SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Self-efficacy scale at work (EAE-T): construction and psychometric studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.12 no.1 Belo Horizonte Jan./June 2019

http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120101 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Apresentamos às leitoras e aos leitores de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia o número 1 do volume 12 de nossa revista que, mais uma vez, é composto por 12 artigos entre relatos de pesquisas originais, revisões de literatura e relatos de experiência.

Conforme tínhamos antecipado no Editorial do número 11(2), após várias reuniões e ampla discussão junto do corpo editorial de Gerais, concluímos a revisão do fluxo editorial dos artigos recebidos pela revista. Este procedimento, ainda que 'invisível' aos autores e leitores de Gerais, tem o propósito de refinar a triagem inicial, viabilizando uma condução mais célere da avaliação entre pares das contribuições recebidas.

Como desdobramento desse processo decidimos revisar, também, junto do corpo editorial, as diretrizes aos autores adotadas pela revista, a fim de detalhar a formatação de figuras e tabelas, uniformizar o modelo de carta de submissão das contribuições à revista, propor aos autores um checklist da submissão a ser realizada, dentre outros aprimoramentos. Em breve divulgaremos aos leitores e potenciais autores de Gerais tais reformulações.

Registramos também, nessa oportunidade, nossas boas-vindas à nova Editora Associada, a Profa Pricila Cristina Correa Ribeiro, que, juntamente das Profas Viviane Verdu Rico e Laura Cristina Eiras Coelho Soares, fazem parte da equipe de Professores da UFMG membros do corpo editorial. A Profa Pricila integrará a revista em substituição ao Prof. Fabio Roberto Rodrigues Belo, que se despede da revista, após uma marcante passagem como Editor Associado e Editor Geral.

A edição 12(1) da revista, ora apresentada, é composta por artigos das áreas de Psicologia do Trabalho, Psicologia da Saúde, Psicologia Social, Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar. Para a abordagem metodológica dos objetos de investigação delimitados e experiências relatadas, os autores recorreram à psicometria, ao referencial cognitivo-comportamental, à psicanálise, aos estudos de gênero, ao materialismo histórico-dialético e à teoria crítica. Com esse abrangente quadro de áreas e referenciais teóricos, Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia ratifica sua identidade de revista generalista, a serviço da divulgação e da oportunização de debate acerca dos avanços na produção de conhecimento da Psicologia brasileira.

O Setor de Editoração Eletrônica (SEDIT) da UFSJ, novamente, fez-se imprescindível para a viabilização de que esse número pudesse chegar aos seus leitores, realizando a revisão ortogramatical, das normas da APA e a diagramação da versão final dos artigos no formato 'pdf'. A partir do presente número, todas as edições de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia estão integralmente disponíveis no novo sistema de submissão adotado pela revista, que faz parte da iniciativa Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC). Ainda com relação aos suportes recebidos, o apoio financeiro concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), após Gerais ter sido contemplada pelo Edital 01/2017 para Periódicos Científicos Vinculados a Programas de Pós-graduação Filiados à ANPEPP, também foi fundamental para custear a revisão dos abstracts e a conversão dos arquivos em formato SGML do presente número para publicação em nossos indexadores. Ao SEDIT-UFSJ e à ANPEPP, nossos mais sinceros agradecimentos!

Uma boa leitura aos que acompanham Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia!

 

Marcelo Dalla Vecchia

Editor Geral

Creative Commons License