SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Drug use and perceived parental styles in adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.4 no.1 Juiz de fora June 2011

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Inaugurando o quarto ano de existência da Gerais, temos a satisfação de informar que neste início de 2011 conseguimos indexar a revista no DOAJ (Directory of Open Access Journals) e obtivemos o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas e Publicação de Periódicos Científicos Institucionais, revelando o reconhecimento dessa agência de fomento em relação ao trabalho coletivo e interinstitucional dos cursos de Psicologia de quatro Universidades mineiras (UFJF, UFMG, UFSJ e UFU) em seu esforço de disseminação do conhecimento.

Neste primeiro número do volume 4, contamos com nove artigos e uma revisão crítica de literatura, diversificados em suas temáticas e perspectivas teóricas, concretizando a proposta de uma perspectiva generalista da revista.

Iniciamos com a pesquisa Uso de Drogas e Estilos Parentais Percebidos na Adolescência, de Aline Eymael Domingues, Jean Carlos Natividade e Cláudio Simon Hutz, que identificaram a importância de estilos parentais tanto para a prevenção quanto para o risco de uso de drogas entre adolescentes.

Em seguida, o artigo O Significado da Mesada para Pais de Crianças e Adolescentes, de Irani Lauer Lellis, Celina Maria Colino Magalhães e Iani Dias Lauer Leite, discute as características da mesada para brasileiros de baixa e média rendas e os significados da relação entre o homem e o meio econômico transmitidos de pais para filhos.

O artigo A Percepção da Brincadeira de Faz-de-conta por Crianças de uma Instituição da Educação Infantil, de Iara Feldman e Mariane Lima DeSouza, identifica cinco aspectos que precisam ser considerados em relação à percepção das crianças em relação ao jogo simbólico coletivo.

A Experiência de Morar em Abrigos, de Nair Iracema Silveira dos Santos e Irene Antunes Boucinha, identifica os desdobramentos das políticas antagônicas e divergentes, presentes no período de 1992 a 2001, na relação com crianças e adolescentes, e as marcas que a institucionalização e a transitoriedade deixaram na vida de três jovens que moraram em abrigos públicos.

A pesquisa de Simone Souza da Costa Silva, Leandro Cavalcante Lima, Fernando Augusto Ramos Pontes, Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke e Thamyris Maués dos Santos, denominada Qualidade Conjugal: Estudo de Caso de Ribeirinhos na Amazônia, analisa a qualidade da relação conjugal de um casal da Ilha do Marajó, tendo por referência as características do contexto sociocultural ribeirinho.

O artigo Mídia e Lesbianidade: Uma Análise sobre Posicionamentos na Novela Senhora do Destino, de Lenise Santana Borges, analisa, a partir de uma análise discursiva, os posicionamentos sobre a lesbianidade veiculados na telenovela, buscando compreender seus desdobramentos no processo de assimilação da categoria lésbica e no processo de legitimação social.

A pesquisa Teste de Cancelamento dos Sinos, de Caroline Oliveira Cardoso, Rochele Ferronato Correa da Silva e Rochele Paz Fonseca, buscou verificar se havia diferenças de desempenho entre duas versões de aplicação, sinos círculo e traço, e suas equivalências no diagnóstico de dificuldades de atenção secundária.

Em seguida, Janayna de Cássia Coelho Suzano e Maria Nivalda de Carvalho-Freitas apresentam os resultados da pesquisa Turismo e Pessoas com Deficiência: Atitudes dos Gestores do Setor Hoteleiro, que analisa as crenças, reações emocionais e a intenção comportamental de gestores em ampliar os serviços hoteleiros para as pessoas com deficiência.

O artigo Gerentes em Organizações Públicas: Características do Trabalho e Contexto Profissional, de Antônio Luiz Marques, analisa aspectos organizacionais que afetam o desempenho da função gerencial em uma instituição pública do judiciário federal.

Encerrando o número, temos uma revisão crítica de literatura, denominada O Impacto do Testemunho da Violência Interparental em Crianças: Uma Breve Pesquisa Bibliométrica e Bibliográfica, realizada por Lélio Moura Lourenço, Fellipe Soares Salgado, Ana Carolina Amaral, Suzana Fajardo Leal Gomes e Luciana Xavier Senra, que identifica, na literatura científica publicada no período de 2005 a 2010, pesquisas que indicam o impacto desse tipo de violência no desenvolvimento, sintomatologia e desempenho escolar das crianças.

A todos, uma boa leitura!

 

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas
Editora-geral