SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Psychotherapy and personality: the impact of the therapeutic interaction in the treatment outcome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.2 no.1 Juiz de fora June 2009

 

EDITORIAL

 

 

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia chega ao seu segundo volume consolidando a sua vocação de periódico genuinamente generalista, com uma notável abrangência de assuntos, populações, áreas e abordagens da psicologia. Para além da diversidade, neste número a revista confirma a representatividade em termos de produção nacional, veiculando trabalhos de diversas origens regionais e institucionais.

Este número de Gerais traz cinco artigos originais de pesquisa. Iniciamos com a contribuição de Adriano Jardim e William Gomes, que no artigo Psicoterapia e Personalidade: Impacto da Interação entre Terapeuta e Paciente na Avaliação de Resultados, fornecem subsídios para a reflexão sobre a articulação entre ciência e aplicação da psicologia no campo específico da psicoterapia. O artigo intitulado Sintomatologia Ansiosa e Depressiva em Adultos Hospitalizados: Rastreamento em Enfermaria Clínica, de Ana Beatriz Delfini, Ana Paula Roque e Rodrigo Peres, trata de um tema relevante no contexto da psicologia da saúde. Mariana Prioli Cordeiro contribui com Bibliometria e Análise de Redes Sociais: Possibilidades Metodológicas para a Psicologia Social da Ciência. Cordeiro oferece uma interessante proposta de interface entre o conhecimento psicológico e bibliométrico, ainda pouco explorado no contexto brasileiro.

No artigo intitulado Coping em Situações Específicas, Bem-estar Subjetivo e Autoestima em Adolescentes, Adriane Antoniazzi, Luciana Karine de Souza e Claudio Hutz abordam um abrangente conjunto de variáveis relevantes para o desenvolvimento na adolescência. Como indicado no título do trabalho, Vitor Haase, Pedro Pinheiro-Chagas e Érica Arantes (in memoriam) fazem ao leitor Um Convite à Neurociência Cognitiva Social.

Trata-se de uma área de pesquisa interdisciplinar que se encontra em pleno desenvolvimento e tem oferecido novas perspectivas sobre o comportamento social em humanos e outros animais, à luz dos achados mais recentes sobre o funcionamento do sistema nervoso.

Por fim, Raquel Miranda contribui com uma notícia que divulga o I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal, importante iniciativa da ABPRI - Associação Brasileira de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal, a ocorrer de 03 a 05 de dezembro de 2009 em Vitória, ES.

 

Belo Horizonte, 31 de outubro de 2009

Gustavo Gauer, Editor-Geral

Creative Commons License