SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1On Law Proceedings: A Critical Perspective on the Traditional Concept of Family in the Realm of the Brazilian Legal Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. vol.4 no.1 Juiz de Fora  2010

 

EDITORIAL

 

Psicologia em Pesquisa: Novos Rumos, Novos Desafios

 

O presente nmero marca o incio de uma nova fase para a Revista PSICOLOGIA EM PESQUISA. Uma nova fase que de modo algum representa uma ruptura com o trabalho at aqui realizado, mas que, pelo contrrio, se reconhece em plena continuidade o mesmo. Foi somente a partir do trabalho pioneiro desenvolvido pela gesto anterior que possibilitou ao Departamento de Psicologia da UFJF a realizao de seu antigo sonho de fundar um peridico cientfico prprio que se tornou possvel vislumbrar as dificuldades e os novos desafios surgidos para a produo e veiculao do conhecimento cientfico em psicologia no Brasil.

nesse contexto de dificuldades e de novos desafios que assumimos a misso de preservar e consolidar o projeto original de PSICOLOGIA EM PESQUISA, buscando ao mesmo tempo um padro cada vez maior de excelncia profissional. Nesse sentido, julgamos conveniente introduzir algumas alteraes na estrutura do peridico, que passamos a relatar a seguir.

A comear pela composio formal, o Editor Geral passa agora a ser auxiliado por trs Editores Associados, cada um representando uma das trs linhas de pesquisa do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da UFJF (Histria e Filosofia da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento e Processos Educacionais, Psicologia Social e Sade). O objetivo alcanar no s uma maior representatividade, mas tambm maior agilidade, trazendo um ganho tanto qualitativo como quantitativo para todo o processo editorial. Alm disso, foi definida uma nova Comisso de Poltica Editorial, que resultou na ampliao e no fortalecimento do Conselho Editorial, agora com maior representao internacional. Por fim, PSICOLOGIA EM PESQUISA passa a contar tambm com uma nova estrutura operacional, dividida em trs eixos: uma assistente trabalhando diretamente com o Editor Geral, uma secretria geral e a Editora UFJF, que assume a partir deste nmero a parte de reviso, editorao e projeto grfico.

No que diz respeito ao contedo, mantivemos o compromisso de publicar dez textos por cada nmero, alterando apenas a nomenclatura e a diviso das sees internas. Embora a maior proporo dos relatos de pesquisa emprica em relao aos trabalhos puramente tericos esteja mantida, todos os textos esto agrupados em uma nica seo, denominada Artigos. Em seguida, criamos a Seo Livre, que um espao mais flexvel, voltado para diversas modalidades de transmisso de conhecimento psicolgico, como entrevistas, relatos de experincia profissional, debates contemporneos, snteses de eventos, etc. Finalmente, cada nmero se encerrar com uma Resenha, dedicada a um livro recente e de especial interesse para a comunidade cientfica.

Dando continuidade sua poltica editorial de respeitar a diversidade que caracteriza a pesquisa psicolgica, PSICOLOGIA EM PESQUISA publica neste nmero dez textos relacionados a domnios bem distintos da psicologia: psicologia jurdica (Perucchi); psicologia da aprendizagem (Paula & Leme; Costa & Boruchovitch); psicologia social (Andrade, Amaral & Ferreira; Naiff et al.), anlise do comportamento (Delage & Carvalho Neto); psicometria (Castro, Rueda & Sisto; Baptista, Carneiro & Sisto); formao do psiclogo (entrevista com Yamamoto); e psicologia comunitria (resenha de Baracho).

Nesta nova fase que agora se inicia, esperamos que PSICOLOGIA EM PESQUISA possa conquistar a confiana de um nmero cada vez maior de autores, garantindo, assim, a sua permanncia no rol dos peridicos cientficos de psicologia mais respeitados em nosso pas.

Saulo de Freitas Araujo

Creative Commons License