SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1An invitation to social cognitive neuroscience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.2 no.1 Juiz de fora June 2009

 

NOTÍCIA

 

Notícia: I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal

 

 

O I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (I ConBPRI) acontecerá entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2009, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, Espírito Santo.

O I ConBPRI é o primeiro evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (ABPRI), organizada em 2009, a partir de uma iniciativa de pesquisadores da área com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa em relacionamento interpessoal em nosso país, assim como a divulgação dos conhecimentos gerados neste campo de investigação em todo o território nacional. A ABPRI é fruto de um trabalho iniciado em 2004, quando foi organizado na UFES o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Relacionamento Interpessoal (NIERI), reunindo pesquisadores interessados na temática do relacionamento interpessoal.

Em 2005, o NIERI organizou o Mini-Congresso da IARR (International Association for Relationship Research), em Vitória, Espírito Santo. Essa foi a primeira vez que um evento da IARR foi sediado fora do eixo Estados Unidos e Europa.

Em 2007, deu-se a organização do Centro Internacional de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (CIPRI), responsável pela publicação, online, do periódico científico Interpersona: An International Journal on Personal Relationships (www.interpersona.org).

Para se chegar ao conteúdo e formato finais do I ConBPRI, buscou-se abordar temáticas que estão relacionadas a diversas áreas do conhecimento, tais como psicologia, sociologia, administração, enfermagem, comunicação social e educação, o que veio a configurar uma oportunidade para debater e integrar conhecimentos produzidos por autores de diversas áreas que estudam o relacionamento interpessoal.

Com o intuito de discutir a diversidade do relacionamento interpessoal, alguns eixos temáticos foram propostos, tais como: relacionamento romântico; relações de amizade; relacionamento interpessoal, tecnologia e mídia; comunicação interpessoal; relações familiares; relacionamento interpessoal, saúde e educação; relacionamentos interculturais e internacionais; conflitos interpessoais; e relacionamento interpessoal nas organizações e no trabalho. Essas temáticas também servem para ilustrar a riqueza da área. Apesar da vasta abrangência dos eixos temáticos, trabalhos investigando outros aspectos do relacionamento interpessoal também poderão ser submetidos.

O I ConBPRI foi estruturado a fim de privilegiar a manifestação do congressista através da exposição de seus trabalhos em mesas redondas, sessões de comunicação científica e painéis. Entretanto, uma inovação merece destaque: visando a integrar atividades artísticas e culturais às atividades científicas do congresso, o evento incluirá também um concurso de fotografias e curta-metragens que retratem situações de relacionamento interpessoal. Assim, o I ConBPRI instiga os participantes a produzirem uma representação artística e cultural dos eixos temáticos propostos.

Teremos ainda a oportunidade de assistir a seis importantes conferencistas convidados, internacionais e nacionais, todos com produção científica relevante. O professor Steve Duck, da

Universidade do Iowa (EUA), é um dos pesquisadores mais influentes na área de pesquisa do relacionamento interpessoal, também exerceu papel de destaque na organização da IARR e do periódico Journal of Social and Personal Relationships, do qual permaneceu como editor desde sua fundação em 1983 até 1998.

A professora Jacki Fitzpatrick, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família, da Texas Tech University (EUA), é atual vice-presidente e presidente eleita da IARR e membro do Conselho Nacional de Relações Familiares, nos EUA. Entre seus interesses de pesquisa estão o relacionamento romântico, casamento e amizades de jovens adultos, além da forma como a tecnologia é utilizada em contextos relacionais.

O professor Claudio Longobardi, da Universidade de Turim, Itália, tem entre seus interesses o estudo sobre as relações familiares, especialmente casos de abuso infantil, com ênfase nas conseqüências psicológicas de tal conduta sobre a criança, referindo-se aos processos de aprendizagem e habilidades sociais.

Dentre as conferencistas nacionais, teremos a presença de três importantes pesquisadoras. Antonia Regina Furegato é Professora Titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP/USP. Possui 154 publicações, abordando temas de saúde mental, enfermagem psiquiátrica e relações interpessoais no cuidado de enfermagem.

Maria Lúcia Seidl de Moura é Professora Titular da UERJ e coordenadora da área de Psicologia na FAPERJ. É vice-coordenadora do Projeto Psicologia Evolucionista (Institutos do Milênio/PROCAD-CAPES). Desenvolve trabalhos em cognição social e interação pais-bebê.

A professora Silvia Helena Koller é docwente da UFRGS e coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA). Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia entre 2004 e 2006 e da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2000-2002). Tem experiência em intervenção com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O I ConBPRI representa a união de esforços para a realização de um evento nacional de discussão acadêmica sobre o relacionamento interpessoal que propiciará a articulação entre pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento. É um espaço plural, com ampla participação do congressista através da apresentação de estudos, projetos de pesquisa e manifestações artísticas. A partir deste evento e da criação da ABPRI, poderemos criar uma agenda que propicie maior intercâmbio entre os pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais fortalecendo a pesquisa em relacionamento interpessoal no país.

 

Raquel Ferreira Miranda

Creative Commons License