SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Escolas para todos: caminhos para a inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. v.1 n.1 Juiz de Fora jun. 2007

 

TEMAS EM DEBATE

 

IV Encontro Juizforano de Psicologia
II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes

 

 

 

Realizados pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo Curso de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e pelo Conselho Regional de Psicologia - 4ª. Região, o IV Encontro Juizforano de Psicologia e o II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes atualmente constituem, sem dúvida, o principal evento científico da região. Com a ampliação do evento, atualmente, também colaboram com os eventos os cursos de Psicologia das cidades de Barbacena, Muriaé, São João Del Rei, Viçosa e Ubá.

Vale destacar que toda a organização do acontecimento é realizada principalmente por discentes das duas primeiras instituições de educação superior. Tamanho é o compromisso dos estudantes com a realização dos eventos que eles têm perdurado e, principalmente, tido sua qualidade elevada ano a ano.

Assim, desde 2004, estudantes, pesquisadores e profissionais de Psicologia da região se reúnem no segundo semestre, geralmente no mês de outubro, para divulgar e assimilar conhecimento científico e, especialmente, para refletir sobre os caminhos e descaminhos da área no Brasil. No ano corrente, o tema norteador das atividades será “Fundamentos e Novas Perspectivas: da Formação à Prática”.

Além de pesquisadores, estudantes e profissionais da região, convidados renomados de todo o país têm participado dos eventos. Dentre outros, merecem destaque as participações de Samuel Pfromm Netto, Ana Mercês Bahia Bock e Mary Jane Spink.

Neste ano, o IV Encontro Juizforano de Psicologia e o II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata ocorrerão nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro de 2007, de terça a sexta-feira. No decorrer desses dias, serão realizadas palestras, mesas- redondas, cursos, oficinas, sessões de vídeo, sessões de trabalhos científicos e mostra de atuações profissionais de psicólogos.

Apesar de os eventos terem Juiz de Fora como lócus principal, serão realizados ‘pré-eventos’ nos cursos de Psicologia das cidades de Barbacena, Muriaé, São João Del Rei, Viçosa e Ubá. Isto atesta a dimensão que os eventos estão tomando.

Por fim, é preciso destacar que, desde a formação até a prática profissional, somos constantemente convidados a refletir acerca de nossa atuação e produção de conhecimento. Nada melhor do que fazer tal exercício de forma coletiva, agregando experiências e conhecimentos regionais.

As inscrições devem ser realizadas na página na Internet do evento www.enjupsi.com.br.

 

Comissão Organizadora

Creative Commons License