,41). Fueron verificadas diferencias significativas entre los grupos, lo que permitió conocer mejor cada uno de los segmentos investigados. El conocimiento generado podrá ser usado en el delineamento de estrategias mas eficaces de integración entre objetivos de los trabajadores y objetivos organizacionales.

Palabras clave: Compromiso organizacional, Trabajadores, Segmentos del mercado.


ABSTRACT

Recent studies about organizational commitment. found a structure that embraces more dimensions than the proposals for Meyer and Allen, precursors of Organizational commitment’researchs. The purpouse of this research was to verify differences in the types of commitment between worker’s of five market place’ segments in Brazil. The scale was composed by the types: Affective, Affective/normative, Afiliation, Instrumental and Psychological Absence. The sample was constituted by 521 workers of the public service, trade, philanthropic companies, industry and schools, with ages between 16 and 73 years.. THE type of predominant compromising was the Affective (M=4,01), following for Afiliation (M=3,84), Affective/normative (M=3,42), Instrumental (M=2,42) and Psychological Absence (M=2,41). Significant differences were verified among the groups. The generated knowledge can be used in creation of more effective strategies of integration between the workers' personal objectives and organizational objectives.

Keywords: Organizational Commitment, Workers, Market place.


 

 

Os estudos sobre Comprometimento Organizacional têm se multiplicado nos últimos anos. No Brasil observa-se um aumento significativo de pesquisas dedicadas ao tema. Essas pesquisas têm abarcado trabalhadores de diferentes profissões e setores da economia, numa tentativa de buscar entender a natureza do vínculo entre o trabalhador e a Organização na qual trabalha. Alguns trabalhos recentes foram realizados no Brasil no setor educacional (Lauer & Lellis, 2005), rural (Bastos & Costa, 2005), tecnológico (Scheible & Bastos,2005), dentre outros. Digno de nota também são os estudos que focam o vínculo do trabalhador com a carreira, com o sindicato e com o próprio trabalho, iniciados no Brasil por Bastos (1994).

O estudo do Comprometimento Organizacional em setores específicos da Economia vem tornando-se uma tendência. Estes estudos buscam compreender as peculiaridades das organizações e dos trabalhadores de determinado setor ou segmento, de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias que propiciem maior congruência entre objetivos organizacionais e pessoais dos trabalhadores. Como exemplo, um estudo de Bastos e Costa (2005) verificou os múltiplos comprometimentos de trabalhadores rurais no Vale do São Francisco, abarcando 919 trabalhadores de 32 organizações agro-industriais.

Nesse contexto, esta pesquisa objetivou verificar os tipos de Comprometimento de trabalhadores de cinco setores ou segmentos econômicos do Recôncavo Baiano, representado neste estudo por 5 cidades., de um total de 33 municípios que compõem esta região.

O Recôncavo Baiano é uma região com áreas diversificadas no que tange à Economia, indo desde a produção de fumo e plantações de cana-de-açúcar a indústrias de papel e papelão. Contudo, é consenso até mesmo em documentos governamentais, que o Recôncavo sofre uma elevada taxa de desemprego e sub-ocupação, resultado de grave crise econômica, após a qual, a região ficou estagnada.(Santos, 2004). Observam-se apenas pequenos comércios e algumas indústrias. Poder-se-ia dizer que o Recôncavo quase parou no tempo. No entanto, em anos recentes há uma crescente preocupação por parte de diversos setores da sociedade, em estudar formas de revitalizar a produção, indústria e comércio nesta região.

O estudo das Organizações que sobrevivem no Recôncavo pode fornecer informações valiosas quanto ao papel que estas cumprem, a influência da crise econômica e posterior estagnação sobre os trabalhadores destas, e quais perspectivas trabalhadores e empregadores têm quanto ao futuro. A análise de aspectos do comportamento organizacional também é importante, uma vez que é produto da cultura, valores e políticas organizacionais, que redundam no tipo de vínculo do trabalhador com a Organização que, em última análise, influem sobre a produtividade e lucro das Organizações.

