SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Novas estratégias no campo da inclusão social: moradia assistida e trabalho assistidoA supervisão em psicologia jurídica: a violência em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  n.8 México nov. 2006

 

PROCESO SALUD-ENFERMEDAD Y BIENESTAR SOCIAL

 

Pensamento winnicottiano acerca da esquizofrenia infantil

 

 

Cristiane Alves Pereira; Luciana Chauí Berlinck

Universidade São Marcos – São Paulo – Brasil

 

 


RESUMO

O presente texto, com base no pensamento winnicottiano acerca da esquizofrenia infantil discute essa patologia desencadeada na criança, pela falha ambiental. Aponta que, na intrusão violenta do ambiente, a esquizofrenia surge implicando em uma cisão da personalidade interrompendo a continuidade de ser da criança. Permanecendo em seu próprio mundo interno, sem distinguir realidade interna da realidade externa. Destaca a preocupação dada por esse autor ao estado emocional da criança, diante das transformações ocorridas durante os estágios iniciais da vida, percorrendo uma trajetória que inicia na dependência absoluta, passa para a dependência relativa, percorrendo rumo à independência. Atenta que pela não constituição de um ego organizado o bebê atém-se à dependência absoluta ou à dependência relativa. Evidencia a carência de devoção dispensada ao bebê como propiciador do fracasso na adaptação das necessidades emocionais. A criança não adquirindo uma personalidade definida continua a depender de cuidados contínuos, implicando numa desintegração. De maneira geral, a singularidade atrelada a fatores pessoais, em conjunto com a falha no ambiente sustentador, fará a psicose surgir.

Palavras-chave:Esquizofrenia, Infância, Ambiente, Personalidade, Winnicott.


ABSTRACT

The present text, on the basis of the winnicottian thought concerning the infantile schizophrenia argues this pathology unchained in the child, for the ambient imperfection. It points that, in the violent intrusion of the environment, the schizophrenia appears implying in a split of the personality interrupting the continuity of being of the child. Remaining in its proper internal world, without distinguishing internal reality from the external reality. It detaches the concern given for this author to the emotional state of the child, ahead of the occurred transformations during the initial periods of training of the life, covering a trajectory that it initiates in the absolute dependence, passes to the relative dependence, covering route to independence. Intent that for the constitution of an organized ego the baby does not abide it the absolute dependence or to the relative dependence. He evidences the lack of devotion excused to the baby as propitiator of the failure in the adaptation of the emotional necessities. The child acquiring a definite personality does not continue to depend on continuous cares, implying in disintegration. In general way, the related singularity the personal factors, in set with the imperfection in the lifting environment, will make the psychosis to appear.

Keywords:Schizophrenia, Infancy, Environment, Personality, Winnicott.


RESUMEN

El presente texto, con base en el pensamiento winnicottiano acerca de la esquizofrenia infantil discute esa patología desencadenada en la crianza, por la falla ambiental. Apunta que en la introducción violenta del ambiente, la esquizofrenia surge un rompimiento de la personalidad interrumpiendo la continuidad de ser del niño. Permaneciendo en su propio mundo interno, sin distinguir la realidad intena de la relidad externa. Destaca la preocupación dada por ese autor al estado emocional de la crianza, delante de las transformaciones ocurridas durante las etapas iniciales de la vida, recorriendo una trayectoria que en la dependencia absoluta, pasa por la dependencia relativa, recorriendo rumbo a la independencia. Atenta por la no conformación de un ego organizado, el bebé se aferra a la dependencia absoluta o la dependencia relativa. Evidencia la carencia de devoción dispensada al bebé como causa del fracaso en la adaptación de las necesidades emocionales. La crianza no adquiriendo una personalidad definida continua a depender de cuidades constantes, conllevando en una desintegración. Demanera general, la singularidad junto a factores personales, en conjuntos con la falla en el ambiente sustentador, hará la psicosis surgir.

Palabras–claves: Esquizofrenia, Infancia, Ambiente, Personalidad, Winnicott.


