SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Academic and extracurricular variables predict career adaptability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Psicol. Am. Lat.  no.31 México July 2019

 

Editorial

 

 

Ana Paula Porto Noronha

Editora

 

 

A União Latino-americana de Entidades de Psicologia tem por finalidade a reunião de associações da área de Psicologia, localizadas em países da América Latina. A Revista Psicologia para América Latina quer promover a reunião de saberes distintos que possam ser desenvolvidos e sistematizados com base em experiências que auxiliem na compreensão da identidade e da cultura latino-americanas. O presente número apresenta seis artigos inéditos de autores da Argentina e do Brasil.

Estudar quais e como as variáveis acadêmicas e extracurriculares podem explicar as dimensões de Adaptabilidade de Carreira foi o objetivo de Rodolfo Ambiel, Gustavo Henrique Martins, Lucilene Tofoli e Lara Priscila de Campos. O artigo intitulado Variáveis acadêmicas e extracurriculares predizem adaptabilidade de carreira consultou 323 participantes que responderam a Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS). Os resultados indicaram que satisfação com o curso, satisfação com a escolha, nota, atividades extracurriculares e situação laboral explicaram as dimensões de Adaptabilidade de Carreira.

Verificar como se manifesta o apego materno-fetal nos trimestres da gestação foi o objetivo do estudo, realizado com metodologia qualitativa, de Andressa da Silva Lucena, Fernanda Ottati e Felipe Augusto Cunha, intitulado O apego materno-fetal nos diferentes trimestres da gestação. Os autores identificaram o apego materno-fetal durante o processo gestacional das nove gestantes entrevistadas, no entanto, não encontraram diferenças entre os trimestres.

Evaluación de los intereses profesionales: revisión de estudios con la Escala de Asesoramiento Profesional revisita as pesquisas que publicaram estudos com a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). Rodolfo A. M. Ambiel, Ana Paula Porto Noronha, Bárbara de Paula Alves e Leonardo de Oliveira Barros descreveram 34 estudos, que versaram sobre a análise de estrutura interna da EAP, relações entre a escala de afetos e personalidade, assim como com medidas de inteligência e de interesses profissionais, nos contextos educacionais ou familiares. Também foram analisadas variáveis acadêmicas.

Jeremías Tosi, Mario Trógolo e Rubén D. Ledesma são os autores do artigo que tem o título Actitudes y conductas de riesgo en la conducción. Foram consultados 268 motoristas de Córdoba, Argentina, que responderam Escala de frecuencia de conductas de riesgo en la conducción e Escala de actitudes hacia las conductas de riesgo en la conducción. Os resultados indicaram que a praticidade previu positivamente a tendência geral de conduzir de forma arriscada. Os autores concluíram que os condutores jovens e os homens relataram atitudes mais positivas em relação ao risco de condução.

Andrea Carvalho Beluce, Katya Luciane de Oliveira e José Aloyseo Bzuneck no artigo Tecnologias digitais e motivação para aprender: contribuições da Teoria da Autodeterminação investigaram a motivação de estudantes para aprender por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Os autores concluíram que o uso estratégico das tecnologias nos contextos de estudo pode influenciar as percepções de valor e pertencimento, assim como a autonomia e a expectativa de sucesso.

Oscar A. Cardoso conduz um texto informativo sobre a legislação da Argentina no que concerne às normativas que versam sobre a promoção dos serviços de saúde. O autor destaca que os psicólogos compõem dispositivos terapêuticos e fazem parte de equipes mul tidisciplinares, e, sob esta perspectiva, devem contribuir com as dimensões da saúde mental, em seu conceito mais amplo.

Por fim, Alexandra Ayach Anache, Lara Nassar Scalise e Sylvianara Aparecida da Costa Escobar fizeram uma reflexão sobre as experiências advindas de estágios supervisionados em um curso de psicologia, no período de 2010 a 2016, de uma universidade pública. As autoras concluíram que estagiários refletem sobre as concepções de deficiência, quando estimulados pelo professor e pelo contexto inserido.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Creative Commons License