SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11La anulación del lazo social y la sociedade escasa: El desafio del trabajo con adolescentes en situación de expulsión social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  n.11 México set. 2007

 

PSICOLOGÍA POLÍTICA Y FORMACIÓN CIUDADANA

 

Violações dos direitos humanos no Brasil e propostas de mudanças na formação e prática do psicólogo

 

 

Vivina do C. Rios Balbino

Universidade Federal do Ceará - Fortaleza (Brasil)

 

 


RESUMO

Este artigo mostra aspectos das violações dos direitos humanos no Brasil evidenciando o agravamento dessa situação em alguns grupos sociais de risco como: mulheres, crianças e jovens, negros, pobres, analfabetos e homossexuais. Cita estudos que demonstram essa realidade ainda extremamente perversa no Brasil, especialmente nos grupos sociais acima enumerados. A questão do gênero no Brasil revela um quadro dramático, assim como se observa em relação à situação das crianças e dos jovens. Como conseqüência de uma grande preocupação com essa situação de violação generalizada dos direitos humanos no Brasil, mostra-se a importância e a necessidade de uma melhor atuação preventiva do Estado (políticas públicas efetivas) e da sociedade civil no enfrentamento desses problemas sociais. Ressaltando a relevância da possível contribuição da Psicologia nessa área, o trabalho é concluído com algumas sugestões de mudanças na formação e na prática do psicólogo brasileiro visando a uma atuação profissional mais comprometida com os direitos humanos no Brasil.

Palavras-chave: Direitos Humanos, Violação, Formação, Psicólogo.


ABSTRACT

Rights in Brazil, the author points out the importance and the need for a more effective preventive action of the State, through public policies, as well as that of the civil society to face these social problems. She also highlights the relevance of a possible contribution of Psychology and psychologists and finishes her work by suggesting changes in the curricula of Brazilian undergraduate Psychology courses towards a professional performance that is more committed to Human Rights.

Keywords: Human Rights Violations, Psychologist, Education.


 

 

O presente artigo mostra aspectos das violações dos direitos humanos no Brasil e apresenta uma proposta de mudanças na formação e prática do psicólogo brasileiro de forma a colaborar mais na reversão desse grave quadro social. Mostra que o problema se agrava acentuadamente em alguns grupos sociais como: mulheres, crianças e jovens, negros, pobres, analfabetos e homossexuais, apesar da criação no Brasil do Programa Nacional de Direitos Humanos em 1996 e da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em 1997 que implementam políticas públicas nessa área. No grupo de mulheres, temos dados importantes dessa violação.

Segundo Zampiere, (2004, p. 197). "As mulheres na América Latina estão sendo infectadas com o vírus da AIDS num ritmo crescente como na África e na Ásia. A Organização Mundial de Saúde, em conjunto com a UNAIDS, o programa das Nações Unidas para a AIDS, estima-se que no Brasil a proporção homem-mulher de casos de AIDS caiu de 16:1 em 1986 para quatro mulheres para cada homem em 2002" Em outro trecho, afirma a autora na pg. 202: "De acordo com estudos realizados pela OPAS (1991), na América Latina, a probabilidade de contrair o vírus da AIDS é mais alta para mulheres que só fazem sexo com um homem, seu marido, do que para uma prostituta de um bordel que seu marido visita freqüentemente."(....) "Infelizmente para nossa realidade brasileira, isso deve ser um alerta." No meu entender, um dado muito importante para a reorientação de novas campanhas de prevenção de DSTs promovidas pelo Ministério da Saúde. A última pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil em 2006 pesquisando a incidência da AIDS confirma essa previsão: aumento expressivo da doença em pessoas acima dos cinqüenta anos.

