SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Bem-estar subjetivo em famílias com histórico de abuso sexual intrafamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.5 no.1 Juiz de fora jun. 2012

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

O quinto volume da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia inaugura a gestão do periódico sob a editoria geral da Universidade Federal de Uberlândia. Esperamos dar seguimento ao trabalho inestimável das duas editorias anteriores, contribuindo para o êxito dessa experiência inovadora no campo das publicações científicas em Psicologia.

Vencidas as etapas iniciais de lançamento e consolidação da revista, temos o desafio de sustentar o fluxo editorial de forma eficiente e competente, bem como promover a qualificação da revista por meio de sua indexação em novas bases de dados. No empenho de realizar essa tarefa, além do apoio permanente da Comissão Editorial da revista, contamos com a dedicação e os esforços da Comissão Executiva composta pelos professores Rodrigo Sanches Peres e Heila Magali da Silva Veiga, durante o biênio 2012-2013.

Mantendo o caráter generalista da revista, esse número traz artigos que exploram temas variados relativos à psicologia clínica, escolar, social e do trabalho, com autores provenientes de diferentes regiões brasileiras.

Abrindo a seção de artigos, em Bem-estar Subjetivo em Famílias com Histórico de Abuso Sexual Intrafamiliar, Ana Maria F. Pincolini e Claudio S. Hutz avaliam o Bem-Estar Subjetivo de vítimas de abuso sexual intrafamiliar e oferecem subsídios para o planejamento de ações voltadas ao atendimento dessa população. Ainda discutindo os desafios da convivência familiar, Bianca B. Savietto, em Juventude e Família na Contemporaneidade: Um Desamparo Sem Fim? analisa a progressiva fragilização da autoridade simbólica no meio familiar e suas consequências.

Em seguida, há um conjunto de artigos que trata de diferentes questões apresentadas à psicologia pelo contexto escolar. Em O Psicólogo Diante da Demanda Escolar: Concepções e Práticas no Estado de Minas Gerais, Silvia M. Cintra da Silva e colaboradores analisam o trabalho desenvolvido por psicólogos alocados nas Secretarias de Educação da rede pública. No artigo Comportamento de Cuidado entre Crianças Institucionalizadas: Observações nos Pátios do Abrigo e da Escola, Débora L. Costa e Lília I. Cavalcante mostram que não houve diferença significativa na manifestação do comportamento de cuidado associada a aspectos físicos do pátio do abrigo e da escola.

No contexto do ensino superior, Marco A. P. Teixeira, Alexandre K. S. S. de Castro e Ana Paula C. Zoltowski, em Integração Acadêmica e Integração Social nas Primeiras Semanas na Universidade: Percepções de Estudantes Universitários, apontam que os processos de integração acadêmica e social ocorrem em um período inicial do curso, envolvendo diferentes contextos e atores institucionais. Em outra investigação com estudantes universitários, Avaliação da Tipologia Psicológica Observada em uma Amostra de Estudantes de um Curso de Psicologia, Ádhila C. Oliveira de Espírito e Paulo F. de Castro descrevem as características tipológicas de 200 estudantes de acordo com a literatura junguiana e discutem o processo de amadurecimento psicológico dos futuros psicólogos.

Outros dois artigos investigam temas no campo do trabalho e das organizações: em A Gestão na Economia Solidária: Um Estudo nas Incubadoras de Empreendimentos Solidários, de Daniel Calbino e Ana Paula Paes de Paula, os autores estudam como três incubadoras criam ferramentas de gestão condizentes com os empreendimentos incubados. Em O Desenvolvimento da Carreira de Pessoas com Deficiência em Empresas: Dificuldades e Perspectivas, Marcelo A. Ribeiro e Flávio Ribeiro apontam os desafios da inserção dessa população e a importância de programas institucionais de desenvolvimento de carreira.

Em uma perspectiva psicossociológica, no artigo Desvelando a Vergonha da Vivência de Trecheiros na Contemporaneidade, Lucas M. Soldera e Francisco Hashimoto discutem os significados da vergonha tal como vividos por nômades a partir de três aspectos: o registro do corpo, da ação e do sentimento.

Em um artigo de revisão da literatura, Violência Doméstica e Adolescência: Levantamento Bibliométrico, Fernanda M. C. Bhona e colaboradores analisam a literatura da área, traçando um panorama envolvendo os principais periódicos, metodologias, país de realização dos estudos, amostra e temas predominantes.

Fechando o número, Maisa E. Ribeiro e Tommy A. Goto apresentam um relato de experiência da atuação do psicólogo no SUAS e refletem sobre suas possibilidades e desafios, em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social: Uma Experiência de Clínica Ampliada e Intervenção em Crise.

Desejamos a todos uma boa leitura!

 

Emerson F. Rasera
Editor-geral

Creative Commons License