SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Intenções comportamentais de comprometimento organizacional: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. v.9 n.1 Florianópolis jun. 2009

 

Editorial rPOT - Nº 1 /2009

 

 

É com prazer que apresentamos mais um número da rPOT à comunidade científica e aos profissionais interessados em pesquisas sobre o comportamento humano nos contextos de trabalho.

Este número da revista, o primeiro de 2009, veicula seis artigos sobre assuntos de relevância na área de organizações e trabalho. O primeiro artigo, redigido por Ionara Houry Heizer, Fernando Coutinho Garcia e Adriane Vieira, relata a aplicação de uma escala de avaliação de intenções comportamentais de comprometimento organizacional em trabalhadores de uma empresa do ramo de informática. O segundo artigo, de autoria de Aline Vieira de Lima Nunes e Samuel Lincoln Bezerra Lins, descreve um estudo sobre vivências de prazer e sofrimento relatadas por servidores de uma instituição pública federal, analisadas de acordo com a abordagem da Psicodinâmica do Trabalho. O terceiro artigo, de autoria de Sara Maria de Melo Elgenneni e Cristiane Vercesi, relata um estudo de caso realizado com um bancário que, após o processo de privatização da instituição bancária em que trabalhava, sofreu assédio moral de gerentes. O quarto artigo, redigido por Celso Aleixo de Barros e Tatiane Lacerda de Oliveira, relata um estudo sobre as relações entre desemprego, sofrimento psíquico e social e o estado de saúde geral em uma amostra de trabalhadores cadastrados em agência de empregos do Distrito Federal. O quinto artigo, escrito por Rosana Hoffman-Câmara e Maria de Fátima Bruno-Faria, compara as percepções de dois grupos de profissionais de uma empresa quanto à influência do contexto de trabalho nas vivências de prazer e sofrimento, de acordo com a abordagem da Ergonomia da Atividade e da Psicodinâmica do Trabalho. O sexto e último artigo deste número da rPOT, escrito por Karen Carvalho de Castro, discute a influência do local de trabalho no diagnóstico e no apoio ao tratamento de trabalhadores acometidos pelo alcoolismo.

Este número da revista veicula também uma resenha, elaborada por Narbal Silva e Susana da Rosa Tolfo, sobre o recém-lançado livro "Estresse nas Organizações de Trabalho", organizado por José Carlos Zanelli.

É com igual satisfação que comunicamos que outras mudanças estão em curso na rPOT. No momento, estamos aprimorando a política editorial, bem como ampliando as áreas temáticas de interesse da revista. Pretendemos atrair novos leitores e pesquisadores, oriundos de campos de conhecimento relacionados à Psicologia Organizacional & do Trabalho, como a Administração, a Sociologia e a Educação. A criação de novas áreas temáticas visa também a aproximar pesquisadores de áreas distintas, estimulando a reflexão conjunta coletiva e a investigação multi e transdisciplinar sobre o trabalho e as organizações. Temas relacionados à Psicologia do Trânsito e à Psicometria, por exemplo, também serão incluídos na política editorial da rPOT.

A revista pretende abrir espaço para o debate entre profissionais e pesquisadores, revisões de literatura, relatos de experiências de consultoria, ensino e extensão universitária. Assim que essas mudanças estiverem implementadas, elas serão comunicadas a todos os interessados na rPOT. Neste momento, estamos definindo regras para a submissão dos novos formatos de artigos que passaremos a aceitar na rPOT. Algumas medidas já estão em fase mais adiantada, como um número especial de revisões de literatura sobre a produção de conhecimentos em POT.

Como se não bastassem essas mudanças, a rPOT está migrando para o Sistema PePSIC de Publicação, que é o módulo de gestão editorial do portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia da Biblioteca Virtual. O portal usa a tecnologia SciELO para gerenciar a publicação de periódicos eletrônicos em Psicologia. Além de automatizar o processo editorial da revista, a migração para o PePSIC trará outras vantagens para a rPOT. Sua visibilidade aumentará, uma vez que é estimado que, aproximadamente, 500 pessoas acessam o Portal diariamente. Ademais, o Portal já hospeda 78 periódicos em diversas áreas da Psicologia, o que permitirá que a rPOT compartilhe espaço com outros periódicos de interesse.

 

Brasília, 11 de outubro de 2009.

Creative Commons License