SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Análise da literatura sobre a comorbidade entre fobia social e depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.3 no.2 Juiz de fora dez. 2010

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

A segunda edição da GERAIS em 2010 é composta por nove artigos e um relato de experiência que trazem contribuições, tanto no que se refere à pesquisa quanto às intervenções, para o campo disciplinar da Psicologia e de áreas afins.

O primeiro artigo, Análise da Literatura sobre a Comorbidade entre Fobia Social e Depressão, de Lívia Ferreira de Araújo, Telmo Mota Ronzani e Lélio Moura Lourenço, apresenta resultados da associação significativa na literatura entre esses dois transtornos.

O segundo artigo, Ritos de Passagem da Adolescência à Vida Adulta: diferenças etárias e de gênero, de Luciana Karine de Souza e Sherri Nevada McCarthy, é um estudo empírico que traz importantes elementos para se entender a percepção de jovens acerca da obtenção do status de indivíduo adulto.

O terceiro artigo, Câncer na Mãe e o Impacto Psicológico no Comportamento de seus Filhos Pequenos, de Elisa Kern de Castro e Clarisse Job, discute sobre a percepção de mães com câncer sobre o comportamento de seus filhos, trazendo essa questão para o estudo e a intervenção em Psicologia.

O quarto artigo, As Infâncias e suas Crianças: jogando conversa (séria) fora, de Paula Cristina Medeiros Rezende, Ludmilla Dell'Isola Pelegrini de Melo Ferreira e Marcella Oliveira Araújo, analisa os sentidos construídos e negociados pelas crianças e pesquisadoras-adultas, trazendo as crianças para o cenário da produção do conhecimento em Psicologia.

O quinto artigo, Brincar e Humanização: avaliando um programa de suporte na internação pediátrica, de Rodrigo Lopes Miranda, Juliana Giosa Begnis e Alysson Massote Carvalho, apresenta e discute os resultados de um programa de suporte teórico-prático em contexto de internação pediátrica, sendo o brincar o instrumento de intervenção terapêutica.

O sexto artigo, TDAH: nível de conhecimento e intervenção em escolas do município de Floresta Azul, Bahia, de Juliana Santos Freitas, Kaliana Cabral Figueiredo, Natanael Reis Bomfim e Thyara Ferreira Ribeiro Mendonça , investiga como professores lidam com alunos que apresentam comportamentos/sintomas relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O sétimo artigo, Pesquisa-intervenção em um CAPSad Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, de Ricardo Wagner Machado Silveira, Diogo Rezende e Willian Araújo Moura, apresenta um processo de pesquisa-intervenção realizado durante um ano no CAPsad a partir do referencial da Análise Institucional.

O oitavo artigo, O Lugar do Trabalho na Vida do Egresso do Sistema Prisional: um estudo de caso, de Lidiane de Almeida Barbalho e Vanessa Andrade de Barros, discute a questão do papel do trabalho para esse egresso sob o enfoque da Psicologia do Trabalho e da Psicossociologia.

O nono artigo, A Identidade Gerencial de Chefes de Departamento de Universidades Federais em Minas Gerais, de Angelo Brigato Ésther, Faviane Teixeira da Silva e Beatriz Assis Melo, identifica a construção de uma identidade multifacetada, configurada em processos, nem sempre claros, de decisão e poder no espaço das universidades federais.

Por último, é apresentado o relato de experiência Inserção do Psicólogo em Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, de Ana Flávia de Sales Costa e Claudia Lins Cardoso, que traz, para o campo da reflexão, a experiência de atuação do psicólogo, em um novo contexto de trabalho.

A todos, uma boa leitura!

 

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas
Editora-geral