 

 

Este artigo procura compreender a ocorrência da esquizofrenia em crianças por meio da teoria winnicottiana.

Donald Woods Winnicott, pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista inglês, define a esquizofrenia como um estado de psicose mais severo, no qual o indivíduo cria defesas por meio da cisão por desintegração, por perda do sentimento de realidade e contato com a realidade externa (1990).

O autor apresenta uma preocupação com o estado emocional da criança diante das transformações ocorridas durante os estágios iniciais da vida e, no que tange à esquizofrenia infantil, coloca em evidência o fracasso na adaptação às necessidades do bebê a partir de uma carência de devoção dispensada a ele. O posicionamento de Winnicott, em relação à esquizofrenia, nos leva ao processo inato do desenvolvimento emocional do indivíduo, como podemos observar quando escreve:

"é necessário explorar as possibilidades de que a saúde mental, no sentido da menor vulnerabilidade aos estados esquizóides e à esquizofrenia é constituída nas etapas muito iniciais, quando o bebê está sendo gradualmente apresentado à realidade externa". (WINNICOTT,2000, p.308).

Devemos considerar que a criança desde o início de sua vida passa por transformações (físicas, emocionais e afetivas), decorrentes de seu processo intrínseco de desenvolvimento e das expectativas que os pais depositam neste ser humano. Sob a ótica de Winnicott, o processo de amadurecimento do indivíduo é centrado na saúde emocional, com preocupação na qualidade do ambiente psicológico para o desenvolvimento infantil. O autor desenvolve suas idéias visualizando um indivíduo autêntico em sua essência, como pessoa natural, mantendo estreita relação entre as emoções envolvidas no processo de desenvolvimento humano e a formação do Self, ou seja, como o indivíduo se sente subjetivamente a partir da interação entre os processos de maturação intrínsecos e o ambiente facilitador e provedor de apoio.

Na concepção winnicottiana, a criança torna-se psicótica quando há uma cisão da personalidade, nos estágios iniciais, originada de um fracasso ambiental nos cuidados essenciais à sua vida, quando existe uma intrusão violenta do ambiente, interrompendo a continuidade de ser da criança.

A intenção de Winnicott (2000), ao falar sobre a psicose na infância, é tratar do desenvolvimento emocional em seus estágios primitivos. O autor parte do princípio que a saúde mental é sustentada a partir dos cuidados e da preocupação com o bebê na primeira infância. Cuidados propiciados por um "ambiente suficientemente bom" e instituídos pela mãe durante os vários estágios da infância. Esses cuidados devem ser incessantes a fim de possibilitar uma continuidade no crescimento emocional da criança. Em outras palavras, para que haja uma evolução no processo rumo ao amadurecimento emocional, se faz necessário um ambiente provedor que torne possível à criança afirmar seu potencial, lembrando que o ambiente não molda a criança, apenas facilita o processo de maturação.

O processo de maturação, termo utilizado pelo autor "se refere à evolução do ego e do self, inclui a história completa do id, dos instintos e suas vicissitudes, e das defesas do ego relativas ao instinto". (WINNICOTT,1983, p.81). Acontece um processo de desenvolvimento particular da criança, a qual passará por várias experiências saudáveis e ruins, proporcionadas por um ambiente que envolve tanto os pais, como a família ou o ambiente social presente.

Essa maturidade a ser adquirida pelo ser humano implica numa trajetória que nos leva a pensar em saúde como uma maturidade emocional, que se inicia antes do nascimento e prolonga-se até a fase adulta. De acordo com a teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional primitivo (1983), essa trajetória do processo de desenvolvimento do self inicia-se com a dependência absoluta, passa para o estágio da dependência relativa, indo rumo à independência, e não tendo seu percurso encerrado, visto que o ser humano continua na busca de seu próprio eu, na sua capacidade de existir e sentir-se real.

Verifiquemos, então, como Winnicott descreve essa trajetória.

