SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Emotional states and coping strategies of mothers of newborns at risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.8 no.1 Juiz de fora June 2015

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Por questões alheias à nossa vontade, este número da Gerais em 2015 saiu com muito atraso. Pedimos nossas mais sinceras desculpas. A sessão de artigos se inicia com "Estados emocionais e estratégias de enfrentamento de mães de recém-nascidos de risco", dos autores Alessandra Brunoro Motta Loss, Fernanda Rosalem Caprini, Pâmella Vitória Moreno dos Santos Rigoni e Brunna Laryssa Santos de Andrade, no qual as mesmas apontam que mães de recém-nascidos de risco podem apresentar estresse e depressão, interferindo na qualidade da interação com o bebê. Este estudo foi realizado um hospital público de Vitória-ES. Em seguida, o artigo "O que pensam os professores sobre seus alunos: aspectos psicossociais da Educação de Jovens e Adultos", dos autores Luciene Alves Miguez Naiff, Denis Giovani Monteiro Naiff, Jacqueline Mary Monteiro Pereira e Raphael Ferreira de Ávila, retrata aspectos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e destaca o esforço dos alunos para alcançar a superação, além da diferença que estes apresentam em relação os alunos do ensino regular e das dificuldades que enfrentam. Logo após, temos o artigo "O ganho, a perda e os paradoxos no enfoque transgeracional", de Maria Emília Sousa Almeida, cujo cerne enfoca as vivências de ganho e de perda, bem como os paradoxos no enfoque transgeracional. Discutem-se ainda suas relações com o sistema representacional, a família e a clínica psicanalítica. Estas vivências mentais tendem a alterar o funcionamento do sistema de representações e dificultar a mudança psíquica das representações e afetos do paciente. Em seguida, apresentamos "Formação em Psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do Estado de Rondônia", dos autores Laís Fernanda Tenório Lins, Leila Gracieli da Silva e Cleber Lizardo de Assis, artigo no qual destaca-se que, na percepção dos sujeitos, há diversas alternativas de atuação profissional, mesmo que a clínica tenha sido apontada como uma possibilidade inicial. Conclui-se que há similaridade de perfil dos participantes com aqueles de outras pesquisas, além do apontamento de uma formação multifacetada nessa região do país. O próximo artigo é "Aspectos emocionais do paciente cardíaco cirúrgico no período pré-operatório" de Gabrielle Hennig Grisa e Janine Kieling Monteiro. Os resultados mostraram alto nível de ansiedade, além de medo da morte entre os participantes. O artigo seguinte, "Os registros iniciais da falta de objeto e suas implicações simbólicas na constituição do sujeito", dos autores Ângela Maria Rezende Vorcaro, Giselle Gonçalves Mattos Moreira, Marcela Reda Guimarães e Maxsander Almeida de Souza, é dedicado à problemática do objeto, dando ênfase à sua falta e à frustração e à privação.

O artigo seguinte, "Moralidade: estudo acerca do sentimento de vergonha com estudantes universitários" de Mayara Gama de Lima, Heloisa Moulin de Alencar e Claudia Broetto Rossetti, retrata que, na presença de um observador externo, todos os participantes associam o sentimento de vergonha ao protagonista, dentre outros aspectos. A seguir, encontramos o artigo "O trabalho em saúde nas prisões: produção de sujeitos e territórios", de Luciana Oliveira de Jesus e Helena Beatriz Kochenborger Scarparo, no qual as autoras destacam dilemas que acarretam na separação entre o "dentro" e o "fora" das prisões e provocam transformações nesses territórios. Fechamos a sessão de artigos com "Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucional", de Amanda Cristina Ribeiro da Costa, Lília Iêda Chaves Cavalcante e Fernando Augusto Ramos Pontes. Foram observadas diferenças nas metas de socialização emitidas por pais e avós no que se refere à importância dada por eles às relações familiares para o desenvolvimento infantil, mesmo quando a criança, como é o caso da população pesquisada, foi afastada do convívio com os pais ou outro responsável como uma medida de proteção sociojurídica.

No artigo de revisão de literatura "Pesquisa em Psicologia da Saúde: avaliação da produção de um Programa de Pós-Graduação", de André Luiz De Biagi Borges, Letielle Tonon, Fabio Scorsolini-Comin e Rodrigo Sanches Peres, os autores destacam a obtenção de um panorama acerca das dissertações em questão e o delineamento de novas perspectivas. Sugere-se, por exemplo, a opção por temáticas relativas à Psicologia da Saúde Pública em dissertações futuras, buscando-se contribuir para a formulação de propostas para a gestão de serviços ou para o aprimoramento de intervenções em diferentes níveis de atenção. E tal sugestão se estende aos pesquisadores brasileiros em geral, pois se revela potencialmente proveitosa para o avanço da Psicologia da Saúde no país, particularmente no sentido de promover uma maior articulação entre a produção do conhecimento científico e as demandas da realidade social no contexto nacional.

Fechamos a edição com a resenha do livro O duplo: um estudo psicanalítico, de Otto Rank, elaborada por Marcus Vinicius Neto Silva, na qual destaca-se a que a figura do duplo transita pelos dois sentidos opostos, de protetor a perseguidor.

Boa leitura!

 

Ricardo Kamizaki
Editor Geral

Creative Commons License