SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Marital violence against man: a bibliometric analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.6 no.1 Belo Horizonte June 2013

 

RESENHA

 

Salih, S. (2012). Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica         [ Links ]

 

 

Guilherme Bessa Ferreira Pereira1

Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil

 

 

Diante da atual relevância que o debate sobre as sexualidades humanas tem despertado nos círculos acadêmicos, políticos e midiáticos, vários são os pensadores que têm se debruçado sobre a tarefa de refletir a respeito dessa temática. A filósofa Judith Butler é uma dessas pensadoras e, desde o final dos anos 80 e início dos anos 90, tem sua produção voltada para a reflexão das sexualidades e seu papel na configuração de categorias de identidade. Tais questionamentos fizeram dela um dos ícones da chamada Teoria Queer, que tem sido caracterizada com um conjunto, nem sempre coeso, de ideias que indagam os constructos supostamente naturais que sustentam as categorias de identidade e de sujeito. O livro Judith Butler e a Teoria Queer, escrito pela linguista Sara Salih e traduzido para o português por Guacira Lopes Louro, contribui para a difusão da Teoria Queer e a compreensão sobre a obra de Butler ao mapear e explicar de forma simples, porém nunca simplória, conceitos butlerianos e suas relações com a teoria em questão.

Organizado em três grandes eixos temáticos, o livro narra a trajetória de Butler tanto com relação à sua formação, quanto com seus escritos, de modo que, no decorrer da leitura, aos poucos, vamo-nos familiarizando com as referências de Butler, ao mesmo tempo em que melhor compreendemos suas principais ideias. Além disso, o livro contém quadros explicativos de conceitos teóricos ou movimentos filosóficos que são importantes para a compreensão dos conteúdos, mas que não puderam ser devidamente explicados ao longo do texto. Por fim, na conclusão de cada capítulo que compõe a segunda parte do livro, existe um sumário que resume as principais ideias abordadas no capítulo que se encerra, aspecto esse que explicita o caráter didático do livro.

O primeiro eixo temático é composto por apenas um capítulo no qual somos apresentados à Judih Butler. Já no início, descobrimos que ela é professora de retórica e literatura comparada, e que sua formação intelectual nem sempre esteve relacionada com os debates sobre gênero e sexo que a fizeram famosa. Apesar disso, Salih deixa claro que a obra de Butler desde o início esteve implicada, de uma maneira ou de outra, na discussão sobre formação da identidade e da subjetividade que são construídas por nós e para nós dentro das estruturas de poder existentes. Embora no livro os conceitos de Butler fossem apresentados de forma progressiva e coesa, Salih esclarece que na obra butleriana raramente há uma progressão linear de ideias e que, por isso, pode ser uma leitura exigente. A autora ainda alerta a importância de se ler as obras de Butler, considerando a relevância de tal trabalho no pensamento do final do século XX e no início do século XXI.

A forma como Butler escreve serve de ponto de partida para Salih começar a explanação sobre as leituras e os escritos da teoria em questão. A dialética, por exemplo, acaba se constituindo como um método de trabalho analítico e de escrita, de modo que as ideias presentes nos textos não fazem parte de uma linha de raciocínio com início e fim identificáveis. Isso resulta na inexistência de uma verdade absoluta, diferentemente da dialética hegeliana. Para Butler, a dialética é um processo sempre em aberto e identificar teses e antíteses coesas e fechadas é pouco frutífero. Além disso, a síntese não pode ser única e absoluta, caso contrário seria antidemocrática. Nesse sentido, compreende-se que a naturalização de determinadas noções servem de instrumentos para ideias hegemônicas e essas mesmas noções tomam centralidade nas discussões da teórica feminista, que deixa termos naturalizados à mostra com o intuito de interpretá-los e contextualizá-los, questionando seu status de "verdade".

Ainda no primeiro eixo, a autora apresenta as influências de Butler que mais se expressam em seus trabalhos. Inicialmente, há Hegel, cuja influência em duas gerações de filósofos franceses no século XX é o tema do primeiro livro de Butler e se faz essencial em seu método de análise. Os franceses Michael Foucault e Jacques Derrida também aparecem como influências significativas, em especial para as discussões que Butler faz sobre gênero, sexo e sexualidade, bem como para a concepção de poder descentralizado e criador que a autora utiliza para refletir sobre a criação de subjetividades, sempre pensando a formação do sujeito como um processo. A psicanálise também perpassa a obra de Butler, especialmente por meio de Sigmund Freud, de Jacques Lacan e das teorias sobre o sexo e sexualidade humana que influenciaram autoras feministas, como Simone de Beauvoir, Monique Wittig, Luce Irigaray e Gayle Rubin. Ainda na longa lista de influências, estão o Louis Althusser e J. L. Austin devido a seus trabalhos sobre a linguagem, poder e formação do sujeito. Butler dialoga com Althusser nas discussões sobre os aparelhos ideológicos de estado e o poder e, com Austin, reflete sobre linguagem e subjetivação.

