SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Interventions to promote positive parenting practices: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Contextos Clínic vol.9 no.1 São Leopoldo June 2016

 

APRESENTAÇÃO

 

 

Caros leitores, Apresentamos o primeiro número da revista Contextos Clínicos de 2016. Estamos muito satisfeitos com a avaliação da revista pelo Qualis da CAPES como B1, o que repercutiu no aumento do número de submissões ao periódico e na qualidade do material recebido. Neste número, contamos com artigos empíricos, de abordagem qualitativa e quantitativa, teóricos (revisões crítica, integrativa e sistemática da literatura), além de um relato de experiência. Os textos abordam diferentes temáticas na área da psicologia clínica investigadas em diversos estados do país.

Os artigos empíricos tiveram como objetivo avaliar os efeitos da implementação de um programa de intervenção precoce na aquisição de habilidades em diferentes áreas do desenvolvimento de um bebê com diagnóstico da Síndrome de Prader-Willi; o impacto das privações afetivas e as relações de vínculo com as figuras parentais, na relação com o terapeuta e a atividade lúdica como recurso da psicoterapia no contexto de privações afetivas; os limites e alcances do atendimento de um caso grave de depressão em serviço-escola de Psicologia; o uso da psicoterapia psicanalítica vincular em um contexto de preparação de crianças para adoção; a função da escrita como recurso terapêutico no tratamento da psicose; e a diferença nas dimensões do tecnoestresse entre homens e mulheres, assim como possíveis associações de suas dimensões com a satisfação com a vida, a carreira e a interação trabalho-família.

Já os artigos de revisão crítica da literatura abordaram o abuso sexual na infância e suas repercussões na satisfação sexual de mulheres vítimas na idade adulta, e o processo de constituição psíquica da adolescência na contemporaneidade. O artigo de revisão integrativa da literatura avaliou os processos de construção e transformação da conjugalidade, com destaque para os casamentos de longa duração e o estudo de revisão sistemática da literatura examinou intervenções voltadas a promover práticas parentais positivas. O relato de experiência, por sua vez, apresentou uma intervenção psicossocial grupal para adultos autores de violência sexual intrafamiliar.

Agradecemos a todos que colaboraram para a publicação deste número: autores, revisores e equipe editorial. Esperamos que a divulgação do conhecimento produzido e apresentado nesta publicação seja do interesse de todos e contribua para reflexão e fundamentação da prática de profissionais que atuam nas distintas áreas da psicologia clínica.

 

Angela Helena Marin
Editora Interina

Creative Commons License