SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Análise qualitativa de uma intervenção adaptada de treinamento de habilidades da terapia comportamental dialética para mulheres com obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Contextos Clínic vol.12 no.3 São Leopoldo set./dez. 2019

 

APRESENTAÇÃO

 

Denise Falcke

Editora Científica

 

 

Caros leitores!

Apresentamos o terceiro número da Contextos Clínicos do ano de 2019. Ele está composto por artigos redigidos em inglês e em português, que se caracterizam como estudos empíricos e de revisão sistemática da literatura.

Neste número, diferentes temáticas são abordadas, propiciando um olhar amplo sobre diversos contextos (terapêutico, familiar, de saúde, de trabalho e social). Há pesquisas que abordam intervenções cognitivo comportamentais, para mulheres com obesidade e também para homens autores de violência contra mulher. A temática da família está em destaque, com artigos que abordam o subsistema conjugal, compreendendo o papel do perdão no recasamento com o ex-cônjuge; o subsistema parental, enfocando as novas experiências no exercício da parentalidade e a amamentação sob a perspectiva de puérperas; e o subsistema fraternal, avaliando o impacto de se tornar irmão pela adoção. O contexto de saúde é contemplado por artigos sobre a percepção do neonatologista a respeito do vínculo mãe-bebê, sobre a percepção da doença de mães com câncer de mama, sobre fatores de risco e proteção na funcionalidade em adultos e idosos com deficiência, sobre a análise pessoal e de informantes em relação a sintomas psicopatológicos de adultos e também sobre as relações entre a autocompaixão, a ansiedade social e a segurança social. O contexto de trabalho abrange estudos sobre os riscos psicossociais em um departamento de taquigrafia e sobre distúrbios psiquiátricos menores em professores. Por fim, o contexto social está representado por um artigo sobre vivências de homens em situação de rua no sul do Brasil.

Somos gratos a todos colaboradores da revista, destacando-se autores e revisores pela dedicação à produção e ao compartilhamento do conhecimento produzido. Desejamos uma excelente leitura!

Creative Commons License