SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6A psicologia sócio-histórica na formação de psicoterapeutas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  n.6 México mayo 2006

 

NINÕS Y JÓVENES DEL SIGLO XXI

 

É contigo mesmo: programa de rádio para adolescentes

 

 

Maria Elisa Fontana Carpena

Universidade de Caxias do Sul - Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMEN

Se entiende que el periodo de la adolescencia, en nuestra sociedad está envuelto en un aura que lo caracteriza como problemático, habiendo dificultad en la lectura de esta fase como extremamente productiva y que exige una mirada más positiva por parte de todos. Un programa de radio para el público adolescente abre la posibilidad de un diálogo franco y abierto com todos los interesados, facilitando la vicencia de esta etapa de desarrollo, a través de la socialización de informaciones que vengan a contribuir, preventivamente, en cuestiones relevantes, comúnmente vivenciadas por esa población específica. Fue partiendo de esta premisa que surgió el “É Contigo Mesmo”, un programa de radio que va al aire semanalmente, por la radio Universidade de Caxias do Sul, teniendo como objetivo general crear un canal de comunicación donde el adolescente pueda encontrar apoyo con sus dudas y donde esa etapa del desarrollo pueda ser revisada por la comunidad en general, pasando a comprender mejor el lugar del adolescente en la sociedad.

Palabras clave: Adolescente, Midia, Sociedad.


RESUMO

Entende-se que o período da adolescência, em nossa sociedade, é envolto em uma aura que o caracteriza como problemático, havendo dificuldades na leitura desta fase como extremamente produtiva e que exige um olhar mais positivo por parte de todos. Um programa de rádio voltado para o público adolescente, abre a possibilidade de um diálogo franco e aberto com todos os interessados, facilitando a vivência desta etapa de desenvolvimento, através da socialização de informações que venham a contribuir, preventivamente, em questões relevantes, comumente vivenciadas por essa população específica. Foi partindo desta premissa que surgiu o É Contigo Mesmo, um Programa de rádio que vai ao ar semanalmente, pela rádio Universidade, de Caxias do Sul, tendo como objetivo geral criar um canal de comunicação onde o adolescente possa encontrar apoio em suas dúvidas e onde essa etapa do desenvolvimento possa ser revista pela comunidade em geral, passando a compreender melhor o lugar do adolescente na sociedade.

Palavras-chave: Adolescência, Mídia, Sociedade.


ABSTRACT

It's understood that the adolescent period, in our society, is surrounded by an aura that characterizes it a problematic. Therefore, trere are difficulties understanding this phase as an extremely productive one and seeks a mor positive view by everyone. A radio program directed to the adolescent public opens the possibility of a thuthful and open dialogue for all interested, making it easier to live in this phase of development by sharing infromation that will contribute to relevant questions commonly faced by these specifie population. It was by this premise that came about “É Contigo Mesmo”, a radio program that airs weekly on the University Radio, from Caxias do Sul, hoping to create a communication channel where the adolescents will be able to find comfort for their apprehensions. Also, this program offers a better understanding on this phase of development and may be helpful to the community in general on the adolescent's role in society.

Keywords: Adolescent, Midia, Society.


 

 

O programa de rádio É Contigo Mesmo é uma das ações do Programa SOS Adolescência desenvolvido junto ao Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA, clínica escola do Curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul.

O objetivo do SOS Adolescente é o de ressignificar a visão que a sociedade tem deste período do desenvolvimento. Para tanto, no SOS Adolescente, são desenvolvidas diferentes propostas de atividades, tais como:

• Adolescente multiplicador - onde o adolescente é convidado a ser protagonista de ações preventivas em algum tema específico (droga, sexualidade), em seu bairro ou sua escola através de uma capacitação no tema escolhido.

• Clicando a Adolescência - que usa a fotografia como forma de dar voz aos adolescentes, traduzindo, em imagens, suas percepções sobre essa fase do desenvolvimento.

• É CONTIGO MESMO – programa de rádio voltado para o público adolescente.

A música tema de abertura do programa de rádio É Contigo Mesmo, é intitulada Máscara, de autoria da cantora Pytti:

Diga, quem você é me diga.

Me fale sobre a sua estrada.

Me conte sobre a sua vida.

Tira a máscara que cobre o seu rosto.

Se mostre e eu descubro se eu gosto do seu verdadeiro jeito de ser.

Ninguém merece ser só mais um bonitinho.

Nem transparecer consciente, inconseqüente.

Sem se preocupar em ser adulto ou criança, o importante é ser você, mesmo que seja

estranho, seja você.