A obra de Butler coloca foco na análise de categorias de identidade, o que resulta em uma desestabilização da categoria de "sujeito". Tal aspecto facilita a aproximação da filósofa com a Teoria Queer. Essa teoria é tida como um resultado das teorias psicanalíticas, foucaultianas e feministas que orientaram reflexões ocorridas nos anos 80 sobre a categoria de sujeito. Nesse sentido, concebendo o sexo, não como resultado de uma determinação biológica, mas como resultado de processos discursivos que se desenvolvem no desenrolar da história no interior das culturas, tal teoria problematiza as concepções de gênero, de sexo, de raça e outras categorias que criam identidades sobre as quais o "sujeito" se localiza. A palavra queer, até então usada para se referir a pessoas que não se enquadram na norma heterossexual e conferindo a elas um estatuto de "estranho" ou "bizarro", passa a ser (re)significada para afirmar pessoas cujas subjetivações realizam, de uma maneira ou de outra, abalos nas estruturas normatizadoras de sujeito.

Estando a autora preocupada com o processo pelo qual o indivíduo vem assumir seu lugar de sujeito, ela lança mão do método genealógico para analisar como as instituições, os discursos e as práticas formam o sujeito. Nesse sentido, práticas discursivas não são realizadas por alguém antecedente a essa práticas, mas são elas mesmas as criadoras dos sujeitos que as praticam. Essa poderia ser uma definição resumida do conceito de performatividade no qual Butler se refere às práticas discursivas que criam ao serem (re)produzidas.

Apesar de sua evidente ligação com a teoria feminista, foucaultiana e queer, Butler rejeita qualquer definição teórica, por entender que isso poderia aprisionar e limitar suas reflexões e seus trabalhos. De fato, suas influências podem implicar numa classificação, como uma teórica pós-estruturalista, entretanto tal alcunha pouco faz sentido na obra butleriana.

Passando para o segundo eixo temático do livro, há a análise, propriamente dita, dos livros de Butler. Sara Salih organizou esse eixo por "ideias-chave" da obra butleriana. Assim, temos discussões sobre "sujeito", "gênero", "sexo", "linguagem" e "psique" desenvolvida, cada uma, em um capítulo do eixo em questão. Cada ideia é trabalhada a partir da análise de um livro específico da autora. Desse modo, a ideia de "sujeito" é discutida se tomando como principal referência o livro Subjects of desire, de 1987, de "gênero" tem como principal referência o livro Gender trouble, de 1990, de "sexo" é analisado a partir de Bodies that matter, de 1993, de "linguagem" é referendada pelo texto Excitable speech, de 1997 e, por fim, de psique tem o livro The psychic life of power, de 1997, como principal referência.

Entretanto, o trabalho de Butler não pode ser simplificado e recordado em temas específicos, já que as ideias presentes na obra dialogam intensamente entre si. Assim, por mais que Salin, ao discutir "sexo" para Butler, concentre-se nas ideias presentes em Bodies that matter, ela invariavelmente retoma conceitos e considerações dos textos precedentes a esse livro, situação essa que se repete na análise de todos os temas, ou seja, o leitor é apresentado à análise de uma obra complexa, abrangente e desafiadora.

Ainda no segundo eixo, o leitor tem contato com os principais desenvolvimentos teóricos de Butler. Inicialmente, Sarih apresenta o diálogo de Butler com Hegel, Foucault, Deleuze e Kristeva no qual propõe que a análise do desejo devesse dar lugar a uma descrição histórica e específica do corpo. A filósofa constrói uma genealogia da emergência do sujeito, que resulta numa constatação da homossexualidade e da heterossexualidade como construções de lei, ou seja, a legitimidade, a naturalidade e a estabilidade das categorias de gênero são questionadas, criando a possibilidade de (re)significação de todas as identidades de gênero. Desse modo, Butler constata a possibilidade de que determinadas práticas podem explicitar a instabilidade de tais identidades e revelar o caráter construído que é dissimulado pela norma.

Conforme Salih expõe, sendo as identidades de gênero construídas, realizou-se um processo de afirmação de determinadas identidades e de ocultação de outras. Nessa lógica, a hegemonia heterossexual tratou de se afirmar a partir de uma exclusão de identidades que não a corroboram. A partir de suas leituras de Austin e de Derrida, Butler apresenta as ideias de citacionalidade e de performatividade para explicar a configuração das identidades sexuais ao mesmo tempo em que considera possível, a partir desses conceitos, práticas que ressignifiquem o sexo e desestabilizem a heteronormatividade. Apesar da crença em práticas subversivas, a filósofa explicita que é difícil identificar o que é efetivamente subversivo de práticas que, na verdade, estão reafirmando estruturas de poder já existentes.

