SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Sobre o início do tratamento: emoções do psicoterapeuta-aprendiz na clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Contextos Clínic vol.13 no.2 São Leopoldo maio/ago. 2020

 

APRESENTAÇÃO

 

Editorial: existir para sempre

 

 

Denise Falcke

Editora Científica

 

 

Qual é o mérito de uma publicação científica? Sob a forma de artigos, a produção científica se eterniza e possibilita que a sua evolução seja acompanhada.

Publicar não é somente uma exigência acadêmica. Não é somente prestar contas às agências de fomento à pesquisa sobre o investimento realizado. Não é somente ir em busca de citações ou ter a preocupação com fator de impacto. Muito mais do que isso, publicar é um compromisso ético com todos os envolvidos no fazer científico, em especial com os participantes das pesquisas que realizamos. É um compromisso social de pôr à público nossas indagações, nossos dados e nossas reflexões, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do mundo em que vivemos.

Favorecendo com que essa missão seja concretizada, as revistas científicas merecem destaque por serem o meio de disseminação do conhecimento que se produz. Dentre os requisitos para um periódico científico, Trzesniak (2009) destaca que estão à divulgação do conhecimento inovador, atual e com a missão de "perenizar-se, ou seja, existir para sempre" (p. 88). Compactuando com essa missão, a Revista Contextos Clínicos tem se dedicado a divulgar conhecimento científico de qualidade na área da clínica psicológica.

O segundo número da Contextos Clínicos do ano de 2020 oferece ao leitor 15 artigos científicos redigidos em inglês e em português, que, conforme o escopo da revista, se caracterizam como estudos empíricos e de revisão sistemática da literatura. Neste número, destacam-se artigos empíricos sobre o(a) psicoterapeuta, a interação terapeuta-paciente, diferentes psicopatologias e artigos no contexto de saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, dois artigos de revisões sistemáticas ou integrativas da literatura abordam a saúde mental de profissionais de saúde e a psicoterapia infantil.

Agradecimento especial a todos que, de uma forma ou outra, colaboraram com o desenvolvimento da Revista Contextos Clínicos, em especial autores e revisores, pois sem eles a revista não aconteceria. Ótima leitura!

 

Referências

Trzesniak, Piotr. (2009). A Estrutura Editorial de um Periódico Científico. In: A. A. Z. P. Sabadini, M. I. C. Sampaio, S. H. Koller (Orgs.). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. (cap. 4). São Paulo: ABECIP; IP/USP.         [ Links ]

Creative Commons License