SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Amizades de brasileiros residindo no exterior: significado, dificuldades e origem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.6 no.1 Belo Horizonte jun. 2013

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

O primeiro número de 2013 da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia traz uma série de artigos que desenvolvem temáticas variadas, contemplando estudos da área da psicologia social e do desenvolvimento, de psicologia clínica, avaliação psicológica e psicologia organizacional. Seus autores estão inseridos em instituições espalhadadas por todo o território nacional, do Sul ao Nordeste. Estas características reafirmam o propósito generalista da revista, e apontam como ela tem consistido em uma opção para publicação de pesquisadores de todo o país.

Abrindo a revista, temos alguns estudos que analisam como determinadas condições sociais influenciam diferentes processos humanos. Assim, o artigo de Agnaldo Garcia, Cloves Bitencourt Neto e Dominique Costa Góes, "Amizades de brasileiros residindo no exterior: significado, dificuldades e origem", analisa como as relações de amizade são importantes no processo de migração internacional, seja motivando-a, sendo uma fonte de apoio social ou favorecendo a construção de redes sociais. Em "Percepção das mães sobre as relações familiares e o comportamento de suas crianças: um estudo correlacional", Patrícia Martins Freitas, Gustavo Marcelino Siquara e Thiago Silva Gusmão Cardoso verificaram a relação entre o funcionamento familiar e problemas de comportamento em crianças a partir da percepção das mães, concluindo que quanto maior o nível de afetividade e coesão familiar, menor é a presença de problemas de comportamento. No artigo "Os pomeranos e a violência: a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos sobre o alto índice de suicídio e homicídio na Comunidade de Santa Maria de Jetibá", Mariana Carneiro Capucho e Adriano Pereira Jardim pesquisaram a percepção de descendentes de imigrantes pomeranos acerca do alto índice de suicídio e homicídio de sua comunidade e observaram como determinados fatores culturais característicos do grupo, associados a condições do contexto em que vivem, contribuem para entender tal fenômeno. Pensando as condições sociais de expressão da sexualidade na sociedade brasileira, o estudo "Alegria momentânea: paradas do orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais", de Jaqueline Gomes de Jesus, investigou as paradas LGBT a partir das percepções dos seus participantes que as consideraram, fundamentalmente, como momentos de expressão dos afetos.

Em um conjunto de artigos de inspiração clínica, temos "Devires e drivers da clínica: acontecimentos no acompanhamento terapêutico", de Dami Silva e Ricardo Wagner Machado Silveira, que refletem sobre o acompanhamento terapêutico a partir da experiência de acompanhamento de um paciente muito interessado em informática, o que acaba por permitir um "agenciamento ciberdelirante, num devir-drive", resultando em novas formas de encontro. Karla Theonila Vidal Maciel Freitas, em "O uso da narrativa dos mitos gregos como um instrumento terapêutico na psicanálise", discute como a utilização de mitos pode contribuir terapeuticamente, resgatando as reflexões de autores psicanalistas, bem como de Bruner e Ricoeur. No estudo "Conceito e diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático em crianças", Juliana do Nascimento Dutra, Bruno Kluwe-Schiavon e Rodrigo Grassi-Oliveira resgatam, historicamente, a construção do diagnóstico de TEPT em crianças, e apontam os avanços presentes no DSM-5, quando comparado com os critérios estabelecidos pelo DSM-IV-TR e os resultados mais recentes da pesquisa na área.

Além disso, temos outros dois artigos que contribuem para a diversidade desse número da Gerais, seja no campo do desenvolvimento de instrumentos psicológicos, seja da psicologia organizacional. O estudo "Funcionamento Diferencial de Itens (DIF) e experiência de afeto: questões de gênero", de Pedro Pires, Alberto Filgueiras, Rodolfo Ribas e Cristina Santana, analisou os itens da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) no que se refere a diferenças de gênero, e concluiu haver uma sensibilidade do instrumento para a variável gênero, recomendando cautela no seu uso em pesquisas com esse tipo de corte amostral. Heila Magali da Silva Veiga, Sheila Francisca Machado, Izabela Maria de Oliveira Pinheiro e Cínthia Regina Moura Rebouça investigaram a influência do comprometimento organizacional no comportamento pró-ativo, no estudo "Relações entre comportamento pró-ativo e comprometimento organizacional" e concluíram que os comprometimentos organizacional afetivo, normativo e calculativo estavam relacionados positivamente com o comportamento pró-ativo.

Encerrando esse número, temos a revisão da literatura "Violência conjugal contra o homem: uma análise bibliométrica" realizada por Ana Cláudia Ferreira Cezario e Lelio Moura Lourenço, que aponta os poucos estudos da área e busca ampliar a visão sobre a violência conjugal, analisando também situações em que os homens são vítimas de violência; e a resenha do livro "Judith Butler e a Teoria Queer", realizada por Guilherme Bessa Ferreira Pereira, na qual a obra de Butler é analisada a partir de cinco ideias-chave: sujeito, gênero, sexo, linguagem e psique.

Desejamos a todos uma boa leitura!

 

Emerson F. Rasera

Editor-geral