 

Modelos teóricos de Comprometimento

O Comprometimento Organizacional advém da categoria “contrato psicológico” celebrado entre organização e empregados. Contrato psicológico é o contrato implícito, não formal, que ocorre segundo a percepção do empregado, entre a organização e o funcionário, referente às promessas de direitos e obrigações de cada uma das partes (Siqueira, 2004). Os estudos em Comprometimento analisam tanto o foco do Comprometimento – que pode ser com a carreira, com a Organização, com o próprio, trabalho, com o sindicato (Bastos, 1994) – e a natureza do vínculo com a Organização. As pesquisas com foco no Comprometimento com a Organização têm usado o modelo clássico proposto por Meyer e Allen (1979) que apresenta as dimensões Afetiva, Normativa e Instrumental como componentes do construto Comprometimento Organizacional.

Dois estudos recentes propuseram duas novas dimensões não contempladas no modelo de Meyer e Allen (1979). Um destes estudos foi realizado por Rego (2003) com uma primeira amostra de 204 docentes e uma segunda amostra de 214 docentes. Com base nas análises fatoriais realizadas o autor propôs estruturas com 4, 5 e 6 fatores, todos com alphas acima de 0,70. O modelo de 6 fatores apresentou 02 fatores Afetivos, 1 fator Normativo, 2 fatores Instrumentais e 1 fator denominado de Ausência Psicológica. Este fator é caracterizado, segundo Rego por “alguma aversão à organização, uma espécie de anti-Comprometimento ” (p.29). Até esta pesquisa, estudava-se apenas os vínculos de Comprometimento, sem levar em conta esta dimensão, que se refere à ausência de Comprometimento.

Um outro estudo (Medeiros, Albuquerque, Siqueira & Marques,2003) foi realizado com uma amostra de 295 sujeitos, vendedores de shopping centers, no Brasil. Este estudo utilizou um instrumento com 30 itens. Após análise fatorial a estrutura apresentada mostrou 07 fatores: um fator Afetivo, 03 fatores Instrumentais, 02 fatores Normativos e 01 fator Afiliativo. Os fatores Afetivo, Normativo e Instrumental foram detalhamentos dos fatores propostos anteriormente por Meyer e Allen (1979). Além deste detalhamento maior dos fatores já conhecidos, o estudo apresentou uma outra dimensão, chamada de Afiliativa. Este fator ou dimensão sugere que o Comprometimento é resultante das interações sociais que acontecem na organização, do fazer parte do grupo. Antes deste estudo, apenas Goudner (1960) havia identificado uma dimensão, em suas pesquisas, que dava a idéia de integração, o que se aproxima do fator proposto por Medeiros e cols. (2003).

Para este estudo, optou-se por usar uma escala validada em 2005 (Lauer-Leite, 2005), denominada de Escala do Comprometimento Organizacional Integrada, que abarca os fatores de Meyer e Allen e também os novos fatores propostos por Rego (2003) e Medeiros e cols. (2003). A escala foi composta por 24 itens e aplicada a uma amostra de 499 trabalhadores exercendo diversas profissões. Mediante análise fatorial obtiveram-se 5 fatores: Afetivo (ligação Afetiva, objetivos comuns entre sujeito e organização ⊄=0,70), Afetivo/Normativo (desejo de permanecer e sentimento de lealdade para com a organizsação ⊄=0,73), Instrumental (ausência de alternativas, sacrifícios pessoais com a saída da empresa ⊄=0,64), Afiliativo (sentimento de fazer parte do grupo ⊄=0,74) e Ausência Psicológica (desComprometimento , ⊄=0,74).

 

O Comprometimento Organizacional de trabalhadores brasileiros de diferentes setores

Em anos recentes o Comprometimento vêm sendo alvo de inúmeras pesquisas, em diferentes setores da Economia. Estes estudos têm em comum o fato de usarem o modelo clássico de Comprometimento, proposto por Meyer e Allen (1979).

Como exemplo, Dias e Marques (2002) realizaram um estudo com179 trabalhadores - gerentes, analistas e supervisores - de uma empresa do setor denominado por eles de Metal-Mecânico. O foco foi o Comprometimento com a Organização e a Carreira e a vinculação de natureza Afetiva, Normativa e Instrumental. O instrumento usado para verificar o Comprometimento com a organização e com a carreira foi o modelo de Bastos (1994), adaptado com base nos trabalhos de Mowday, Steers e Porter (1979) e Blau (1985). Para identificar a natureza do vínculo, usou-se o modelo de Medeiros (1997) e Bandeira, Marques e Veiga (1999). Os resultados mostraram predominância do Comprometimento Afetivo com a Organização. Além disso, o grupo dos supervisores estava comprometido apenas com a Organização, enquanto os grupos de gerentes e analistas estavam comprometidos com a Organização e a Carreira.