A dependência absoluta é a fase em que a criança está totalmente à mercê de cuidados físicos da mãe, tanto no útero, à medida que a gravidez avança, quanto após o primeiro dia do nascimento. No desenvolvimento normal acontece neste momento um envolvimento intenso entre mãe e bebê, fazendo com que ambos tornem-se uma só pessoa. A mãe identifica-se com o bebê a fim de conhecer suas necessidades biológicas e psicológicas, constituindo-se em um ambiente sustentador a partir de sua devoção e cuidados suficientemente bons. Isso é possível se a mãe entrar em um estado psicológico especial, do qual é capaz de se recuperar, chamado de "preocupação materna primária". Este estado ocorre gradualmente durante e no final da gravidez elevando a sensibilidade da mulher e permitindo-lhe desenvolver uma capacidade de dispensar atenção plena à criança.

A mãe, que desenvolve um estado de "preocupação materna primária", fornece à criança condições para que a sua constituição, na fase inicial da vida, se manifeste a partir do desenvolvimento de uma integração da personalidade. Essa integração não ocorre automaticamente, ela está atrelada às condições ambientais favoráveis que forneçam experiências emocionais e afetivas. é a mãe que, proporcionando um ambiente suficientemente bom, isto é, um ambiente adaptado às necessidades do bebê, capacita-o a começar a existir, a ter experiências e, a partir dessas experiências constituir um ego pessoal.

O segundo momento desse processo de amadurecimento é o estágio da dependência relativa. Neste estágio a adaptação da mãe às necessidades do bebê torna-se irregular, o que fará com que ocorra o sentido de separação. O bebê estará neste momento descobrindo o mundo e a si mesmo, estará tornando-se uma pessoa inteira em meio a outras pessoas inteiras e será capaz de amar e odiar. é aqui que as experiências de self e não self se desenvolverão alternadamente.

O self verdadeiro é compreendido como uma existência real acompanhada de um sentimento de realidade, que surge pelos gestos espontâneos e criativos vivenciados pela pessoa, resultado da ação de suas próprias idéias. Considerando que o self verdadeiro se apresenta como sentir-se real, o não-self ou falso-self pode ser resultado de um sentimento de irrealidade, de inutilidade.

à medida que o mundo for sendo apresentado à criança, pelo apego e necessidades interpessoais, afetos e interações, o bebê vai percebendo que existe por ser próprio, o seu direito de existir.

O bebê passa a ter noção de espaço e do próprio corpo, começa a ter um sentido de ser no espaço, que surpreende o ambiente; com isso ocorre uma interação de forma favorável para ambos. Assim sendo, o bebê que está descobrindo o mundo torna-se preparado para receber as surpresas do mundo externo. A mãe por sua vez, será zelosa e poderá evitar que invasores do mundo exterior ocorram ao bebê antes que esse o descubra de modo natural e sereno. Para a realização desse processo, o bebê precisará de um apoio suficientemente bom, pois dependerá da capacidade da figura materna de prover, e de adaptar-se às suas necessidades. Pela identificação com a criança, em uma atitude de devoção, a mãe permite que o bebê se mantenha isolado sem ser perturbado, ou seja, somente por meio de movimentos espontâneos ele experimentará reações à falha ambiental, descobrindo o ambiente sem sofrer uma perda da sensação de ser. A partir daí, vai aceitando a intrusão desse ambiente, o qual culminará na instauração de um sentimento de estabilidade e continuidade do self, a fim de atingir um estado de saúde mental. é neste ponto do processo de desenvolvimento emocional que o autor aponta como característica do desenvolvimento do ego, a personalização: "O ego se baseia em um ego corporal, mas só quando tudo vai bem é que a pessoa do bebê começa a ser relacionada com o corpo e suas funções".(1999, p.58).

Quando o mundo externo for apresentado à criança de forma consciente, o bebê começa a tornar consciente sua dependência da mãe. Esse processo contínuo consiste numa relação de um com o outro, nas boas condições ambientais e nos cuidados com o bebê, estimulando uma sensação de segurança e controle.

