SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Psicologia, psicologias: velhos e novos olhares - Algumas considerações sobre o passado, o presente e o futuro da psicologia com ciência, profissão e ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. v.1 n.1 Juiz de Fora jun. 2007

 

EDITORIAL

 

Nasceu a Psicologia em Pesquisa!

 

Atualmente há um conjunto significativo de periódicos brasileiros que têm como meta a divulgação de conhecimento psicológico e de áreas afins. A última avaliação efetuada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) relacionou mais de 50 revistas de Psicologia do Brasil, sendo que cerca de 40 delas foram classificadas como A. Além dessas, existem outras tantas que sequer constam na relação disponível na página da Internet da Capes (http://qualis.capes.gov.br/webqualis/).

Apesar do número expressivo de periódicos científicos na área, ainda há muito por se fazer no que se refere a estas publicações, que constituem o principal canal de comunicação da produção científica da Psicologia no país. As necessidades neste domínio são tanto qualitativas, como, por exemplo, maior rigor na seleção dos artigos, quanto quantitativo, isto é, mais revistas são necessárias.

Conhecendo esta demanda, mas também tendo consciência do desafio que é criar, qualificar e manter um periódico científico num país como o nosso, o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) há tempos vem acalentando o sonho de ter seu próprio canal de comunicação com a comunidade acadêmica nacional e internacional, bem como com psicólogos e profissionais de áreas afins. Foram vários meses de planejamento e outros tantos de trabalho efetivo para criar uma revista que assume o compromisso de ter qualidade elevada e ‘vida’ longa. Finalmente ela é uma realidade e, com satisfação, podemos apresentar a Psicologia em Pesquisa.

A primeira Psicologia em Pesquisa é composta por dez textos, distribuídos em quatro seções: Revisão de Literatura &; Ensaios Teóricos; Relatos de Pesquisa; Resenha; e Temas em Debate. Os textos são provenientes de alguns Estados da Federação (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), havendo, inclusive, contribuições de pesquisadores da Universidade Barcelona.

Para contemplar a diversidade que caracteriza a Psicologia enquanto ciência e profissão, foram selecionados para a nossa primeira revista textos com temas que têm implicações para distintas áreas do campo de conhecimento psicológico e para áreas afins (educação, saúde etc.):

1. Emoções e cognições;
2. Depressão puerperal e interação mãe-bebê;
3. Avaliação da leitura;
4. Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais;
5. Crenças acerca do consumo de substâncias e a violência;
6. Representações quanto ao envelhecimento; e
7. Formação do psicólogo e eventos de Psicologia.

Ressaltamos que o Departamento de Psicologia da UFJF, que tem se notabilizado pela busca da excelência em seus cursos de graduação e pós-graduação, mobilizará esforços equivalentes ou superiores ao despendido no ensino para assegurar ao periódico recém-nascido o mesmo padrão de qualidade observado na área acadêmica. Trata-se de um compromisso com os nossos alunos e professores, com os leitores e com todos aqueles que têm nos apoiado na concretização deste objetivo.

Diferentemente do que acontece com muitos periódicos da área, o Departamento de Psicologia da UFJF almeja - e trabalhará para tanto - que o primeiro número da Psicologia em Pesquisa represente somente o início de uma longa e frutuosa história. Vida longa e virtuosa à Psicologia em Pesquisa!

 

Altemir José Gonçalves Barbosa

Creative Commons License