Segundo pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a População - UNFPA (2005), pg.66 "A violência doméstica é ,de longe, a forma mais comum de violência de gênero. Segundo dados de inquéritos, entre 10% das mulheres de alguns países e 69% de outros são sujeitas a violência doméstica. Em cerca de um quarto dos casos, também ocorrem abusos sexuais."Ainda na pg. 67:" Há muito que a violência contras as mulheres está envolta numa cultura de silêncio. É difícil obter dados estatísticos fiáveis(sic), na medida em que a violência não é participada em grande parte dos casos, devido à vergonha, ao estigma e ao medo de represálias." Na pg.68, analisando as políticas preventivas comenta: "Na América Latina e nas Caraíbas, onde a maior parte dos países aprovou leis sobre violência doméstica, uma análise das dotações orçamentais dos ministérios pertinentes revela que as verbas destinadas à sua aplicação são insuficientes." Discutindo a feminização do HIV/SIDA essa pesquisa cita na pg.37: " Cada vez mais, a face do HIV/SIDA é um rosto de mulher." Analisando a situação, mostra na pg.38 que "Mais de quarto quintos das novas infecções por HIV entre as mulheres ocorrem no casamento ou no contexto de relações de longo prazo". Uma constatação perversa!

O cumprimento da igualdade de direitos entre homens, mulheres, povos e nações constitui-se no fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. Foi para garantir essa realidade, que em 10/12/1948 foi proclamada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Desde então, há uma vigilância mundial para que esses direitos sejam efetivamente garantidos. No entanto, é preciso que estejamos atentos para que esses direitos sejam respeitados. No âmbito internacional, organizações e tratados cumprem seu papel de resguardar a aplicação dessas leis contra genocídios e violações dos direitos humanos.

No que se refere aos direitos das mulheres, segundo a Convenção de Belém do Pará - Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994, a violência contra a mulher é todo e qualquer ato ou conduta baseadas no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na área pública como na área privada.

A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então, os governos dos países-membros da ONU e as organizações da sociedade civil têm trabalhado para a eliminação desse tipo de violência, que já é reconhecido também como um grave problema de saúde pública. No Brasil, além da criação da Secretaria Especial de Direitos Humanos e das Delegacias Especiais da Mulher, foi criada no governo Lula a Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPMULHERES, cujo objetivo é traçar políticas públicas nessa área. Infelizmente, os dados da violação dos direitos das mulheres no Brasil são alarmantes. Em pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo,(2001), com pergunta estimulada 43% das mulheres admitem terem sofrido alguma forma de violência, contrastando com a resposta espontânea quando apenas 19% admitem terem sido submetidas a alguma forma de violência. Esta mesma pesquisa mostra que cerca de uma, em cada cinco mulheres brasileiras, sofreu algum tipo de violência por parte de algum homem. "A projeção da taxa de espancamento (11%) para o universo investigado (61,5 milhões) indica que pelo menos 6,8 milhões, dentre as brasileiras vivas, já foram espancadas ao menos uma vez". Projeta-se no mínimo 2,1 milhões de mulheres espancadas por ano, ou seja, uma em cada 15 segundos." Códigos e interpretações machistas ainda tentam justificar tais barbáries. Entretanto, a recente lei aprovada pelo congresso nacional brasileiro em 2006 denominada Lei Maria da Penha penalizará com mais rigor os casos de violência contra a mulher no Brasil e com isso, esperamos uma diminuição dos casos.