Quando a mãe começa a ser percebida como pessoa completa, a criança no processo maturacional, recorre ao "objeto transicional", ou seja, adota um objeto que pode ser um ursinho, uma boneca de pano, a ponta do cobertor, uma fralda ou qualquer outro objeto que sirva como auxílio, refúgio, consolo para prover suas necessidades afetivas quando a mãe estiver ausente. Esses "fenômenos transicionais" ocorrem no desenvolvimento emocional sadio, como uma simbolização da relação de parte do self com parte do ambiente, ou seja, a criança associa à mãe algo que está por perto.

A criança após enfrentar o mundo e suas complexidades passando pelos dois estágios do processo de maturação referidos acima, chega em seu último estágio: Rumo à Independência, cujo percurso não podemos dar por encerrado, visto que o mesmo não pode ser considerado como absoluto e sim como um equilíbrio entre a dependência e a independência.

à medida que a criança vai adquirindo mais independência, ela se envolve mais com as coisas e com a vida social. Se houve um acolhimento, uma preocupação por parte dos pais, a criança adquire a capacidade de crer no mundo externo e formar vínculos sociais a partir do que foi herdado na relação familiar.

O ser humano, ao atingir a maturidade, torna-se capaz de viver uma vida espontânea sem se afastar de suas responsabilidades no trato social, uma vez que a saúde social está ligada e depende da saúde individual. O indivíduo não se torna isolado, pois a independência não é absoluta e sempre haverá uma dependência, a qual serão capazes de experimentar, ou seja, ambiente e indivíduo são interdependentes. A vida saudável é também um processo de relacionamento com objetos externos e internos "...todas as coisas andam juntas e combinam-se, na sensação do se sentir real, de ser e de haver experiências realimentando a realidade psíquica, enriquecendo-a, dando-lhe direção". (WINNICOTT, 1999, p.14).

Entretanto, quando a adaptação do ambiente falha, e o bebê no seu isolamento for perturbado pela intrusão do mundo, ele apresentará respostas reativas. Conforme Winnicott (2000) aponta, essas reações geram distúrbios de natureza psicótica, a esquizofrenia surgirá neste primeiro estágio do desenvolvimento, a partir de organizações psicológicas como: adiamentos, distorções, regressões e conflitos durante os estágios iniciais, na relação mãe-bebê. Isso nos leva a pensar no bebê como uma subjetividade e uma dependência absoluta de cuidados. Havendo problemas nessa adaptação, o bebê tende a uma cisão, permanecendo em seu próprio mundo interno, não constituindo um ego organizado, o bebê atem-se à dependência absoluta e à dependência relativa. Um fracasso da devoção materna de cuidar do bebê predispõe ao desencadeamento da esquizofrenia infantil.

Dessa forma, a criança em meio a modificações no seu ambiente interrompe a continuidade de ser, perdendo sua sensação de existir, pois não houve um suporte egóico da mãe para proteção do self. Nesse processo de desenvolvimento emocional em que a criança ainda não constituiu um ego pessoal, ela provocará um afastamento, gerando uma proteção por conta própria para defender o self de ansiedades e angústias, criando uma organização defensiva para repelir a intrusão ambiental. Em outras palavras, o bebê viverá permanentemente em seu próprio mundo interno, em um estado de não integração. Portanto, não constituindo um ego organizado. Assim, em oposição à devoção, a carência de cuidados, ou a incapacidade da mãe de proporcionar um ambiente facilitador surge como um risco de interferência no processo de desenvolvimento saudável do bebê. Infelizmente muitas mulheres não têm a capacidade de contrair essa doença normal, que lhes dá a possibilidade de adaptar-se às necessidades do bebê. Não conseguem preocupar-se com a criança, por terem outras preocupações que julgam mais importantes em sua vida.

