SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A violência contra as crianças e adolescentes admitidos no Hospital João XXIII: uma análise quantitativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.10 no.2 Belo Horizonte dic. 2017

 

EDITORIAL

 

 

Marco Antonio Silva Alvarenga, Fábio Belo

 

 

A Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia satisfatoriamente apresenta o número 2 do volume 10 para o segundo semestre de 2017. O primeiro trabalho a ser apresentado chama-se "A violência contra as criaças e adolescentes admitidas no Hospital João XXIII: Uma análise quantitativa" escrito por Fernanda Flaviana de Souza Martins e Roberta Carvalho Romagnoli. O artigo apresenta um levantamento documental de 1.152 prontuários e por meio das análises apontam indícios de violência contra as criaças e adolescentes atendidos ao invés de acidentes.

O segundo artigo intitulado "Análises Psicométricas de Instrumentos Validados em Diversos Contextos: O caso da Escala de Adaptabilidade de Carreira" de Thaís Cristine Farsen, Milena Carolina Fiorini e Marúcia Patta Bardagi. As autoras desenvolvem um estudo teórico comparando os métodos de adaptação da validação da Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) em pelo menos 13 países considerando os resultados promissores e aproximados nos diferentes contextos nos quais a escala foi estudada.

A "Rede de Apoio Social de Famílias Homoafetivas Formadas por Mulheres" de Isabela Rodrigues Sanches, Monique da Silva Pelissoli, Eduardo Marodin Lomando e Daniela Centenaro Levandowski trata de um estudo com a utilização do método qualitativo com delineamento de estudo de casos múltiplos para levantar os indicadores semelhantes e diferentes quanto a  percepção de apoio social de casais formados por mulheres com orientação homoafetiva que adotaram criaças.

Isabella Goulart Bittencourt, agatha Rabelo de Lima e Marivete Gesser assinam o artigo "O trabalho em grupo como dispositivo para ressignificação da queixa escolar" voltado para a ressignificação da queixa escolar por meio de uma intervenção em grupo iniciada com professores e 25 criaças do segundo ano do ensino fundamental e continuado até o terceiro ano. As autoras sinalizam contribuiçes positivas dessa perspectiva e, apesar das limitaçes do estudo, melhoria na percepção do professor em relação aos alunos, além do desenvolvimento de fuçaµes psicológicas e Autorregulação da turma.

O quinto trabalho aponta as habilidades necessárias ao desenvolvimento acadúmico e interpessoal em estágio supervisionado de discentes de Psicologia. Esta pesquisa foi realizada com 15 pessoas em trús distintos momentos do estágio: no início, meio e fim, tendo seus resultados iniciais comparados em dois pós-testes. Deste modo, Alessandra Turini Bolsoni-Silva e Mayara Paula da Silva Matsunaka mostram no artigo intitulado "O papel da supervisão em terapia comportamental quanto a  promoção de habilidades sociais em estagiários de Psicologia" que estudantes supervisionados em estágios de clínica comportamental ampliam seus repertórios de habilidades sociais e melhoram indicadores de saúde.

Tamyres Tomaz Paiva, Carlos Eduardo Pimentel e Giovanna Barroca de Moura assinam o texto "Violência conjugal e suas relaçes com autoestima, personalidade e satisfação com a vida" no qual demonstraram que autoestima, satisfação com a vida, característica de personalidade, como a estabilidade emocional, são características que protegem os envolvidos ou diminuem o risco de violência conjugal. Esta pesquisa foi realizada com 305 participantes, com sua maioria residente no estado da Paraíba, com sujeitos entre 18 e 62 anos, sendo a maioria composta por mulheres e sua importacncia está em desenvolver as qualidades avaliadas como forma de prevenir este tipo de violência.