No que diz respeito aos direitos das crianças, observa-se que, apesar da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil desde 1990, o quadro da infância e juventude ainda é perverso no Brasil. Os indicadores de fome, doenças, analfabetismo, trabalho infantil, violências, chacinas, exploração sexual, entre outros, demonstram que não asseguramos proteção a eles ainda. Os casos de estupro em mulheres e, especialmente em crianças, tem aumentado assustadoramente em todo o Brasil. Vejamos: "Estarrecidos assistimos, há alguns meses, a mais uma tragédia juvenil. Duas meninas pré-adolescentes num inocente passeio de bicicleta pela área de lazer de um bloco residencial em Brasília, no início da noite, se deparam com jovens. O que seria um passeio se transforma numa noite macabra. Os jovens compram vodca com refrigerante e oferecem a bebida às meninas. Embriagadas e em coma posteriormente, elas são conduzidas até o apartamento, onde ocorreram brutalmente os estupros. Com a violência do ato numa menina, houve grave rompimento do períneo com forte hemorragia o que afugentou os jovens. Uma semana após, uma menina ainda se recuperava da traumática cirurgia sob intensos cuidados médicos e psicológicos. Nesta mesma época, na região do Morumbi- São Paulo, um rapaz de vinte e sete anos violentou uma menina de doze anos, que fazia malabarismo no semáforo", Balbino (2006, p.20). "O Brasil é o quinto em um ranking de 67 países com as maiores taxas de homicídios de jovens na faixa de 15 a 24 anos" conforme relata Waiselfisz (2004). A Promotora da Infância e Juventude, Selma Suerbronn, analisando problemas relativos aos jovens infratores afirmou que os adolescentes sofrem de uma espécie de exclusão afetiva, pois estão distantes dos pais e ficam sem uma base emocional. Estudando a situação de desemprego entre os jovens, Márcio Pochmann da Universidade Estadual de Campinas, concluiu que a taxa de desemprego é três vezes maior entre os pobres. Considerando esse tema, o governo Lula tem evoluído na criação de políticas afirmativas de inclusão das pessoas menos favorecidas aos programas sociais. Exemplo disso é a recente criação do PROUNI que permite bolsas integrais a alunos carentes em faculdades particulares. Aliado a isso, foi criado também a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial - SEPPIR, órgão que cria políticas de inclusão de negros. Cotas para ingresso nas universidades públicas foram também destinadas aos afro-descendentes como forma de inclusão social. O projeto tem dado certo e está sendo acompanhado de perto pelo governo e pelos movimentos de negros no Brasil. Buscando combater e denunciar o racismo e discutir políticas de inclusão social dos negros, ocorreu em Brasília, em julho de 2006, promovida pela SEPPIR, a Conferência Regional das Américas sobre avanços e desafios no Plano de Ação contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Intolerâncias Correlatas.

Analisando a situação dos jovens, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), destaca que mais de 85% da juventude (15 a 24 anos de idade) do mundo vive hoje nos países em desenvolvimento, e o Brasil, sozinho, é responsável por cerca de 50% dos jovens da América Latina, trazendo um grande desafio para a sociedade brasileira.

Balbino (2002), analisando episódios de violência juvenil no Brasil, percebe que bebidas alcoólicas e outras drogas parecem contribuir para os desfechos de tantos dramas envolvendo jovens. Cita, entre outros, "o caso de um garçom que perdeu a vida em Porto Seguro - Bahia, após um conflito com jovens brasilienses. Naquela localidade, a Passarela do Álcool e o "capeta" são apelações perigosas" segundo a autora. Ela questiona a existência de uma Secretaria Nacional Antidrogas no Brasil com algumas políticas bastante eficientes, mas ao mesmo tempo, omite-se em apelações dessa natureza. Evidencia o caráter perigoso do álcool, enquanto droga socialmente aceita. Segundo o Levantamento da Secretaria Nacional Antidrogas ( Senad, 2006), o consumo de álcool, maconha e tabaco aumentou no Brasil nos últimos quatro anos e revela ainda que 12,3 % da população brasileira é dependente do álcool, 10,1% do tabaco e 1,4% da maconha. O levantamento apurou também que o consumo de droga é maior entre adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos.

Castro e Abramovay (2002) abordam o consumo e tráfico de drogas nas escolas e no entorno delas, mostrando a necessidade de se desenvolver estratégias mais eficazes (escolas, família, comunidade e órgãos governamentais) na política de prevenção.

A importância da mídia como formadores de opinião pública é inquestionável especialmente nos jovens promovendo, de forma geral, uma verdadeira fetichização.

Severiano (2001) faz uma reflexão crítica sobre as relações do homem com os signos criados pela mídia, desmistificando seus discursos sedutores usados para essa fetichização da mercadoria. Seu livro vem, de forma importante, colaborar na demanda de produção e sistematização de um saber capaz de refletir criticamente sobre essas relações do homem com a mídia. Ela critica o fascínio exercido pelos objetos de consumo e suas promessas de soluções imediatas, num mundo que parece segundo ela, negligenciar o esclarecimento. Ela tomou amostras de jovens do Brasil e da Espanha para desenvolver o seu trabalho, que constituiu sua tese de doutorado em Psicologia Social.

