SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Prologo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. vol.14 no.3 Juiz de Fora dez. 2020

 

Apresentação

 

 

São Leopoldo (RS), Outubro de 2018. Ao longo da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, encontramo-nos Joaquim Rossini, jovem brilhante, docente da Universidade Federal de Uberlândia, e eu, José Aparecido da Silva, então Professor Visitante na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), sem que tivéssemos combinado, numa farta mesa de café da manhã, onde não faltavam café com leite e pãozinho na manteiga, tampouco muitas ideias e reflexões. Como temos muitos interesses em comum, que variam de psicometria à psicologia experimental, passando pela neurociência, começamos a analisar e, até mesmo a mensurar, variados trabalhos acadêmicos dispersos nas grandes áreas ali representadas, tendo em comum, ligações com as áreas de atenção, percepção, psicofísica, memória, aprendizagem, inteligência, dor, modelos psicobiológicos, cognição espacial, percepção de face, percepção de cores e neurociência visual e cognitiva. Colocando um denominador comum em todos os trabalhos, a saber, processos psicológicos básicos, desafiamo-nos, então, a agregar mais de uma centena de trabalhos sob esta perspectiva.

Na mesma empolgada discussão, café esfriando, preterido por essas ideias, propusemos-nos a, em Setembro de 2019, organizar um simpósio, intitulado Cérebro & Mente, o qual agregasse todos esses trabalhos e os vindouros nessa grande área. Por sua vez, sendo bem-sucedido o evento, poderíamos editar um número especial da revista Psicologia em Pesquisa, cuja base editorial localizava-se na bela Universidade Federal de Juiz de Fora. Joaquim, então, entusiasmou-se tanto com tais ideias que chegou a sugerir que, num futuro próximo, considerando a grande quantidade de trabalhos que previamente estimávamos na área, que poderíamos chegar a editar uma revista na área, que intitular-se iria Psychological Basic Processes.

Em sua quase totalidade, essas idéias não só se concretizaram, como foram, também, coroadas de sucesso, ficando no aguardo apenas a consumação da nova revista, por envolver colaboração de mais pesquisadores de outras instituições, como, também, tempo de seu trâmite legal.

William James, filósofo e psicólogo americano, além de primeiro intelectual a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos, certa vez afirmou que "Nem toda verdade, nem toda bondade são reveladas a um observador único, embora cada um ganhe uma superioridade parcial de enfoque da posição particular em que se encontra". Assim, qualquer pessoa que tente organizar um número especial composto de estudos de diferentes áreas, tal como este dedicado aos processos psicológicos básicos, há de descobrir facilmente que as considerações de James soam verdadeiras. Em outras palavras, e nós editores desse número especial prontamente verificamos isso, significa que é impossível cobrir todos os processos psicológicos básicos num único volume. Motivo pelo qual editamos também um segundo, sem que, todavia, todas essas facetas sejam ainda cobertas. Assim considerando, esse volume é dividido em duas grandes secções: (I) Ensaios Teóricos, Modelos e Reflexões e (II) Percepção, Atenção, Memória, Desempenho e Dor.

No conjunto desses estudos, é possível observar, portanto, que os colaboradores certamente realizaram um grande trabalho, pelo qual nos os agradecemos, cientes da paciência e colaboração que tiveram em fazê-lo. Dos diferentes estudos depreendem-se vários conceitos teóricos e experimentais que atualmente estão sendo debatidos e estudados na literatura moderna dessas respectivas áreas. Entendemos que, devido a essa amplitude, o volume poderá servir, também, como referência básica para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como, gerar novas ideias e hipóteses a serem teórica e experimentalmente investigadas.

Quando um ou dois volumes especiais de uma revista vêm à tona, isto, só de fato, ocorre quando temos o apoio de variadas pessoas. Por isso aqui queremos dedicar um agradecimento especial à professora Dra. Fátima Caropreso, editora-chefe da revista Psicologia em Pesquisa, e sua brilhante equipe de assessores que, prontamente, aceitaram nossa proposta de converter os trabalhos apresentados no simpósio Cérebro & Mente em dois números especiais subsequentes de seu periódico. Por adição, queremos estender nossos agradecimentos a todos os acadêmicos que nos auxiliaram na realização daquele que foi um magnífico evento, bem como, a todos os demais que colaboraram com o mesmo direta ou indiretamente.

Finalmente, e acima de tudo, queremos dedicar esse volume a todos os colaboradores que aceitaram de imediato levar adiante essa empreitada seja apenas participando do evento, nas diversas modalidades, seja redigindo sua apresentação para integrar esses volumes. É nossa convicção que, se o leitor chegar a retirar desse volume um tema, reputado como de profundeza teórica e experimental, um pouco da satisfação à vida por tê-lo organizado, e o essencial do propósito, terá sido cumprido. Lembrando Fernando Pessoa/ Bernardo Soares, em O livro do desassossego, "Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?". Obrigado a todos por terem agido e feito para a concretização desses volumes.

Joaquim Carlos Rossini (Editor Convidado Organizador - Universidade Federal de Uberlândia/MG)

José Aparecido Da Silva (Editor Convidado - Universidade de São Paulo/SP)

Consultores Convidados

Francis Justi (UFJF-MG)

Juliana Almeida da Silva (FMRP-USP)

Renato Freitas (UNIFAL-MG)

Cláudia Mármora (UFJF-MG)

Rosemary Conceição dos Santos (USP-SP)

Outubro de 2020

Creative Commons License