SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Homeless people and their dogs: relationship fragments in fragmented lives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.12 no.2 Belo Horizonte July/Dec. 2019

http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120201 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

E com satisfação que apresentamos às leitoras e aos leitores de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia o número 12(2) da revista, que, mais uma vez, é composto por 12 artigos, perfazendo, nessa oportunidade, cinco relatos de pesquisa, três estudos teóricos, duas revisões de literatura e dois relatos de experiência.

Há um destaque, nesse número, para temáticas relacionadas à área de Psicologia Social. No entanto, seguindo a tradição de marcante diversidade temática, teórica e metodológica de Gerais, há textos relacionadas a uma multiplicidade de áreas componentes da Psicologia: Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Jurídica, Psicologia Escolar, Etologia e Filosofia da Psicologia. Com isso, a revista reforça seu caráter generalista na direção da publicização dos avanços na produção de conhecimento da Psicologia brasileira.

O corpo editorial da revista tem mantido reuniões com caráter mensal para discussão da política editorial da Gerais, para além da sua gestão mais cotidiana. Enquanto encontra-se em conclusão o processo de revisão das diretrizes aos autores adotadas, que em breve serão divulgadas, temos trazido para discussão nessas reuniões a importância de adotar critérios para a triagem inicial dos artigos previamente à continuidade de sua avaliação visando publicação. Tais critérios, assim que definidos pelo corpo editorial, serão publicizados e considerados como parte do fluxo editorial da revista.

Além disso, voltamos a nos debruçar sobre os critérios que vêm sendo considerados por algumas dentre as principais bases de dados indexadas, como Scielo e Redalyc, visando reformular nosso planejamento a curto, médio e longo prazo no sentido da adequação da revista a esses critérios. Nesse planejamento, temos considerado também alternativas para enfrentar a forte retração nos recursos disponibilizados para o financiamento de processos indispensáveis à publicação de nossos novos números.

Nesse sentido, o Setor de Editoração Eletrônica (SEDIT) da UFSJ mais uma vez fez-se imprescindível para a viabilização de que esse número pudesse chegar aos seus leitores, realizando a revisão ortogramatical, das normas da APA e a diagramação da versão final dos artigos no formato 'pdf'. Ao SEDIT-UFSJ nossos mais sinceros agradecimentos!

Esperamos que os artigos incluídos nesse número sejam de bom proveito aos leitores de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia.

Marcelo Dalla Vecchia

Editor Geral

Creative Commons License