Segundo dados recentes do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas e Psicotrópicos -CEBRID (2004), a idade do primeiro uso do álcool e do tabaco ocorreu entre os 10 e 14 anos, informações contidas num levantamento nacional recente em escolas públicas do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras. No meu entender, os apelos sociais, através da mídia, são enormes e funcionam também como coadjuvantes nestes tristes episódios. Filmes, jogos, propagandas e sites perigosamente manipulam as mentes juvenis. O Ministério da Saúde proibiu a propaganda de cigarros na TV. Como permitir que não haja controle sobre a venda de bebidas alcóolicas para menores e que as propagandas fantasiosas sobre esses produtos continuem ocupar espaço em horários nobres?

Avançando além das discussões dos problemas, algumas pesquisas parecem vislumbrar caminhos ou delinear estratégias promissoras na área. Waiselfisz e Maciel (2003) analisam a criminalidade no entorno das unidades de ensino em Pernambuco e no Rio de Janeiro. O estudo expõe índices de gravidade dos fatores de risco nas escolas pesquisadas e aponta para a necessidade de formulação de políticas públicas mais eficazes na área educacional.

Ortega- Ruiz e Del Rey (2002) discutem a gestão da educação na perspectiva de mudanças nas políticas educacionais. Defendem a gestão autônoma das escolas e apresentam dados da aplicação dessa prática em alguns países e mudanças conseguidas.

Zagury (2002) aborda a necessidade da complexa tarefa dos pais imporem limites na educação dos seus filhos. Entendo que devido às grandes mudanças sociais e à revolução dos costumes, valores, globalização, influência incontestável da mídia, esta tarefa não tem sido fácil e questiono: será que os pais estão estabelecendo um diálogo franco com seus filhos para o estabelecimento de limites aceitáveis de liberdade? Os próprios pais têm se constituído em bons exemplos para seus filhos? A partir da família, da escola e do contexto social, as relações humanas estão sendo pautadas dentro dos preceitos da ética, da moral, da dignidade e do respeito?

Discutindo com muita propriedade esse tema contemporâneo corpo e consumismo na moral do espetáculo, Costa, (2004) afirma: "Querendo ou não, somos todos contemporâneos, e este é o nosso mundo. As novas experiências corporais fazem parte da nossa identidade, e compete a cada um fazer delas uma ponte para a autonomia ou uma reserva a mais de sofrimento e destruição. Apostemos na melhor hipótese. Afinal, a futilidade, a ganância e a violência só conseguiram até hoje, empolgar os tolos, os medíocres e os arrogantes. E, na maioria dos casos e dos fatos, sempre fomos mais que isso".

Zimbres (2002) estabelece uma comparação entre experiências em políticas públicas de diversos países e estabelece alguns fatores de risco para a violência juvenil. Psicólogos, educadores, médicos e cientistas sociais têm-se mobilizado na busca de possíveis causas, explicações e delineamento de medidas sócio- políticas preventivas.

Waiselfisz (1998) traça o perfil dos jovens e adolescentes de classe média de Brasília, tomando como partida a morte brutal do índio pataxó Galdino em 1997, por jovens brasilienses de classe média trazendo à luz uma nova face da agressão juvenil.

Em 2006, o Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos realizado em Brasília, além da excelente programação, apresentou um debate que reputo de grande importância denominado "Encontro dos Fóruns de Gestores de Ensino, Pesquisa e Extensão de Direitos Humanos", onde Pró-reitores de Ensino, de Pesquisa e de Extensão de universidades federais e particulares de todo o Brasil discutiram a relevância desses trabalhos na consecução do empreendimento de uma educação universitária mais voltada para os direitos humanos no Brasil. Tomando educação como um processo amplo de ação e nosso campo de trabalho, categoria, destaco aqui a relevância de pensarmos numa formação e prática do psicólogo brasileiro voltadas para essa importante finalidade - o cumprimento dos direitos humanos.

