SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Efeitos a longo prazo de vitimização na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.4 no.2 Juiz de fora dez. 2011

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Encerrando o segundo ciclo de parceria interinstitucional para a editoração da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, apresentamos o segundo número do volume 4 da revista. Nestes dois anos, em que a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) teve a responsabilidade pela editoria-geral da revista, contamos com o trabalho de quatro editores científicos, Roberto Calazans e Claudia Miranda Paiva, que contribuíram com a realização do volume 3; e Marina Bandeira e Kety Valéria Simões Franciscatti, que auxiliaram na operacionalização das atividades dos volumes 3 e 4 da revista. Também tivemos a colaboração imprescindível do acadêmico Carlos Guilherme Cristelli Soares no cargo de secretário executivo, além, naturalmente, da contribuição dos editores das demais universidades parceiras.

Trabalhando arduamente para garantir a regularidade das publicações da Gerais, publicamos 46 artigos distribuídos em quatro números e uma edição especial temática. Buscando a manutenção da qualidade das publicações, contamos, neste período, com avaliadores oriundos de 45 instituições de ensino superior, distribuídas por 13 estados das cinco regiões do Brasil, além de duas universidades estrangeiras, uma de Portugal e outra da Holanda. Também conseguimos indexar a revista no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e obtivemos o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Neste segundo número do volume 4, apresentamos nove artigos, uma revisão crítica de literatura e um relato de experiência. Os artigos são: Efeitos a Longo Prazo de Vitimização na Escola, que investiga as consequências das experiências mais negativas vivenciadas por estudantes universitários durante a época escolar anterior à Universidade. Inclusão Social pelo Trabalho: a Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência Intelectual apresenta uma pesquisa sobre como ocorre a qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual em APAEs de cinco cidades mineiras. Experiências e Percepções de Mães Adolescentes sobre o Atendimento de Saúde para o Bebê descreve as experiências e percepções de mães adolescentes com o atendimento de saúde do bebê. Considerações sobre a Clínica Psicológica com Bebês que Experimentaram Internação Neonatal aborda as possíveis implicações psicológicas e manifestações sintomáticas no bebê que experimentou uma internação neonatal. Avaliação da Prosódia Emocional em Adultos com Lesão de Hemisfério Direito apresenta uma revisão sistemática sobre os instrumentos de avaliação da prosódia emocional em estudos de pessoas com lesão de hemisfério direito. Avaliação de Famílias Ribeirinhas: Uma Proposta Adaptada ao Contexto apresenta um instrumento de avaliação familiar adaptado ao contexto ribeirinho amazônico. Reuniões Mediúnicas Espíritas: Explorando Significados e Efeitos para seus Participantes investiga os efeitos da participação dos médiuns em reuniões mediúnicas dentro do Espiritismo. Entre Velhos e Outros nem tão Idosos Assim: Cuidado de Si em Tempos de Biopoder identifica indícios de como se constituiu o discurso médico e como ele tem regulado práticas direcionadas aos mais velhos, além de apresentar os modos de resistência à cultura da boa forma dentro de grupos voltados às práticas bioascéticas. Arte, Artesanato e Trabalho: Um Estudo acerca dos Limites do Fazer e do Criar Artesanal busca elucidar aspectos da formação cultural presente no ofício do artesão e contrapor as imposições do mundo do trabalho à resistência que pode estar presente no processo de criação. A revisão crítica identifica as Características da Relação entre Violência Doméstica e Bullying, presentes na literatura, e o relato de experiência apresenta o Acompanhamento do Primeiro Ano de Trabalho de Pessoas com Deficiência em uma Instituição Pública.

Para finalizar, gostaríamos de informar que nos próximos dois anos a Gerais ficará sob a responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia e a editoria-geral do Prof. Dr. Emerson F. Rasera.

A todos, um feliz 2012 e uma boa leitura!

 

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas
Editora-geral