SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7A pesquisa interventiva na psicologia: análise de três experiencias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  n.7 México ago. 2006

 

IN MEMORIAM

 

Silvia Lane

 

 

Silvia Lane, uma perda para a Psicologia da América Latina

No dia 29 de abril deste ano, aos 73 anos, vítima de câncer, morreu a professora Silvia Tatiana Maurer Lane. Silvia simboliza, no Brasil, a luta por uma psicologia latino-americana, por isto, sua morte significou, sem dúvida, uma perda para toda a Psicologia deste nosso continente.

Silvia Lane nasceu em São Paulo a 03 de fevereiro de 1933 e depois de formada na Filosofia da Universidade de São Paulo em 1956, começou sua trajetória no campo da pesquisa em Psicologia Social. Silvia foi professora na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi a primeira diretora do curso. Trabalhou na PUCSP por mais de 40 anos e já no hospital, nos seus últimos momentos de vida, fazendo seu tratamento para o câncer, ainda perguntava por seus orientandos e seus trabalhos.

Silvia professorou em busca de uma formação crítica e reflexiva. Buscou sensibilizar seus alunos para a importância da vinculação entre a pesquisa e as urgências da realidade brasileira. Para Silvia a ciência não tinha valor se não estivesse diretamente relacionada à realidade, buscando soluções para os problemas sociais vividos pela maioria da população.

Ocupou vários cargos de direção acadêmica na PUCSP e foi membro da primeira diretoria da Associação dos Professores da PUC- APROPUC.

Silvia ensinou e pesquisou em Psicologia Social, a partir de uma perspectiva sócio-histórica de influência soviética, com ênfase na busca de uma psicologia que fosse capaz de ler a realidade latino-americana. Fundou a Associação Brasileira de Psicologia Social, da qual foi a primeira presidente. Publicou livros em Psicologia Social e foi uma referência importante nesta área e na Psicologia Social Comunitária, que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 80.

A América Latina perde Silvia Lane. Suas idéias estão publicadas para serem desenvolvidas e seu sonho, de ver uma Psicologia latino-americana a serviço das questões sociais, pertence, hoje, a milhares de psicólogos de vários países, que, sem dúvida, darão continuidade a seu trabalho.

Nós, da União Latino-americana de Entidades de Psicologia- ULAPSI- estamos de luto, mas nosso trabalho deve ser reforçado pelos ideais e pela garra que Silvia Lane nos deixou como herança.

 

Fotografía tomada del sitio de ABRAPSO

Creative Commons License