 

Psicologia no Brasil: comprometimento social e cidadania

Importante destacar aqui o excelente trabalho da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, que além de tantas iniciativas, lançou em 2005 uma campanha nacional com o tema "O que é feito para excluir não pode incluir", cujos objetivos foram: identificar as práticas da Psicologia no sistema prisional, contribuir na construção das atribuições, competências e possibilidades de formação para o psicólogo no sistema prisional. A participação do Conselho Federal de Psicologia na Campanha contra a Baixaria na TV é outra louvável iniciativa que visa à construção de uma mídia brasileira mais comprometida com a formação da cidadania. Relativo a esse tema, importante destacar o lançamento do livro "Mídia e Direitos Humanos" promovido pela ANDI - Agência Nacional dos Direitos da Infância, SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Unesco no Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos em Brasília em 2006. O livro objetivou discutir a contribuição da imprensa no cumprimento dos direitos humanos no Brasil. Segundo Vivarta, V. e Canela, G. (2006),"1% apenas dos textos jornalísticos no Brasil mencionam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e 1% outras declarações, plataformas e programas de ações internacionais." Afirma ainda: " Os avanços em relação à agenda dos Direitos Humanos estão, historicamente, associados à atuação da imprensa responsável não apenas por denunciar violações a tais direitos, mas também por fortalecer o debate público em torno das formas de garanti-los e promovê-los"

No âmbito da Psicologia, muitos trabalhos de relevância social se destacam. Na área específica do desemprego, vejo com otimismo a iniciativa do psicólogo Wanderley Codo, coordenador do Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília, que mantém um projeto de aconselhamento psicológico aos desempregados - trabalho muito significativo, onde o índice de desocupação da população atinge 23%. Também a recente premiação, pela Unesco, de uma psicóloga na Universidade Federal do Rio de Janeiro dentro do programa "Universitários sem Fronteira" pela relevância do seu trabalho numa favela em prol da cidadania dos jovens fortalece o caráter sócio-político da categoria em grandes projetos.

O V Seminário de Direitos Humanos e Psicologia realizado em novembro de 2003 em Brasília já evidenciava o forte compromisso da Psicologia contra a violação dos direitos humanos e a favor de uma cultura para a cidadania plena do brasileiro. Muitas iniciativas, sem dúvida, estão em curso nesta área, mas certamente muito há o que ser feito num longo caminho a percorrer. Um bom exemplo do exercício de cidadania do Conselho Federal de Psicologia é a sua recente e importante participação no "Expo Fome Zero - Brasil Socialmente Responsável", expondo os grandes projetos sociais da categoria num avanço histórico pela cidadania brasileira.

O Jornal do Conselho Federal de Psicologia de outubro de 2006 trouxe notícias animadoras nesse sentido. A participação da categoria no Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Assistência Humanitária Internacional, atuação na Defesa Civil e em ações no Ministério da Saúde em situações específicas de risco ou calamidade, a participação política por um tratamento mental mais humanizado no Brasil e a criação recente pelo CFP do prêmio profissional "Psicologia e práticas educacionais inclusivas" caracterizam na prática a vinculação real da Psicologia aos Direitos Humanos.

Na teoria, já existe esse intrincamento profundo na relação entre a ciência psicológica e os direitos humanos/cidadania. Nos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo Brasileiro (2005) pg.7 podemos ler: "I. O psicólogo baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos." "II. O psicólogo trabalhará visando promover saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão". "III.O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural".

 

Propostas para uma Psicologia ainda mais articulada ao cumprimento dos direitos humanos no Brasil.

Refletindo sobre o papel e compromisso da Psicologia com a questão social e, mais especificamente com a violação dos direitos humanos, tentarei agora enumerar outras propostas para mudanças na formação e prática do psicólogo brasileiro buscando maior colaboração da categoria no cumprimento dos direitos humanos no Brasil. Evidentemente que é complexa a situação e os problemas necessariamente precisam ser contextualizados dentro das políticas nacionais e internacionais de combate à violação dos direitos humanos e da promoção da inclusão social.

Porém, avançando além da complexidade sócio-política dessas questões, necessário se faz vislumbrar novos caminhos na direção da solução dos graves problemas sociais aqui suscitados. Como colocar a formação e prática do psicólogo articuladas a uma maior compreensão social e um engajamento prático mais vigoroso nessa questão da violação dos direitos humanos no Brasil? Enumero aqui algumas possibilidades e propostas que poderão contribuir nessa direção:

