SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2As estruturas de histórias de vida plenas de sentido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.1 no.2 Juiz de fora dez. 2008

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

O segundo número do primeiro volume de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia conta com oito artigos e duas resenhas. Neste número também noticiamos dois eventos científicos que ocorreram em 2008 no Estado de Minas Gerais: a XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e o I Simpósio de Ciências da Cognição.

É com especial alegria que abrimos este número de Gerais com um texto de autoria do Prof. Owen Flanagan, da Duke University (Durham, NC, Estados Unidos), intitulado "The Structures of Meaningful Life Stories". Flanagan é referência mundial em filosofia da mente e estudos em ética e moralidade, e autor de obras que, embora recentes, já são clássicas na área, tais como The Science of the Mind (MIT Press, 1991), Varieties of Moral Personality (Harvard University Press, 1991), Consciousness Reconsidered (MIT Press, 1993) e The Problem of the Soul (Basic Books, 2002). Neste artigo, ele aborda o problema do sentido das histórias de vida, assunto intimamente relacionado com sua mais recente publicação, The Really Hard Problem: Meaning in a Material World (MIT Press, 2009).

Alina Gomide Vasconcelos e Vitor Geraldi Haase descrevem, no artigo "Adaptação de Instrumento de Autopercepção da Qualidade de Vida para Indivíduos Saudáveis", os procedimentos conduzidos para a adaptação do DEFIS (Escala de Determinação Funcional de Qualidade de Vida em Indivíduos Saudáveis). A performance psicométrica da escala é analisada com base em dados de três amostras de indivíduos saudáveis e uma amostra com portadores de esclerose múltipla. O artigo "Avaliação de Saúde Mental em Gestantes", de Poliana Patrício Aliane e colaboradores, apresenta dados interessantes sobre a prevalência de sintomas psiquiátricos e o uso de álcool em gestantes atendidas no sistema público de saúde da cidade de Juiz de Fora (MG).

No artigo "Acompanhamento Terapêutico e Saberes Psicológicos: Enfrentando a História", João Luiz Leitão Paravidini e Cérise Alvarenga abordam o conceito e a prática clínica do atendimento terapêutico com base em experiências profissionais sobre esta importante modalidade de promoção de saúde psicológica. "Brincadeira e Amizade: Lembranças de Imigrantes Libaneses Vivendo no Brasil", de Lorena Queiroz Merizio, Agnaldo Garcia e Fernando Augusto Pontes, apresenta uma interessante pesquisa, com abordagem predominantemente qualitativa, que traz contribuições pertinentes ao estudo dos relacionamentos de amizade - investimento ainda recente no Brasil - na interface com aspectos intergeracionais e interculturais.

Em "Fenomenologia Naturalizada: O Estatuto Husserliano e as Ciências Cognitivas", Thiago Gomes de Castro e William Barbosa Gomes abordam a problemática da abordagem científica da experiência consciente. O texto atualiza a articulação entre a fenomenologia clássica husserliana e as mais recentes contribuições de autores dos relativamente novos campos da fenomenologia experimental e neurofenomenologia, no sentido de dar conta de uma ciência abrangente da mente como sistema cognitivo e como campo de experiência.

"Atitudes em Relação à Ecologia em Jovens de Diferentes Países e Estados Brasileiros" consiste no último manuscrito deixado pela Profa. Dra. Angela Maria Brasil Biaggio, falecida em 2003, com vistas à publicação. A Profa. Angela participou da redação do presente manuscrito, com pequenas alterações e acréscimos realizados pelos demais autores após seu falecimento. Mínimas modificações foram realizadas após as sugestões de dois pareceristas anônimos e pelo editor que acompanhou o processamento do manuscrito. Este segundo número do primeiro volume de Gerais recebe este texto com admiração, respeito e homenagem ao legado acadêmico e científico de uma das mais importantes pesquisadoras em Psicologia do Brasil, que prematuramente nos deixou.

"Experimentações Teatro e Loucura: Por uma Outra Forma de Relação", de autoria de Jardel Sander, relata uma experiência profissional interdisciplinar com usuários de um serviço de saúde mental. Apresenta uma análise interessante do impacto da experiência relatada sobre as relações interpessoais de profissionais e usuários do serviço.

Duas obras são destacadas em resenhas neste número. Fernanda Nogueira Campos apresenta a resenha do livro "Grupo como Construção Social: Aproximações entre Construcionismo Social e Terapia de Grupo", de autoria de Emerson F. Rasera e Marisa Japur, editado pela Vetor. Já a resenha do livro "Psicologia Social: Articulando Saberes e Fazeres", organizado por Claudia Mayorga e Marco Aurélio Prado e editado pela Autêntica, é apresentada por Adriano Nascimento.

Para este segundo número de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia gostaríamos de agradecer à Psicóloga Dra. Adriane S. Antoniazzi (Australian Bureau of Statistics, Perth, Austrália) pela contribuição na revisão dos abstracts. Neste número publicamos a lista de pareceristas ad hoc que colaboraram neste volume inaugural da revista. A eles e aos demais colaboradores, autores, conselheiros editoriais, colegas e suas instituições, agradecemos sinceramente pela dedicação e confiança no projeto.

 

Belo Horizonte, junho de 2009.

Gustavo Gauer, Editor Geral

Creative Commons License