Resultados semelhantes foram encontrados por Cruz (2002) em estudo realizado com profissionais do setor de Construção Civil. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 76 engenheiros e 6 arquitetos e o modelo utilizado foi o de Siqueira (1995) com três componentes: Afetivo, Normativo e Instrumental. Os sujeitos apresentaram Comprometimento de natureza Afetiva com a Organização.

A tabela a seguir sintetiza pesquisas sobre Comprometimento apresentadas nos anais do ENANPAD nos anos de 2002, 2003, e 2004. No total foram realizadas 19 pesquisas. Algumas não estão representadas no quadro por não relatarem o tipo de dimensão usada para o Comprometimento (Azevedo & Dias, 2002), ou por trabalharem o Comprometimento em relação a outros fatores, como Comprometimento com a carreira, sindicato ou trabalho (Borges, Lima, Vilela & Morais, 2002), com o meio-ambiente (Backes, Lemos & Eick,2004) ou cliente-marca (Prado & Santos,2003).

Tabela 1–Trabalhos sobre Comprometimento Organizacional apresentados no ENANPAD

Observa-se que, à exceção dos estudos de Medeiros e cols. (2003, 2004) os demais estudos optaram por mensurar o Comprometimento Organizacional usando as dimensões de Meyer e Allen (1979). Além disso, não constaram trabalhos que verificassem o Comprometimento em diferentes setores da economia de forma conjunta.

Método

O tópico Método está dividido em descrição da amostra, procedimento, análise dos dados e resultados e discussão e por fim, as conclusões.

Amostra

A amostra foi constituída por 521 sujeitos, trabalhadores do serviço público (5,2%), comércio (50,5%), 3º setor (10,2%), indústria (19,8%) e educação (14,4%) da região do Recôncavo, na Bahia, com idades entre 16 e 73 anos e renda média de R$ 754,00. Do total de sujeitos, 58% apresentaram escolaridade até o nível médio e 20,2% do nível superior incompleto em diante.

Procedimento

Os sujeitos foram convidados a preencher os instrumentos de pesquisa no próprio local de trabalho. Em alguns casos, houve a necessidade de os sujeitos levarem os questionários para preencher em casa e trazerem no dia seguinte, o que aconteceu na maioria dos casos.

Análise dos dados

Os dados foram analisados mediante o programa SPPS for Windows, versão 11.0. Foram realizadas análise descritiva e Análises univariadas para verificação de diferenças entre grupos.

Resultados e Discussão

O tipo de Comprometimento predominante foi o Afetivo (M=4,01), demonstrando que os trabalhadores dos diferentes segmentos pesquisados estão na Organização na qual trabalham porque desejam. A segunda média mais alta foi para o tipo Afiliativo (M=3,84), o que denota que os sujeitos desta amostra estabelecem relações sociais importantes na Organização, o que contribui para que desejem permanecer na mesma. O tipo Afetivo/Normativo (M=3,42), foi o terceiro mais priorizado, indicando que estes trabalhadores permanecem na Organização porque tem um sentimento de lealdade a ela. Os tipos com médias mais baixas foram os tipos Instrumental (M=2,42) e Ausência Psicológica (M=2,41). No quadro a seguir é possível observar em ordem decrescente, as médias obtidas pela amostra em cada tipo.

Figura 1 – Médias dos tipos de Comprometimento

As médias por setor encontram-se na tabela 2. Mediante a técnica ANOVA observaram-se diferenças significativas (p<0,01 e p<0,05) entre os trabalhadores dos diferentes segmentos de mercado pesquisados. As diferenças entre setores serão analisadas a seguir, tendo como foco cada dimensão do Comprometimento.