- Incluir no currículo da graduação em Psicologia disciplinas e/ou unidades temáticas com enfoque no engajamento social teórico-prático dos alunos no ensino, na pesquisa e na extensão como forma de sensibilizá-los para uma participação mais efetiva em projetos sociais, que visem promover a cidadania dos brasileiros. Buscar uma formação acadêmica competente para pesquisar, formular propostas e agir, especialmente na área social. Neste campo de atuação, inegável a contribuição da Psicologia Escolar e Social preventiva buscando conscientizar sobre a necessidade da busca da cidadania, da inclusão social e da criação de uma postura crítica, por parte das crianças e dos adolescentes, frente aos apelos e modismos sociais da mídia e do perigoso contato com bebidas, drogas, fumo, exploração sexual e o crime;

- Na universidade, profissionais de Psicologia funcionando como agentes importantes na criação de projetos de ação focados em direitos humanos no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, empenho para a criação de cursos de pós-graduação na área dos direitos humanos. Importante a implementação de uma educação em direitos humanos em todos os cursos de licenciatura nas universidades. Dessa forma, teríamos em pouco tempo, uma rede de multiplicadores e ações na área dos direitos humanos em todos os níveis escolares: do ensino fundamental aos cursos de pós-graduação. Com a extensa e importante rede de escolas públicas que o Brasil tem, seria enorme a dimensão social desse trabalho contra a violação dos direitos humanos;

- Também na formação acadêmica, incluir conteúdo de políticas sociais brasileiras e internacionais que poderão subsidiar propostas e projetos sociais que permitirão adotar uma postura crítica e de colaboração no sentido de apresentar propostas de solução para os graves problemas sociais através de um engajamento prático mais vigoroso. Vale ressaltar que a Universidade Federal do Ceará, já implementa na disciplina Psicologia Social 2 forte conteúdo nessa área, conforme esses objetivos do programa da disciplina: "Esta disciplina busca, nos limites e possibilidades de sua concretização, contribuir para um conhecimento inicial das categorias políticas, processos de exclusão e inclusão sociais e cidadania, como dimensão basilar às práticas psicológicas e para um desvelamento mais substantivo do tecido social do Brasil contemporâneo", Pinheiro(2004);

- Participação mais efetiva e competente da categoria nos trabalhos do terceiro setor -as Organizações Não Governamentais (ONGs) - como forma alternativa de buscar resolver os problemas sociais. Apesar de um grande número de psicólogos já trabalhar nessa área, necessário se faz uma intensificação de esforços em trabalhos de maior relevância social. Participar com maior destaque ainda em grandes projetos contra a violação dos direitos humanos no nosso país;

- Importante também refletir sobre a participação dos psicólogos em trabalhos voluntários e em grandes projetos nacionais visando a promoção da cidadania dos brasileiros e contribuir para uma sociedade mais democrática com oportunidades mais igualitárias. Participação mais efetiva nos grandes projetos e discussões nacionais (destaque para cursos/institutos e órgãos representativos da categoria). Gostaria de destacar aqui a relevância da participação da categoria no recente "Projeto Banco Social de Serviços", que mostra o compromisso dos psicólogos voluntários frente aos grandes dramas sociais no Brasil;

- Entendo ser necessário também que psicólogos tenham maior atuação e participação na mídia, quer divulgando seus trabalhos científicos quer simplesmente denunciando problemas e fatores que violem a integridade física e mental dos indivíduos e propondo alternativas e melhorias. Acho importante que a ciência psicológica saia, cada vez mais, dos seus redutos (consultórios, divãs, empresas, escolas, revistas especializadas, congressos científicos, etc) e ganhe maior notoriedade social também nas grandes discussões nacionais e na imprensa de massa (jornais, rádios,TV etc) no contato direto com o povo;

- Estabelecendo metas além da Psicologia estritamente, importante se torna preparar o psicólogo para os grandes desafios sociais - romper os limites profissionais na busca de atuações emergentes, inovadoras e relevantes no cenário político. As aprovações recentes de psicólogos como diplomatas brasileiros caminham nessa direção. Como psicólogos diplomatas, parlamentares e/ou em outras carreiras sociais relevantes podem participar mais efetivamente das políticas nacionais e internacionais de inclusão social;

