SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Da invenção da infância à psicologia do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. v.3 n.2 Juiz de Fora  2009

 

EDITORIAL

 

Psicologia em Pesquisa: fim de um ciclo e mudanas para o futuro prximo

 

 

Compem o presente nmero da Psicologia em Pesquisa oito artigos, sendo que seis deles relatam pesquisas. Os dois textos da seo Reviso de Literatura & Ensaios Tericos foram escritos por Ferreira e Araujo Da inveno da infncia Psicologia do Desenvolvimento e Batistoni Contribuies da Psicologia do envelhecimento para as prticas clnicas com idosos.

Ferreira e Araujo analisaram o surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Para tanto, tm como base a Nova Histria e genealogia foucaultiana. Alm vincular os desenvolvimentos nessa rea a acontecimentos do sculo XVI e XIX, os autores refletem sobre o movimento de consolidao desse campo da Psicologia.

Batistoni revisou os principais avanos do conhecimento psicolgico sobre o envelhecimento a partir da ltima metade do sculo XX. Analisa as articulaes entre o saber produzido e as prticas psicoterpicas, bem como reflete sobre algumas implicaes para outras prticas em Gerontologia. A autora assevera, como concluso, a necessidade de aumentar a produo cientfica brasileira sobre Psicologia do Envelhecimento.

A seo Relatos de Pesquisa composta por textos de Souza e Mouro Avaliao do Projeto Esperana: um Estudo de Caso na Pavuna RJ , Alexandre e Vieira A influncia da guarda exclusiva e compartilhada no relacionamento entre pais e filhos , Bahia e Andrade Genealogia de uma comunidade: a trama da trana , Justi e Justi Contagem da frequncia dos bigramas em palavras de quatro a seis letras do portugus brasileiro , Silva Discurso sobre Cincia e Tecnologia na Formao Docente: contribuio da Teoria das Representaes Sociais e Silva e Mota Dficits nas habilidades metalingsticas em crianas com dificuldades na leitura.

Souza e Mouro efetuaram um estudo qualitativo sobre o Projeto Esperana. Trata-se de uma iniciativa social que atende crianas, adolescentes e famlias com dificuldade para manter as condies bsicas de subsistncia.

Alexandre e Vieira compararam a parentalidade de casais divorciados, considerando o tipo de guarda dos filhos: compartilhada ou exclusiva da me. Os resultados evidenciaram que a forma como ocorreu a separao parece ser uma varivel fundamental para o exerccio dos cuidados parentais.

Bahia e Andrade investigaram a sucesso e a transmisso da cultura em uma comunidade da cidade do Rio de Janeiro Brasil. Foram identificadas evidncias de que as mulheres exercem papel fundamental nesse processo.

Justi e Justi descreveram a ocorrncia dos bigramas, isto , pares ordenados de letras que co-ocorrem nas palavras de uma lngua, em palavras de quatro a seis letras do portugus brasileiro. Como parte dos resultados, tem-se um banco de dados com informaes psicolingsticas dessa lngua extremamente relevantes. Esse material, apesar de no ser apresentado, pela sua dimenso, na Psicologia em Pesquisa, disponibilizado por correio eletrnico pelos autores.

Silva analisou o discurso sobre Cincia e Tecnologia (C&T) adotado em um processo de formao docente.

Contemplao, verdade e vivncia destacaram-se como atributos dessa forma de conhecimento.

No ltimo texto que relata pesquisa, Silva e Mota examinaram a conscincia morfolgica de maus leitores. Por se tratar de um estudo exploratrio, alm de mais pesquisas, as autoras recomendam que os resultados, que no evidenciaram muitas associaes entre as duas condies, sejam considerados com cautela.

Completa o presente nmero da Psicologia em Pesquisa, um texto de Paiva sobre competncias necessrias para a superviso em Psicologia. Caractersticas fundamentais do supervisor, tais como conhecimento e valores, so discutidas.

Com o presente nmero, a Psicologia em Pesquisa completa um trinio. A prxima edio do peridico, j em 2010, apresentar uma srie de novidades, sendo a principal delas a mudana de editor, que ficar a cargo do Prof. Dr. Saulo de Freitas Araujo do Departamento de Psicologia da UFJF. Assim, fundamental, nesse momento, agradecer aos autores dos textos desse perodo e convid-los a continuar submetendo publicaes. , ainda, mister solicitar a colaborao daqueles que no enviaram seus artigos para que o faam e, dessa forma, ajudem a construir uma publicao que prioriza a essncia da Psicologia enquanto cincia: a pesquisa.

Altemir Jos Gonalves Barbosa

Creative Commons License