Na dimensão Afetiva as menores médias verificaram-se para o setor Comércio (M=3,79), havendo diferenças significativas em relação ao setor Público (M=4,56), 3º Setor (M=4,31) e Indústria (M=4,20). A diversidade de contratos e condições de trabalho no Comércio podem ser uma causa para médias menores, em relação aos outros setores. Além disso, há de se levar em consideração que o turnover costuma ser maior no comércio, apesar de esse dado não ter sido coletado. Contudo, em outras pesquisas sobre Comprometimento, verificou-se uma estreita correlação entre tempo de serviço e o Comprometimento de natureza Afetiva com a Organização (Tamayo, Souza, Vilar, Ramos, Albernaz & Ferreira, 2001). Segundo Tamayo e cols. (2001) isso se dá possivelmente devido a fatores como o tempo de trabalho investido na empresa, o conhecimento aprofundado da mesma e os vínculos sociais desenvolvidos na Organização.

Os resultados obtidos na dimensão Afetiva coadunam-se com as médias verificadas na dimensão seguinte, Afetiva/Normativa. Essa dimensão postula que o sujeito permanece na Organização porque está vinculado Afetivamente, sentindo lealdade pela empresa.

Também nesta dimensão, o setor Comércio apresentou a menor média (M=3,23), contrastando com o Setor Público (M=3,57), Indústria (M=3,50), 3º Setor (M=3,87) e Educação (M=3,59).

Na dimensão Afiliativa houve diferença significativa apenas entre o 3º Setor (M=4,18) e o Comércio (M=3,72). A média mais alta na dimensão Afiliativa pode ser explicada pela própria natureza do trabalho que se desenvolve no 3º setor, geralmente voltada para atender necessidades de seres humanos ou seres participantes do meio ambiente. É provável que devido a esta natureza tão singular, os laços Afetivos entre membros da Organização sejam estimulados.

Os setores Comércio e Indústria apresentaram as maiores médias na dimensão Instrumental (M=2,63 e M=2,57, respectivamente), havendo diferenças significativas entre Comércio (M=2,63) e os setores 3º Setor (M=2,11) e Educação(M=1,85). Houve diferenças significativas também entre Indústria (M=2,57) e Educação (M=1,85). Os resultados nas análises para a dimensão Ausência Psicológica apresentaram as mesmas diferenças, ou seja, entre os mesmos grupos. Observa-se então um padrão invertido nas diferenças encontradas. Comércio e Indústria apresentaram médias altas nas dimensões Instrumental e Ausência Psicológica, demonstrando que os trabalhadores destes setores permanecem na Organização na qual trabalham por necessidade e falta de opção. Por outro lado, nota-se que nos demais setores, as médias para as dimensões Afetiva, Afetiva/Normativa e Afiliativa são maiores, denotando um padrão invertido ao padrão apresentado pelos setores Comércio e Indústria.

 

Conclusão

Este estudo teve como objetivo verificar os tipos de Comprometimento entre 5 setores da economia e também verificar diferenças nos tipos entre os setores pesquisados. Verificou-se que o Comprometimento de natureza Afetiva predominou em todos os setores, demonstrando que os trabalhadores pesquisados, de forma geral, permanecem na Organização à qual pertencem porque desejam permanecer. Contudo, verificaram-se algumas diferenças reveladoras nas análises entre grupos.

Os trabalhadores da indústria e do comércio apresentaram maiores médias nos tipos Ausência Psicológica e Instrumental e menores médias nos tipos Afetivo e Afetivo/Normativo, em comparação com os demais grupos. Nos tipos Afetivo e Afetivo/Normativo, os trabalhadores do serviço público e do 3º setor apresentaram maiores médias. No fator Afiliativo verificou-se diferenças significativas entre o comércio e o 3º setor, este último apresentando a maior média entre os grupos pesquisados. Observou-se assim, um padrão invertido de tipos de Comprometimento , que agrupou os setores em dois subgrupos: O subgrupo 1 abarcou os setores Serviço Público, Educação e 3º Setor. Este Subgrupo alcançou as maiores médias nas dimensões Afetiva, Afetiva/Normativa e Afiliativa. O subrupo 2 foi composto pelos setores Comércio e Indústria e apresentou médias maiores nas dimensões Instrumental e Ausência Psicológica e, consequentemente, menores médias nas dimensões Afetiva, Afetiva/Normativa e Afiliativa.