- Finalmente, cabe aos órgãos representativos da categoria (Conselhos Federal, Regionais de Psicologia, Associações, Sindicatos, cursos etc) desempenho com maior competência sócio- política, articulando-se aos grandes projetos nacionais, na busca da solução dos graves problemas brasileiros. Trabalhar além das sedes administrativas e escritórios e representar, com maior relevância, a ciência psicológica nos grandes debates nacionais, como tem feito ultimamente a categoria de forma brilhante. Aliado a isso, através do seu competente trabalho administrativo e de fomentação e gerenciamento de projetos, contribuir para a valorização e destaque do profissional de Psicologia;

- Algumas sugestões a acrescentar nessa questão específica da categoria: pesquisar e acompanhar, com maior aprofundamento, a qualidade da formação dos psicólogos no Brasil (enfoque no sócio-político), discutir e influir na política nacional de abertura de novos cursos de Psicologia, estabelecer políticas de expansão do mercado de trabalho dos profissionais, pleitear e se empenhar na participação do psicólogo em maior número de concursos, buscar apoio para estabelecer, através de projetos de lei, teto salarial mínimo da categoria e articular-se a grandes projetos de relevância social. Muito importante também uma redemocratização dentro da própria estrutura administrativa da categoria, estabelecendo mais igualdade de oportunidades para todos os psicólogos. Fazer de cada psicólogo e suas idéias, um parceiro importante nesse trabalho de (re)construção, fortalecimento da Psicologia e de cooptação de esforços pela cidadania.

 

Referências bibliográficas

Abramovay, M. e Rua, M. das G. (2002). Violências nas escolas de Brasília, Brasília: Unesco, Instituto Ayrton Sena, Banco Mundial e Fundação Ford.        [ Links ]

Balbino, V. do C. R. (2002). Por que tanta violência juvenil? Correio Braziliense, Brasília, Caderno Cidades, página 5.        [ Links ]

Balbino, V. do C. R. (2006). Delinqüência juvenil e dramas sociais. Gazeta DF e Entorno, Brasília, página 3.        [ Links ]

Castro, M. e Abramovay, M. (2002). Drogas nas escolas. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, Instituto Ayrton Sena, Fundação Ford e CNPq.        [ Links ]

CEBRID (2004). V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID/ UNIFESP, página 326.        [ Links ]

Código de Ética de Ética do Psicólogo Brasileiro (2005). Conselho Federal de Psicologia, Brasília, página 7.        [ Links ]

Costa, J. F. (2004). O vestígio e a aura - corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Garamond.        [ Links ]

Ortega-Ruiz, R. e Del Rey, R. (2002). Estratégias educativas para a prevenção da violência. Brasília: Unesco, Universidade Católica de Brasília.        [ Links ]

Perseu Abramo, Fundação (2001). A mulher brasileira nos espaços público e privado. Como vivem e o que pensam os brasileiros no início do século XXI - síntese dos resultados. São Paulo.        [ Links ]

Fundo de População das Nações Unidas (2005), UNFPA - A Situação da População Mundial 2005, Brasília.        [ Links ]

SENAD- Secretaria nacional Antidrogas, (2006, 24 de novembro). Levantamento domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, Correio Brazilense, Brasília, página 13.        [ Links ]

Severiano, M. de F. (2001). Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais do consumo na contemporaneidade, São Paulo: Annablume editora        [ Links ]

Vivarta, V. e Canela, G. (2006). Mídia e Direitos Humanos, Brasília: Agência de Notícias dos Direitos da infância, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Unesco.        [ Links ]

Zagury, T. (2002). Limites sem trauma, Rio de Janeiro: Editora Record.        [ Links ]

Zampieri, A. M. F. (2004). Erotismo, sexualidade, casamento e infidelidade - sexualidade conjugal e prevenção de HIV e da AIDS. São Paulo: Editora Ágora.        [ Links ]

Zimbres, P. (2002). Violências nas escolas. Brasília: Unesco.        [ Links ]

Waiselfisz, J. J. (1998). Juventude, violência e cidadania: os jovens de Brasília. Brasília: Unesco/Cortez.        [ Links ]

Waiselfisz, J. J. e Maciel, M. (2003). Revertendo violências, semeando futuros. Brasília: Unesco.        [ Links ]

Waiselfisz, J. J. (2004). O Mapa da Violência 4 - Os jovens do Brasil. Brasília: Unesco.        [ Links ]

Creative Commons License