O artigo "Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com criaças: uma revisão da literatura" escrito por Alexandre Gonzaga dos Anjos, Caroline Daniel Montanhaur, a‰rico Bruno Viana Campos, Ana Luiza Ribeiro Pereira Dias Piovezana, Joana Santos Montalvão e Carmen Maria Bueno Neme é um trabalho de revisão sistemática que tem como objetivo demonstrar o efeito da musicoterapia como recurso de intervenção para a saúde geral de criaças, demonstrando mudaças comportamentais, melhoria da linguagem, desenvolvimento de aspectos sociais entre outros. Esta pesquisa aponta a necessidade de outras pesquisas em musicoterapia, quanto campo profissional de atuação, sejam desenvolvidas.

O oitavo trabalho trata de um artigo teórico intitulado "Psicologia, políticas públicas e participação social: diálogos com a Multidão" desenvolvido por Lígia Caroline Pereira Pimenta, Rafael Dias Valencio e Danilo Candido Lemos. O texto desenha um panorama histórico fundamentado em conceitos de Foucault, Hardt e Negri para tratar do processo de redemocratização, luta e garantia pelos direitos para o desenvolvimento de políticas públicas nos campos da Saúde, Educação e Assistência Social em um projeto de fortalecimento e diálogo com a Multidão.

"Maus-tratos entre Adolescentes do Sexo Feminino no Ensino Privado e Público" é o artigo escrito por Fellipe Soares Salgado, Marina Rezende Bazon e André Vilela Komatsu realizado com 1.174 adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 e 18 anos, das cidades de Ribeirão Preto (SP) e Juiz de Fora (MG). Os dados mostram uma realidade ainda assustadora, a maioria absoluta das adolescentes relatou ter passado por algum maltrato, especialmente abuso e negligência emocionais. A situação torna-se ainda mais constrangedora quando a maior parte de indicação de maus tratos vem de estudantes de escolas públicas. Nesse sentido, os autores sugerem que esses dados poderão contribuir no debate e desenvolvimento de políticas públicas para prevenção e enfrentamento da violência contra adolescentes do sexo feminino.

Nosso décimo texto escrito por Cássia Beatriz Batista, Rodrigo Martins da Costa Machado, Fernanda Jorge Maciel, Mariana Cecília Nogueira Morais e Patrícia Pinto de Paula intitulado "Trabalho do Núcleo de Apoio a  Saúde da Família em um Município de Minas Gerais" que teve como objetivo acompanhar NASF para consolidar algumas práticas e romper com outras que permanecem nas lógicas tradicionais de gestão do trabalho e de atenção a  saúde por meio de pesquisa descritiva com observaçes etnográficas, apontando a necessidade de rever constantemente o trabalho desenvolvido pelo Núcleo para que alcance o seu objetivo no cuidado da saúde da família.

Por fim, apresentamos os últimos artigos relacionados ao tema da Psicanálise. O primeiro deles se chama "Contratransferência: Surgimento e evolução do conceito em teóricos das relaçes objetais" escrito por Alberto L Rodrigues Timo e Paulo de Carvalho Ribeiro que traz perguntas relativas ao conceito de contratransferência, suas manifestaçes clínicas, origem e desenvolvimento. O segundo se trata de um estudo de caso de um caso desenvolvido por Sandra Aparecida Serra Zanetti e Geovanna Moreno Cianca, intitulado "Contribuiçes da psicanálise winnicottiana a  clínica com adolescentes fronteiria§os: estudo de um caso". A metodologia de estudo de caso ênico foi desenvolvida a partir do conceito holding e falso self e tendo como resultado melhoria clínica significativa.

Agradecemos a confiaça de todos os(as) autores(as) e estudiosos(as) que encaminharam sua produção para a Gerais e tornaram esta edição ainda melhor. Esperamos, dessa forma, que novos profissionais e já estabelecidos – acadúmicos ou não – sejam instigados ainda mais a nos enviarem suas críticas, pesquisas, resultados e reflexaµes para o avaço contínuo da Psicologia quanto ciência e profissão. Desejamos a todos e todas excelentes leituras. Aproveitamos o ensejo para divulgar nossa página no Facebook, visite-nos, curta a página, deixe seus comentários, questaµes e sugestaµes: https://www.facebook.com/revistagerais/

 

Creative Commons License