SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Wilhelm Wundt’s concept of mind author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. vol.2 no.1 Juiz de Fora June 2008

 

EDITORIAL

 

Estímulo para a pesquisa nos cursos de graduação em Psicologia

 

Há alguns anos a Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia (AJEPsi) realiza anualmente o Encontro Juizforano de Psicologia (Enjupsi). Trata-se de um evento científico idealizado, planejado e implantado por alunos, sendo que praticamente todos ainda cursam a graduação na área. O evento é aberto a psicólogos e pesquisadores, mas tem como prioridade fomentar a participação discente, especialmente no que se refere à apresentação de trabalhos.

Em 2008, em decorrência do amadurecimento desse evento, foi realizado o I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes paralelamente ao Enjupsi. Também pela primeira vez, a Ajepsi selecionou os melhores trabalhos e firmou uma parceria com a Psicologia em Pesquisa para publicá-los na íntegra.

Após uma primeira avaliação por renomados especialistas convidados pela associação, os autores das melhores comunicações científicas foram convidados a preparar textos completos seguindo as normas da revista. Os artigos apresentados foram avaliados mais uma vez pelo conselho editorial do periódico, sendo que os aprovados compõem o presente número da Psicologia em Pesquisa. É preciso destacar que todos eles têm como autores principais estudantes, que, em sua maioria, cursavam em 2008 um curso de graduação em Psicologia.

Foram selecionados o ensaio teórico de Pereira e a revisão de literatura de Paiva e Silva. O primeiro analisa o conceito de mente na obra de Wundt e o segundo examinou, a partir da literatura, a ansiedade em jovens atletas, considerando os estágios psicossociais de desenvolvimento.

Quanto aos relatos de pesquisa, selecionaram-se seis textos. Gebara e Lourenço investigaram as crenças sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes a partir do relato de profissionais de saúde. Paiva, Araújo, Pereira e Lourenço pesquisaram a comorbidade entre fobia social e consumo de álcool. Lara, Ávila e Freitas analisaram a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, enfatizando tanto aspectos cognitivos quanto os afetos presentes nesse processo. Lamas, Pereira e Barbosa apresentam os resultados obtidos em um processo de orientação profissional que adotou o formato de pesquisa com intervenção com um delineamento quase-experimental. Miranda e Banhato correlacionaram qualidade de vida na terceira idade e a participação em grupos sociais. Nepomuceno e Freitas também analisaram crenças, mas, nesse caso, foram consideradas as percepções de gerentes sobre o trabalho de pessoas com deficiência.

Os leitores encontram, ainda, no presente número, uma resenha efetuada por Mota do livro Improving literacy by teaching morphemes. Por último, é apresentado, como Tema em Debate, um relato de experiência em uma residência em Psicologia Hospitalar com autoria de Veroneze, Rodrigues, Filgueiras, Leal e Benfica.

Além de a autoria principal dos textos ser de um estudante, percebe-se, também, a co-autoria de docentes. Assim, essa iniciativa da Ajepsi em parceria com a Psicologia em Pesquisa converge com as diretrizes nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, que estabelecem que a investigação científica deva ser atividade fundamental na formação inicial de psicólogos.

 

Altemir José Gonçalves Barbosa

Creative Commons License