SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Rev. bras. psicol. esporte v.1 n.1 São Paulo dez. 2007

 

APRESENTAÇÃO

 

Novos tempos para a psicologia do esporte brasileira

 

Quando utilizamos o termo novo é porque partimos da convicção de que estamos superando algo existente a priori. Não vai aqui qualquer intenção de avaliar ou criticar o anterior, o antigo ou velho, mas se precisou ser superado é porque já não mais satisfazia às necessidades e anseios de então.

É com esse espírito que surge a Revista Brasileira de Psicologia do Esporte (RBPE) da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp). Mais do que um veículo de comunicação da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte a RBPE é um espaço de reflexão, crítica, debate e divulgação do que se faz na Psicologia do Esporte na atualidade.

Considerando a dinâmica e a interatividade da sociedade contemporânea e a flexibilidade das fronteiras, principalmente as acadêmicas, nascemos já dentro do espírito que circula entre aqueles que constroem, representam e trabalham pela área: em um formato eletrônico, facilitando assim o acesso às informações, e aceitando artigos em quatro idiomas, para que a aproximação com outras comunidades se dê não apenas no discurso, mas também na ação.

E com isso pretendemos ter contato, de fato, com aquilo que se tem feito pelo mundo em Psicologia do Esporte, e afirmar a singularidade do que fazemos e pensamos no Brasil, a partir da especificidade de nossa cultura e sociedade.

Entendemos a Psicologia do Esporte como um universo amplo que se reparte em agrupamentos de conhecimentos e modalidades de intervenção específicas como o esporte de alto rendimento – situação onde prevalece o modelo competitivo por excelência, sendo o praticante um profissional, se assim o modelo institucional o permitir, cujo objetivo maior é a busca de marcas e a superação de limites; as práticas de tempo livre – pautadas em uma expectativa da atividade física e esportiva voltadas para o lazer, de forma individual ou coletiva, que se multiplica na sociedade contemporânea, principalmente nos centros urbanos; a iniciação esportiva – entendendo que essa atividade se dá hoje não apenas no espaço escolar, mas também em outros ambientes, públicos e privados, tendo a criança e o jovem como seu público alvo; os projetos sociais – instituições hoje representadas como o terceiro setor, que caminham na busca de soluções para a desigualdade em uma sociedade que assiste à perda do estado de bem-estar social e a desresponsabilização do Estado quanto aos direitos básicos do cidadão, e que elegeram o esporte como um meio para a discussão e o exercício da cidadania entre crianças e jovens; e a reabilitação, espaço de cuidado de pessoas com quadros crônicos ou agudos e que utilizam o esporte como condição para o resgate de uma boa qualidade de vida ou de novas formas de convivência.

A compreensão que temos da pluralidade de campos de atuação é acompanhada pelo respeito à diversidade teórica, tão cara a uma área que tem um objeto de estudo e intervenção tão complexo e multifacetado. Isso quer dizer que há espaço na RPBE para diferentes abordagens e metodologias na apresentação das questões e produções da Psicologia do Esporte, desde pesquisas experimentais a análises macrossociais. Entendemos que somente assim avançaremos na qualificação de nossos profissionais e pesquisadores e daremos visibilidade a uma área que tem se mostrado pródiga na inovação de saberes e práticas em nosso país.

Reflexo disso pode ser observado na composição do Conselho Editorial que mescla professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com competência reconhecida tanto no país como fora dele. Vale ressaltar que, atendendo a uma demanda da própria Psicologia do Esporte, estão representadas nesse grupo tanto a Psicologia como a Educação Física e Esporte, procurando assim ampliar o escopo das análises circunstanciadas.

Deixamos aqui um convite, e também um desafio, àqueles que estudam, pesquisam, intervêm ou militam na Psicologia do Esporte, em participar desse novo espaço de discussão, deixando registrado que nossa marca é e será o diálogo, a troca respeitosa de pontos de vista e o desejo incondicional de construir uma Psicologia do Esporte com ética e compromisso social.

Katia Rubio
Editora

Creative Commons License