SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Individualização em Gêmeos: uma Revisão Integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Gerais, Rev. Interinst. Psicol. vol.13 no.1 Belo Horizonte ene./abr. 2020

http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130100 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Renata Fabiana Pegoraro; Mário César Rezende Andrade; Marcelo Dalla Vecchia; Laura Cristina Eiras Coelho Soares

Comitê de Política Editorial

 

 

Apresentamos aos leitores de Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia o número 13(1) da revista, composto por 12 artigos perfazendo relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura e relatos de experiência. A diversidade de temáticas, áreas e referenciais teóricos dos estudos ora apresentados e contemplada nesse número atesta a multiplicidade e a pujança da produção acadêmica e científica da Psicologia.

Registramos que o Prof. Marcelo Dalla Vecchia se despede da Editoria Geral da revista, após compor essa função nos anos de 2018 e 2019, período em que essa responsabilidade coube à Universidade Federal de São João del-Rei. Concomitantemente à conclusão de sua gestão, o corpo composto por Editor Geral e Editores Associados implementou mudanças na equipe editorial que encontram-se vigentes desde 28 de outubro de 2019 com a formalização do novo Regimento Interno da revista. Conforme prescreve o novo Regimento, a parceria interinstitucional entre Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia, que mantém Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, irá operar com um novo funcionamento: uma equipe editorial com novos órgãos e funções, mandatos de três anos e permanente autoavaliação da implementação do Regimento aprovado.

O Comitê de Política Editorial, responsável, dentre outras funções, pela elaboração, revisão e aprovação da política editorial, será composto pela Editoria Científica, Editoria Executiva e mais um ou dois membros de modo a manter a representação das três instituições parceiras nesse Comitê. No presente momento, seus membros são: Profª Renata Fabiana Pegoraro (Editora Científica / UFU), Prof. Mário César Rezende Andrade (Editor Executivo / UFSJ), Prof. Marcelo Dalla Vecchia (Editor Executivo / UFSJ) e Profª Laura Cristina Eiras Coelho Soares (UFMG).

A Editoria Científica, dentre outras funções, se responsabiliza pela implementação da política editorial da revista, zelando pela sua qualidade, pelo fluxo dos artigos, pelo fechamento dos números e pela comunicação com Editores Associados, autores e avaliadores. Essa função estará ao encargo da Profª Renata, conforme indicado anteriormente. À Editoria Executiva, de modo geral, cabe gerir o processo de publicação dos novos números realizando, por exemplo, a contratação e acompanhamento dos serviços necessários para editoração e indexação. O Prof. Mário realizará essa função, com colaboração do Prof. Marcelo em um período de transição até o fechamento do número 13(2), evitando sobressaltos maiores na transição entre gestões. A relação de trabalho construída com o Setor de Editoração Eletrônica (SEDIT) foi importante na discussão sobre a manutenção dessa Editoria com a UFSJ, devido à consolidação da colaboração do SEDIT na manutenção da regularidade de publicação da revista.

A equipe de Editores Associados foi ampliada, contando neste momento com três professores de cada uma das instituições envolvidas: pela UFSJ os Profs. Douglas Nunes Abreu, Lucas Cordeiro Freitas e Marco Antônio Silva Alvarenga; pela UFU os Profs. Eliane Regina Pereira, Emerson Fernando Rasera e Juçara Clemens, e pela UFMG as Profas. Laura Cristina Eiras Coelho Soares, Pricila Cristina Correa Ribeiro e Viviane Verdu Rico.

O trabalho coletivo entre as três instituições na gestão da revista foi importante para promover avanços em sua consolidação, discutidos na reunião de avaliação da gestão 2018-2019: (a) pontualidade na publicação de novos números, (b) regularidade da colaboração do SEDIT-UFSJ, (c) publicação em periodicidade quadrimestral a partir de 2020, (d) realização de reuniões mensais do corpo editorial, (e) atualização das diretrizes aos autores, (f) celeridade no retorno de contatos de autores, avaliadores e público em geral pelo e-mail da revista, (g) constante atualização das informações do PEPSIC e SEER, (h) conclusão da migração para o novo SEER da revista baseado na iniciativa PEPSIC, (i) revisão e formalização do fluxo editorial dos artigos, (j) elaboração e implementação do Regimento Interno da revista e (k) a mencionada reformulação da equipe editorial.

A equipe editorial, ainda nessa reunião, levantou os seguintes dentre os desafios a serem enfrentados pela próxima gestão: (a) revisão da política de financiamento devido à indisponibilidade de editais para concessão de recursos pelas agências de fomento, (b) avaliação da possibilidade de acolhimento de artigos em língua estrangeira (inglês e/ou espanhol), (c) aprimoramento da divulgação da revista por meio, por exemplo, da consolidação da presença da revista nas redes sociais (gerais e acadêmicas) visando ampliar sua visibilidade e, consequentemente, impacto, (d) manutenção e ampliação da inclusão da revista em bases e portais de indexação, (e) permanente revisão e discussão da política editorial da Gerais com base nas diretrizes nacionais e internacionais da Psicologia e áreas afins, e (f) atualização da formalização do caráter interinstitucional da revista.

Denota-se o compromisso da Gerais com o constante aprimoramento de suas atividades consolidando-se como periódico que contempla os debates atuais sobre as políticas editoriais e que contribui para a visibilidade da diversidade presente na Psicologia. Gerais, gestada e gerida por docentes ligados a programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia de universidades públicas federais, sustenta o compromisso de professores, pesquisadores e editores com a divulgação científica na área da Psicologia. Fica nosso convite para reflexão sobre os temas abordados pelos autores neste e nos próximos números da Gerais, agora publicada quadrimestralmente.

Creative Commons License