SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Diferenças regionais e as normas de interpretação do Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. vol.9 no.1 Juiz de Fora jun. 2015

http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201500010001 

EDITORIAL

DOI: 10.5327/Z1982-1247201500010001

 

Um novo ciclo, velhas dificuldades, a mesma filosofia

 

 

É com muita satisfação e certo alívio que entregamos ao público este novo número de Psicologia em Pesquisa. Dificuldades administrativas e, sobretudo, de financiamento, que estiveram muito além do nosso controle, causaram um indesejável atraso para o aparecimento dessa edição. Assim, nos desculpamos junto a nossos autores e leitores. Esses problemas se encontram, por ora, superados, e estamos trabalhando para garantir que a revista seja colocada rigorosamente em dia ao longo de 2016.

Como em edições anteriores — com exceção, evidentemente, dos números temáticos especiais —, a temática dos artigos publicados cobre uma ampla variedade de problemas e metodologias, que vão da psicometria à psicologia teórica, passando pela psicologia comunitária e pela psicologia escolar e do trabalho, entre outras. Os pesquisadores autores, por sua vez, provêm de diversas instituições renomadas de ensino e pesquisa de diferentes estados e regiões do país e do exterior. Oferecemos, na continuidade, um rápido vislumbre desses trabalhos e de seus autores.

Na área da psicometria e avaliação psicológica, Ana Paula Porto Noronha, Fabián Javier Marín Rueda, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, da Universidade São Francisco (USF), apresentam o estudo Diferenças regionais e as normas de interpretação do Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual, em que avaliam comparativamente o desempenho de crianças provenientes de diferentes estados brasileiros das regiões Nordestes e Sudeste no referido instrumento. Apesar das diferenças regionais, os autores encontraram pouca variação significativa nos desempenhos, discutindo a seguir esses resultados baseando-se em literatura recente e relevante sobre o tema. Já no campo do estudo das relações familiares, Bruna Rocha de Almeida e Nara Liana Pereira-Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em A convivência com um irmão com síndrome de Down, analisam, de forma quantitativa e qualitativa, o problema da convivência entre crianças portadoras de Síndrome de Down e seus familiares mais próximos (pais e irmãos). As pesquisadoras constataram e discutiram as semelhanças e diferenças entre percepções e atitudes para com a criança portadora da Síndrome entre pais, mães e irmãos, concluindo que, apesar das dificuldades eventualmente criadas, a sua presença não perturba significativamente o ambiente e a convivência familiar.

No campo da investigação do comportamento alimentar, Marcia Baroni Nader Costa Smith e Paulo Rogério Meira Menandro, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), avaliam, em Aspectos contextuais e pessoais influenciadores do consumo de chocolate, os fatores que influenciam o consumo de chocolate tanto no plano das variáveis individuais quanto no das representações sociais referentes à substância e ao comportamento de consumo. Em particular, o estudo tem como um de seus focos a análise comparativa do comportamento de consumo masculino e feminino, evidenciando a predominância de fatores culturais e afetivos na configuração deste último. Em A produção científica sobre Cyberbullying: uma revisão bibliométrica, por sua vez, Júlia Custódio Carelli de Oliveira, Lélio Moura Lourenço e Luciana Xavier Senra, todos da UFJF, apresentam uma análise bibliométrica detalhada da produção nacional e internacional sobre o tema do cyberbullying, identificando países, períodos, periódicos e autores que apresentam produção mais expressiva na área.

Logo após, aparecem dois estudos qualitativos no campo da psicologia do trabalho e da psicologia comunitária. Em Empregabilidade do psicólogo: análise da percepção de alunos, ex-alunos, professores universitários e selecionadores, Tânia da Glória Nogueira, Isadora Borges Morato de Andrade, Karine Grazielle Marques de Souza e Wallana Coutinho Soares, da Universidade FUMEC de Belo Horizonte (MG), abordam a percepção de professores, alunos e ex-alunos de um curso de Psicologia a respeito da capacidade do mesmo de fornecer-lhes as competências e habilidades necessárias para disputar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho específico da profissão. Os resultados apontaram para uma satisfação apenas parcial com a qualidade da formação nesse quesito, sugerindo a necessidade de sua discussão no âmbito da comunidade acadêmica em Psicologia. Já em Dimensiones de la salud comunitaria que consideran pediatras del Primer Nivel de Atención: reflexiones y desafíos, María Paula Juárez, da Universidade de Rio Cuarto de Córdoba, na Argentina, apresenta um estudo exploratório sobre a atuação de médicos pediatras que atendem a população carente no sistema de saúde pública da província. O estudo se foca na relação estabelecida com as mães dos pacientes, privilegiando temas como o papel do médico e das estratégias de planejamento, assim como a função da interdisciplinaridade dentro do paradigma da saúde comunitária.