São necessários mais estudos para compreender, dentre outras, quais as similaridades e diferenças entre os subgrupos encontrados. Segundo Siqueira (2004) o Comprometimento Afetivo é obtido quando os funcionários sentem que são tratados com justiça e que a Organização preocupa-se com o seu bem-estar. São necessárias mais pesquisas dos setores pesquisados envolvendo variáveis como percepção de justiça e percepção de suporte dos empregados, de modo que se possa ter um quadro mais amplo da causa das diferenças relatadas. Além disso, é preciso verificar as relações existentes entre as dimensões Afetiva, Afetiva/Normativa e Afiliativa e as dimensões Instrumental e Ausência Psicológica.

O estudo realizado contribuiu ao mostrar o tipo de Comprometimento predominante nos setores pesquisados e as diferenças entre grupos, nas dimensões do Comprometimento. Esse conhecimento poderá ser usado como base para pesquisas posteriores, que aprofundem o conhecimento destes segmentos, visando a proposição de estratégias eficazes para aumentar o Comprometimento de natureza Afetiva dos trabalhadores para com a Organização.

 

Referências bibliográficas

Abreu, Y. I. F.,Menergon, L. F., Miyazaki, M. (2003) “O Comprometimento e seu uso como instrumento de controle e de retenção de talentos: uma leitura crítica” Artigo completo apresentado no XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Atibaia, São Paulo.        [ Links ]

Azevedo, S. D., Dias, S. M. R. C. (2002) “Mentoria e Comprometimento Organizacional: O caso das Secretárias Executivas da Universidade Federal de Pernambuco” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.         [ Links ]

Backes, B., I., Lemos, A. D. C., Eik, C. L. (2004) “O Comprometimento com o Meio Ambiente: Um Estudo nas Empresas da Região do Vale do Rio Pardo – RS” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Bandeira, M.L.(1999) "Investigando o impacto das políticas de recursos humanos no Comprometimento Organizacional em uma empresa de serviços do setor público". Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG,Belo Horizonte.        [ Links ]

Bandeira, M.L., Marques A.L. e Veiga, R.T.(1999) "Validando um instrumento de medidas de Comprometimento : uma proposta empreendedora voltada para as dimensões acadêmica e empresarial". Encontro Anual da ANPAD, Foz do Iguaçu.        [ Links ]

Bastos, A. V. B.(1994) "Comprometimento no trabalho: a estrutura dos vínculos do trabalhador com a organização, a carreira e o sindicato". Tese de Doutorado não publicada.Departamento de Psicologia. Brasília, Universidade de Brasília, UNB.        [ Links ]

Bastos, A.V.B, Costa, F.M. (2005) “Múltiplos Comprometimentos no Trabalho” IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Salvador. Trabalho acessado em www.conpsi.psc.br, em 09 de junho de 2005.        [ Links ]

BLAU, G.J. (1989) "Testing the generalizability of a career commitment mesure and its impact on employee turnover". Journal of Vocational Psychology, v.35, p.88-103, 1989.        [ Links ]

Borges, L. O., Lima, A. M. S.,Vilela, E. C., Morais, S. S. G. (2002)”Os Funcionários Não Estão comprometidos?” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Colossi, N. (2004) ‘Comprometimento Organizacional: O caso dos Professores Substitutos da Universidade Federal do Amazonas” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Costa, F.M., Bastos, A., V., B., (2005) “Natureza do contrato de trabalho e Comprometimento entre trabalhadores de organizações agrícolas”. IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Salvador. Trabalho acessado em www.conpsi.psc.br, em 09 de junho de 2005.        [ Links ]

Cruz, M. de M. (2002) “Análise de Três Estilos de Comprometimento Organizacional em uma Empresa do Setor de Construção Civil” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Dias, D. S. D, Marques, A. L. (2002).”Múltiplos Comprometimentos: Um Estudo com Profissionais e Gerentes de uma Grande Empresa do Setor Metal-Mecânico”. Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Filenga, D. (2003).”O Impacto de Percepções de Justiça em três Bases de Comprometimento Organizacional” Artigo completo apresentado no XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Atibaia, São Paulo.        [ Links ]

Fonseca, C. A. M.,Bastos, A. V. B. (2002) “Criatividade e Comprometimento Organizacional: suas relações com a percepção de desempenho no trabalho”. Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Fossá, M. I., Sartoretto, P. M. (2002) “Responsabilidade Social Empresarial e Comprometimento Organizacional: Uma Relação Possível?” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Goudner, H.(1960) ."Dimensions of organizational commitment". Administrative Science Quaterly 4: 468-490.        [ Links ]