Para suprir a ausência da mãe, uma criança em processo de desenvolvimento saudável utiliza-se dos objetos transicionais como valor positivo, tornando-se capaz de usar a ilusão, buscando consolo e conforto em uma boneca de pano ou a ponta do cobertor. A partir da interação com esses objetos e à medida que o mundo vai sendo apresentado à criança, a experiência de sentimento de realidade e irrealidade adquire uma instabilidade. Contudo, se há um fracasso nas relações objetais o indivíduo reivindica maior concessão e tolerância nessa área intermediária de ilusão. Neste ponto reconhecemos a psicose, pois a criança se relaciona com o mundo subjetivo ou com um objeto fora do self. Sua realidade subjetiva, ou seja, seus impulsos vitais, suas organizações psíquicas internas, passam a ser compartilhadas com a realidade externa, de maneira a tomar parte em seus devaneios, em seu brincar, entre outras coisas, elaborando, dessa forma, uma loucura primária. Conforme o autor: "A psicose representa uma organização das defesas, e por trás de toda defesa organizada há a ameaça de confusão, que constitui na verdade uma ruptura da integração".(WINNICOTT, 2001, p.90).

Há, portanto, uma tendência de apresentar defesas, através de cisão, ao perder o sentimento de realidade e do contato com a realidade externa. é uma característica da criança psicótica o isolamento, estabelecendo relacionamentos de acordo com seus próprios termos, pois não tem facilidade em mantê-los quando se refere ao mundo externo. A criança cria uma vida interior secreta; falsa, incomunicável à realidade externa, construindo um falso self com base na submissão, não chegando à independência, à maturidade. O falso self parece satisfazer aos olhos de qualquer observador, mas a esquizofrenia encontra-se latente e irá requerer atenção.

Constituindo-se de um falso self, poderá adequar-se ao grupo familiar, porém com propensão ao colapso, já que o colapso refere-se a uma defesa da organização egóica contra ansiedades e angústias. é neste ponto que os fatores de integração e desintegração apresentarão no indivíduo aspectos de uma psicopatologia. Ambos manifestam-se a partir de uma não-integração, que por sua vez é um estado de relaxamento do bebê, o mesmo sente-se seguro e confiante no ambiente. A partir de então, se as condições forem favoráveis para o bebê no acolhimento, este manifestará uma tendência à integração, vindo a constituir-se como uma unidade. Entretanto, se houver falha no holding (sustentação), a criança caminhará a um processo de desconstrução, não adquirindo uma personalidade definida continuando a depender de cuidados contínuos, o que implicará numa desintegração.

Dessa forma, a família é essencial no que diz respeito à integração e desintegração da criança, pois a sua organização retrata como o indivíduo se constituiu. Em palavras de Winnicott (1990), o indivíduo tem uma experiência singular atrelada a fatores pessoais que ocorrem durante o processo de desenvolvimento, em conjunto com o ambiente acolhedor, que funcione como facilitador nesse processo, o qual será influenciado por várias experiências saudáveis e ruins, proporcionadas por esse ambiente que envolve tanto os pais, os tios, o contato social, como a própria singularidade da criança, para que a mesma descubra seu modo de existir e de se relacionar com objetos.

O autor, de certa forma, assinala que durante o processo de amadurecimento a doença mental pode emergir sem ser percebida, sem que se possa diferenciá-la das dificuldades corriqueiras provenientes de um processo de desenvolvimento normal. Contudo, quando o ambiente não consegue ocultar ou solucionar os conflitos emocionais durante o desenvolvimento da criança, a mesma passa a organizar-se de maneira defensiva, com isso tornando mais claro o diagnóstico.

Evidencia-se, enfim, que a psicose constitui-se nos estágios iniciais da vida e prossegue por fases que vai da primeira infância até atingir um estado adulto. No início a criança é o conjunto mãe-bebê e é dessa inter-relação que dependerá a saúde mental do indivíduo. O bebê, nas etapas iniciais, precisará de um ambiente sustentador, que se adapte às suas necessidades e seja capaz de fornecer uma continuidade no seu existir, no sentido de se sentir real, integrado. Entretanto, se o bebê sofrer uma interrupção em sua continuidade de ser quando há a intrusão violenta do ambiente e falha na adaptação às suas necessidades, a esquizofrenia surgirá.