Voltando sua atenção para as questões sobre linguagem na obra butleriana, Salih explicita que, para a autora, a linguagem não é um performativo efetivo. Isso significa dizer que nomear algo nem sempre significa agir. Além disso, Sarih alerta que, para Butler, a pessoa que "fala" não o faz sozinha, mas está reproduzindo todo um aparato de poder que a constituiu como sujeito. Nesse sentido, podemos questionar a implicação das instituições legais ao censurar e punir ações "violentas" dirigidas às minorias. Segundo Salih, para Butler, essas instituições são as criadoras dos sujeitos que agridem, atribuindo a eles uma responsabilidade que é, na realidade, das instituições de poder, o que dificulta a responsabilização de uma ação dita violenta. Além disso, se o sujeito só pode ser formado dentro da lei e, desse modo, qualquer ação está de algum modo (re)produzindo essa lei, é incerto apontar quem são os agentes que podem produzir mudanças semânticas nos discursos que constituem os "sujeitos".

De fato, a sujeição à lei aparece como um tema importante na obra butleriana. Partindo de teóricos psicanalistas, foucaultianos e althusserianos, Butler argumenta que o sujeito tem uma relação paradoxal com a lei que o sujeita e o constitui, posicionando-se de forma ambivalente ante as estruturas de poder, o que atribui à psique um potencial de subversão por nunca se sujeitar efetivamente à norma. Além disso, Butler vê os discursos que fracassam na formação de identidades como oportunidades de subversão, uma vez que permitem uma (re)significação de termos que outrora identificam os "sujeitos".

O terceiro e último eixo temático do livro é sobre as repercussões das ideias de Butler, as críticas que recebeu, os diálogos com outros pensadores e os mais recentes trabalhos da filósofa. Suas ideias influenciaram acadêmicos e ativistas, em especial aqueles envolvidos nas questões de gênero e de sexualidade, por contribuir para uma desestabilização das estruturas de nominação, tendo em vista a fragilidade no que tange a regulação das práticas sexuais. Sarih mostra que, mais recentemente, a obra de Butler tem sido marcada por uma constante preocupação do impulso político e ético das teorias, apesar dos críticos da teórica insistirem em uma suposto esvaziamento político em sua obra. Salih considera essa crítica um equívoco, já que "a política, a filosofia e a teoria estão implícitas na insistência de Butler de que o sujeito deveria assumir uma relação crítica com os discursos e as normas de governo" (p. 192).

Para Salih, Butler vê a própria linguagem como uma arena política, de modo que as críticas à pessoa de Butler, como sendo supostamente uma acadêmica que efetivamente não tem uma ação política, parecem ser superficiais. É relevante salientar que Salih toma o cuidado de expor que uma proposta política universal faria pouco sentido na obra de Butler, tendo em vista que as ações de subversão individuais seriam, para ela, uma maneira de engajamento político que melhor repercute ante um modelo de poder difuso e multifacetado, tal qual propõe Foucault.

No último eixo também são apresentas críticas de alguns teóricos a Butler no que diz respeito à suposta "destruição" do sujeito que as teorias butlerianas parecem indicar. Sarih lembra que, para Butler, desconstruir o sujeito não é o mesmo que destruí-lo, mas sim investigar seus processos de construção e as implicações políticas de tais processos.

O livro oferece um panorama geral da obra de Butler, bem como alguns dos aspectos que fizeram dela uma autora tão importante para a Teoria Queer. Passando pelas reflexões sobre desejo, gênero, sexo, sujeito, linguagem e poder, o texto de Sarih situa o futuro leitor de Butler com relação a quais conceitos e quais proposições teóricas ele tomará contato. O livro tem um caráter pedagógico e didático que facilita a compreensão de ideias complexas sem torná-las superficiais, o que faz dele uma excelente introdução à obra butleriana e à Teoria Queer. Entretanto, como Salih explicita a leitura de seu trabalho não substitui o estudo dos textos de Butler e muito menos a apreciação de outros autores identificados com aquela teoria.

Ao situar Judith Butler como uma autora engajada na reflexão sobre a formação de sujeitos, bem como no questionamento do local que as identidades ocupam na sociedade, sendo umas marginalizadas enquanto outras são privilegiadas, Salih mostra o peso político da obra de Butler, não apenas para a militância feminista, lésbica e gay, mas para todos que se propõem a questionar a lógica na qual uma identidade é superior a outra, o que justificaria a opressão e marginalização.

 

Referências

Salih, S. (2012). Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica.

 

 

Recebido em: 22/02/2013
Aceito em: 06/03/2013

 

 

1 Contato: gbessafp@gmail.com