Lauer-Leite, I.D., Lellis, I.L. (2005) "Indicadores do comportamento organizacional de professores da Associação Baixo-Amazonas". Relatório Técnico.Belém, Pará.        [ Links ]

Lauer-Leite (2005) Uma proposta de integração entre dois modelos de estrutura do comprometimento organizacional. 30º Congresso Interamericano de Psicologia. Buenos Aires, Argentina.        [ Links ]

Medeiros, C.A.F.(1997) "Comprometimento Organizacional, características pessoais e performance no trabalho: um estudo dos padrões de Comprometimento Organizacional". Dissertação de Mestrado. Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFBA, Natal.        [ Links ]

Medeiros, C. A. F., Albuquerque, L. G., Siqueira, M., Marques, G. M. (2002) “Comprometimento Organizacional: o estado da arte da pesquisa no Brasil” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Medeiros, C. A. F., Albuquerque, L. G., Siqueira, M., Marques, G. M. (2003) Comprometimento rganizacional: Um Estudo Exploratório de Seus Múltiplos Componentes” Artigo completo apresentado no XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Atibaia, São Paulo.        [ Links ]

Medeiros, C. A. F., Albuquerque, L. G., Siqueira, M., Marques, G. M. (2004) “Comprometimento e Desempenho Organizacional: um Estudo da Estrutura de Relacionamentos dos Componentes do Comprometimento com o Desempenho das Empresas Hoteleiras” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Mowday, R. T., Steers, R. M. e Porter, L. W.(1979) "The measurement of organizational commitment". Journal of Vocational Behavior. n.14, p.224-247.        [ Links ]

Parolin, S. R. H., Albuquerque, L, G. (2004) “A criatividade, a inovação e a competência dos gestores: suas relações com o Comprometimento Organizacional” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Prado, P. H. M., Santos, R. C. (2003) “Comprometimento e lealdade: dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito?” Artigo completo apresentado no XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Atibaia, São Paulo.        [ Links ]

Rego, A. Souto, R. (2002) “Comprometimento Organizacional - um estudo luso-brasileiro sobre a importância da justiça” Artigo completo apresentado no XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Rego, A., Souto, S. (2003) ‘Climas organizacionais autentizóticos fomentando o Comprometimento Organizacional: um estudo luso-brasileiro” Artigo completo apresentado no XXVII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Atibaia, São Paulo.        [ Links ]

Rego, A. (2003). "Comprometimento Organizacional e Ausência Psicológica - afinal quantas dimensões?" RAE 27: 25 - 35.        [ Links ]

Santos, C.C.M.(2004) "O Recôncavo baiano: Uma síntese da formação histórica regional". Em: Estudo das Potencialidades Empreendedoras de Renda e Trabalho no Recôncavo Delimitado. Relatório técnico.Cachoeira, Bahia.        [ Links ]

Scheible, A.C. , Bastos, A.V.B. (2005) “Padrões de Comprometimento em ambientes de desenvolvimento de software: um estudo de caso” IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, Salvador.Trabalho acessado em www.conpsi.psc.br, em 09 de junho de 2005.        [ Links ]

Siqueira, M.M.M. (1995) "Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: análise de um modelo pós-cognitivo". Tese de Doutorado.        [ Links ]

Siqueira, M. (2004). "Comportamento Organizacional: Articulando ciência e profissão". Conferência apresentada no I Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Salvador, Bahia.        [ Links ]

Souki, G.Q., Pereira, C. A. (2004) “Satisfação, Motivação e Comprometimento de Estudantes de Administração:Um Estudo Com Base nos Atributos de uma Instituição de Ensino Superior” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Tamayo, Á., M. G. S. Souza,Vilar, L. S., Ramos, J.L., Albernaz, J.V., Ferreira, N.P. (2001) "Prioridades axiológicas e Comprometimento Organizacional". Psicologia: Teoria e Pesquisa 17(1), 2001.        [ Links ]

Wanke, P. (2004) “Comprometimento e Flexibilidade Estratégica em Logística: Estudo de Casos no Setor de Lubrificantes” Artigo completo apresentado no XXVIII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, Paraná.        [ Links ]

Creative Commons License