Num segundo momento do processo de amadurecimento, o estágio da dependência relativa, na qual o self objetivo e o sentido de separação ocorrem quando há irregularidades na adaptação da mãe às necessidades do bebê. Esse processo ocorre no momento em que o bebê está descobrindo o mundo e a si mesmo. A criança torna-se uma pessoa inteira, vivendo em meio a outras pessoas inteiras, amando e odiando. é aqui que o ambiente facilitador suficientemente bom faz-se necessário para que haja experiências de self e não-self, desenvolvendo-se alternadamente.

Assim, a relação torna-se demarcada entre interno e externo, conforme a exigência de adaptação, na qual adquire estabilidade pelas interações com objetos transicionais.

Desse modo, o bebê vê o objeto apresentado pelo provedor de cuidados, como objeto subjetivo resultado do processo de espelhamento. A mudança para o objeto objetivo é gradativa, inicia-se pela combinação de frustração ambiental suficientemente boa com a agressão ao objeto pela criança. Essa combinação auxilia na internalização do objeto e propicia a constituição de sua própria realidade, na qual a criança percebe o objeto objetivamente.

Isto diz respeito às relações interpessoais e ao mundo interno relacionando-se com o mundo externo do indivíduo. Neste vaivém de relacionamentos, o sujeito usufrui uma vida criativa e espontânea própria. Levando se em conta que o indivíduo saudável passa por medos, sentimentos conflituosos, dúvidas, frustrações e por sentimentos positivos que fazem sentir que está vivendo sua própria vida. Neste ponto, o desenvolvimento do indivíduo saudável permanece num constante vir a ser, uma vez que a maturidade completa raramente acontece. O ser humano, mesmo na idade adulta continua o processo de crescimento e amadurecimento. Continua na busca de seu próprio eu, sua capacidade de existir e sentir-se real. Descobrir um modo de existir por si mesmo e se relacionar com os objetos como um ser próprio, com capacidade de estar só e contente por estar só. Aprendendo a se retirar para dentro de si mesmo é que a pessoa consegue estar com o outro, não tem medo de viver com o outro. Somente o indivíduo que consegue viver só, compartilha com alguém, no sentido de conceder, compreender e conviver com o não amor do outro, o social.

 

Referências Bibliográficas

ABRAM, J. A linguagem de Winnicott: dicionário das palavras e expressões utilizadas por Donald W. Winnicott. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2000, p.306.        [ Links ]

HENRIQUES. F.R. Adolescer sem a mãe: um estudo sobre a deprivação materna na adolescência, uma visão winnicottiana, 2004, 90f. Dissertação (mestrado em Psicologia). Universidade São Marcos. São Paulo.        [ Links ]

PEREIRA, C.A., SILVA, J. Esquizofrenia Infantil: uma visão winnicottiana, 2004, 71f. Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia. Universidade São Marcos. São Paulo.        [ Links ]

WINNICOTT, D.W. A família e o desenvolvimento individual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 247p.        [ Links ]

WINNICOTT, D.W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Trad. Irineo Constantino Schuch Ortiz. 3ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983, 268 p. Título Original: The Maturational Processes and the Facilitating Environment.        [ Links ]

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. RJ: Ed.Imago, 1975, 203p. Título Original: Playing and Reality.        [ Links ]

WINNICOTT, D.W. Psicoses e Cuidados Maternos (1952) e A preocupação Materna Primária (1956) in: Winnicott, D.W. Da Pediatria à Psicanálise: Obras Escolhidas. Introdução de Masud M. Khan; Tradução Davy Bogomoletz. RJ: Ed. Imago, 2000. 456 p. Titulo Original: Through Paediatries to Psychoanalyses. Cap. XVII, p.305-315 e Cap.XXIV, p. 399-405.        [ Links ]

WINNICOTT, D.W. Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, 282p. Titulo Original: Home Is Where We Start From.        [ Links ]

Creative Commons License