SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1The resilience process of brazilian people expatriated in India author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.7 no.1 Juiz de Fora June 2014

 

EDITORIAL

 

 

É com grande satisfação que iniciamos a gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora após aprendermos muito com as gestões dos colegas que anteriormente editoraram com galhardia a revista. Assim iniciaremos o sétimo volume com a apresentação da nova comissão executiva, os professores Marcelo Dalla Vecchia da UFSJ e Maria Luísa Nogueira da UFMG que contaremos durante o biênio 2014-2015.

Abrimos a seção de artigos com "O processo de resiliência de brasileiros expatriados na Índia" dos autores Laura Alves Scherer, Italo Fernando Minello, Flavia Luciane Scherer e Gilnei Luiz de Moura na qual apontam-se que dentre as ações que caracterizam o comportamento resiliente destacaram-se: adaptação positiva; aceitação de ajuda e apoio; reflexão; e aprendizagem. Em seguida encontramos "Dependência química, amizade e desenvolvimento humano" de Janine Marinho Dagnoni e Agnaldo Garcia, na qual os autores discutem as relações de amizade e suas influências ao uso de drogas. "O Encontro da loucura com o trabalho: concepções e práticas no transcurso da História" de Abílio da Costa-Rosa na qual o foco é a micropolítica existente no processo de constituição de coletivos de trabalho autogestionário nos dispositivos de atenção em Saúde Mental.

"O psicólogo na escola: um trabalho invisível?" de Ana Paula Gomes Moreira e Raquel Souza Lobo Guzzo levantam que as informações construídas desmistificam a invisibilidade do trabalho do psicólogo, ressaltam sua atuação e apontam a urgência de elaboração de políticas públicas que o incluam como membro da equipe educativa. "Famílias com filhos em situação de rua: Percepções sobre a intervenção de um programa social" de Lirene Finkler e Débora Dalbosco Dell'Aglio. Este estudo contribui para avaliação das estratégias utilizadas em serviços socioassistenciais para enfrentamento das situações de rua.

"Eficácia, emoções e conflitos grupais: a influência do coaching do líder e dos pares" de Inês Rodrigues Marques, Isabel Dórdio Dimas e Paulo Renato Lourenço aponta para a eficácia do trabalho de coaching independente da abordagem utilizada. "Concepções e expectativas de estudantes de Psicologia sobre sua futura profissão" de Denise Macedo Ziliotto, Jussara Benvenutti, Mihele Matiello e Simony Peil apontam para a vasta gama de possibilidades oferecidas pela profissão ao mesmo tempo em que existem certas discriminações desta profissão. "Conversão religiosa: buscando significados na religião" de Denis De Freitas e Adriano Furtado Holanda que numa análise qualitativa apontaram aspectos benéficos da religiosidade tais como sentimentos de força, harmonia e felicidade.

Fechando os artigos temos "Um diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a sociologia clínica no universo da modernidade líquida" dos autores Antonio Roziano Linhares e Marcus Vinicius Soares Siqueira que revelaram que o individualismo é o problema a ser combatido e a alteraridade pode ser o antídoto para o narcisismo, além do prazer laborial.

No artigo de revisão de literatura, "Dessensibilização e Reprocessamento Através de Movimentos Oculares (EMDR) para Transtorno de Estresse Pós-Traumático: uma revisão sistemática" de Alice Einloft Brunnet, Thiago Loreto Silva, Tárcio Soares, Eduardo Reuwsaat Guimarães e Adolfo Pizzinato mostram que o tratamento através do (EMDR) é bem eficaz.

Essa edição é finalizada com o relato de experiência "Psicologia e CRAS: Reflexões a partir de uma experiência de estágio" de Larissa Papaleo Koelzer, Mariana Schubert Backes e Andréa Vieira Zanella na qual é observado como essas vivências podem transformar beneficamente o paciente e o profissional.

Desfrutem o prazer do conhecimento!

Ricardo Kamizaki

Editor Geral