Num estudo crítico da ideologia construtivista em educação, Vitor Geraldi Haase, Annelise Júlio-Costa e Júlia Lopes Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentam, em Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar, as razões pelas quais acreditam que o movimento, enquanto estratégia pedagógica, está condenado ao fracasso. Seu estudo crítico aborda questões relativas à pedagogia, epistemologia, aprendizagem, evolução humana, cognição e diferenças individuais para argumentar pela necessidade de uma revalorização dos métodos instrucionais, sobretudo no caso de crianças com dificuldades de aprendizagem. Por sua vez, Flávio Fernandes Fontes e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizaram, em A psicologia teórica e filosófica como uma área de pesquisa acadêmica, um estudo introdutório a essas áreas de pesquisa em psicologia, com o intuito de argumentar pela sua importância, lado a lado com a visão predominante da Psicologia como essencialmente empírica, centrada em questões metodológicas e na coleta de dados. Para tanto, abordam descritivamente essa nova área de pesquisa, caracterizando as instituições, programas, autores, grupos de pesquisa e periódicos que a ela se dedicam, com o objetivo de delimitar o escopo e os objetivos da Psicologia Teórica e Filosófica.

Para finalizar, esta edição apresenta dois trabalhos de revisão sistemática de literatura. No primeiro, intitulado Interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta, Flávia Fraga Silveira e Marisa Cosenza Rodrigues, da UFJF, a partir do exame da literatura nacional e internacional em Teoria da Mente, discutem a maneira como as crianças se tornam capazes de compreender e expressar estados mentais através da linguagem. O foco do trabalho é a maneira como a atividade lúdica infantil do faz de conta favorece a percepção, compreensão e atribuição de estados mentais na infância, potencializando o desenvolvimento sociocognitivo no ambiente familiar e escolar. O trabalho seguinte, Estratégias de enfrentamentos e sobrecarga dos familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: revisão de literatura, realizado por Daniela Cristina Souza Santos e Marina Bandeira, da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), examina e discute a literatura existente sobre a maneira como a desinstitucionalização psiquiátrica colocou sobre os familiares o ônus do cuidado do dia a dia com os pacientes psiquiátricos. As autoras avaliam quais estratégias reforçam a sobrecarga dos familiares e discutem as maneiras pelas quais estratégias de coping mais eficazes podem ser aprendidas e empregadas.

Por último, Olavo Smanio Brando, Jéssica Brum, Rodrigo Carquejeiro e João Maciel, da UFJF, trazem, em O movimento do pensamento de Sigmund Freud segundo Luiz Roberto Monzani, uma resenha da recente e oportuna reedição do livro Freud: o movimento de um pensamento, um verdadeiro clássico e obra fundadora da área de pesquisa em filosofia da psicanálise no Brasil que há muito tempo se encontrava fora de catálogo.

Terminamos este texto mencionando a despedida do Professor Saulo de Freitas Araújo da editoria de Psicologia em Pesquisa e expressando, em nome de toda a equipe da revista e do PPG em Psicologia da UFJF nosso agradecimento pelo inestimável trabalho que realizou, quase sempre em condições adversas, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da revista, o qual permitiu que esta atingisse sua condição atual. Esperamos, de agora em diante, ser capazes de fazer avançar esse trabalho, segundo os mesmo princípios que nortearam a atuação da revista até aqui, e de superar as novas dificuldades e imprevistos, que nunca faltam nos tempos que correm.

Richard Theisen Simanke
Editor

Creative Commons License