Mesmo que seja bizarro, bizarro bizarro.

Mesmo que seja estranho, seja você.

Meu cabelo não é igual.

A sua roupa não é igual.

Ao meu tamanho não é igual ao seu.

Seu caráter não é igual. Não é igual.

No nosso entender, a letra dessa música diz muito do que se quer com o Programa também demonstrando um interesse, por parte da equipe, em conhecer nosso público alvo, abrindo um espaço para trocas.

A equipe do Programa é composta pelo responsável pela gravação, um profissional da Rádio Universidade 106.5FM; de uma mediadora, que é jornalista e de acadêmicos da Psicologia, além da coordenação do trabalho, que fica sob a responsabilidade da autora desse artigo, professora do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul.

O início do É CONTIGO MESMO se deu em maio de 2004, por tanto, completando um ano no ar, e tem por objetivos: facilitar a vivência desta etapa de desenvolvimento; levar informações referentes a questões relevantes para os adolescentes; responder a todas as questões que nos chegam por e-mail ou através de Blitz realizadas pela equipe do Programa, em diversos locais e situações – escolas, provas de vestibular - ;propiciar vivência prática aos acadêmicos de Psicologia; ressignificar o lugar do adolescente dado pela nossa sociedade; cumprir com um dos compromissos da Universidade que é o de socializar o conhecimento; trabalhar multidisciplinarmente; expandir formas de intervenção da Psicologia.

A sistemática do trabalho se dá, primeiramente, através do recebimento das questões/temas através de e-mail ou Blitz promovidas pelo Programa. Semanalmente, há a seleção do tema a ser abordado, seguido de supervisão/discussão do tema com o grupo de alunos participantes do É Contigo Mesmo. Neste momento são definidos dos convidados (sociólogos, professores, advogados, ginecologistas, hebiatras, padres, psiquiatra...) de acordo com a temática que será discutida, havendo sempre a participação de um ou mais adolescentes. A gravação se dá nas quintas feiras à noite e a veiculação do Programa se faz aos domingos no horário das 13 horas.

Diferentes temas já foram abordados neste um ano de Programa, entre eles: o ficar; drogas; liderança estudantil; tensão pré menstrual -TPM; conflitos intergeracionais; inveja/competição; jovens diferentes; obesidade; alcoolismo; fã clube; tatuagem; a hora de sair das asas dos pais; escolha profissional; mudanças de humor; prostituição; homossexualidade; 1º namorado; gravidez na adolescência; vaidade masculina e feminina; plástica na adolescência; aborto; fé; relação dos pais com o(a)s namorado(a)s dos filhos; depressão; adoção; ecstasy; medos; febre do celular, entre outros.

Como se pode observar, os temas são os mais variados e toma-se muito cuidado para não se dar conselhos ou passar normas de comportamento/postura, de certo ou errado, indo ao encontro do que é previsto no Código de Ética do Psicólogo. O Programa se torna um momento de “bate papo” onde se pode falar dos temas de forma descontraída, aberta, direta e informal, buscando atingir ao público alvo.

Durante os primeiros 10 meses de veiculação do Programa, ele teve a duração de 30 minutos. Atualmente, houve ampliação do tempo do mesmo para uma hora semanal. Foram construídos novos quadros para o Programa como: fique esperto – que apresenta notícias/reportagens/dados de pesquisa relacionados ao tema tratado; fala sério – que cria um espaço para que os adolescentes dêem sua opinião sobre algum fato específico da atualidade, através de contato telefônico; te liga – onde são passadas dicas sobre eventos culturais, dicas de filmes interessantes, peças de teatro, que estariam sendo apresentadas na cidade ou região. Neste segundo ano de programa houve a ampliação do número de acadêmicos que participam das gravações que sempre são em duplas.

Nestes primeiros meses do ano de 2005, estão sendo desencadeados esforçoas para atender ao convite do canal de TV da Universidade de Caxias do Sul, para que o É Contigo Mesmo se desdobre em um programa para TV, em canal aberto. Para esse novo projeto de trabalho está se realizando uma pesquisa junto ao público alvo com o objetivo de conhecer o perfil do adolescente telespectador e atender, da melhor forma possível as expectativas dos adolescentes.

Trabalhar nessa modalidade tem sido desafiador, demanda organização, disponibilidade de horários extras, de aprender novas linguagem (rádio e agora TV) e principalmente muita flexibilidade. Fica o convite para que mais colegas da Psicologia se lancem neste desafio.

 

 

Endereço para correspondência
Email: econtigomeso@yahoo.com.br

Creative Commons License