SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Empresa Júnior: integrando teorias e práticas em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. v.4 n.2 Florianópolis dez. 2004

 

EDITORIAL

 

 

A grande novidade que temos para anunciar é que a rPOT, a partir do próximo fascículo, será compartilhada por dois programas de pós-graduação e um departamento de Psicologia. Por conseqüência, passa a ter três editores associados. Os editores e as respectivas unidades associadas são: Antonio Virgílio Bittencourt Bastos - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia; Jairo Eduardo Borges-Andrade-Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília; José Carlos Zanelli - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Esperamos com esse tripé aperfeiçoar cada vez mais os resultados, aumentar o número de trabalhos publicados, dar maior visibilidade à Revista e, assim que possível, tornar as publicações quadrimestrais.

Este fascículo revela, pela natureza dos artigos, a diversidade característica da Psicologia Organizacional e do Trabalho e confirma o propósito estabelecido para a rPOT de divulgar trabalhos de procedências e pertinências variadas sem, contudo, fugir ao escopo geral da área. No início, Rodrigo Sanches Peres, Ana Maria Rodrigues de Carvalho e Francisco Hashimoto apresentam uma empresa júnior de Psicologia, que visa colocar seus participantes em contato direto com o exercício profissional durante o curso de graduação e busca desenvolver pequenas, médias e micro-empresas do município e região de uma universidade localizada no interior do estado de São Paulo. Eleuní Antonio de Andrade Melo conduziu um estudo com o objetivo de construir e validar uma escala de avaliação dos estilos gerenciais adotados pelos gerentes nas organizações de trabalho. Antonio Marcos Chaves, Mariana Viana Santos e José Henrique Miranda de Morais buscaram identificar o núcleo central das representações sociais sobre mudança em uma organização de grande porte do setor petroquímico de Salvador. Marley Melo de Araújo, Alice Moreira e Grauben de Assis buscaram identificar o significado atribuído à responsabilidade social pelo consumidor e verificar a influência de variáveis sóciodemográficas sobre este significado. Beatriz Ventorini e Agnaldo Garcia tiveram como objetivo discutir a proposta de Robert Hinde para a organização de uma ciência do relacionamento interpessoal e sua relevância para estudos organizacionais e tentaram estabelecer vínculos entre esta abordagem e a área de gestão de pessoas. Mary Sandra Carlotto, por sua vez, visou identificar a existência de associação entre as dimensões de burnoute características de cargo em professores universitários.

Para finalizar a composição do fascículo, acrescentamos duas resenhas. A primeira, de Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, trata de uma introdução à Psicologia das Organizações, em obra publicada na Espanha e que tem o propósito de atualização na área. A segunda resenha, de Elizabeth Ulrich e Olga Mitsue Kubo, analisa uma dissertação de mestrado que coloca em perspectiva as relações entre professores e alunos e as decorrências para a aprendizagem e condições de bem-estar e saúde de ambos.

Por esta breve apresentação dos artigos e das resenhas, fica evidente a diversidade de temas e fenômenos estudados pelos colaboradores reunidos neste fascículo. Isso nos permite reafirmar a intenção de difundir diferentes perspectivas, fomentar o debate científico e incentivar o compartilhamento de idéias e aprendizagens.

 

José Carlos Zanelli
Editor Geral

Creative Commons License