SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A escala de consentimento organizacional: construção e evidências de sua validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.10 no.1 Florianópolis jun. 2010

 

EDITORIAL

 

Revista psicologia: organizações e trabalho. Número 10, volume 1, jan-jun 2010

 

 

Gardênia Abbad*

 

 

É com grata satisfação que apresentamos mais um número da rPOT à comunidade científica e aos profissionais que estudam o comportamento humano no trabalho. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a valiosa contribuição de pareceristas e membros do conselho editorial da revista. Temos recebido um grande apoio da comunidade científica para as mudanças que vimos empreendendo nos processos de avaliação de artigos e nos procedimentos de revisão dos textos. As sugestões de melhoria e pareceres cada vez mais detalhados e comprometidos com a qualidade da produção de conhecimentos em POT tem marcado a atuação dos membros e pareceristas da rPOT, revelando o forte comprometimento desses pesquisadores com a qualidade da produção científica nacional.

A revista modernizou-se! A submissão e a gestão do processo de editoração de artigos atualmente podem ser feitas on-line. Além disso, a revista ganhou nova diagramação e novo endereço, passando a integrar o PePsic. Seus editores, neste momento, estão empenhados na indexação e na produção de números especiais.

Este número, o primeiro de 2010, veicula seis artigos sobre assuntos relevantes para a área de psicologia das organizações e do trabalho. O primeiro artigo, A Escala de Consentimento Organizacional: Construção e Evidências de Validade, de Eliana Edington e Antonio Virgilio Bittencourt Bastos, relata uma pesquisa que revelou, em análises fatoriais exploratórias, uma estrutura empírica tridimensional e, em análise confirmatória, uma estrutura bidimensional para o constructo. Os fatores encontrados foram denominados Obediência Cega e Aceitação Íntima. O instrumento de pesquisa possui fortes evidências de validade, tornando-se apropriado para pesquisas que objetivem analisar o fenômeno do consentimento organizacional e de suas relações com comprometimento e outros importantes fenômenos ligados ao comportamento humano em organizações.

O segundo artigo, Contrato Psicológico de Trabalho e a Produção Acadêmica no Brasil, de Mino Correia Rios e Sônia Maria Guedes Gondim, apresenta uma análise da produção nacional de conhecimentos sobre o tema contrato psicológico, considerado central em estudos sobre comportamento organizacional desde os anos sessenta do século XX. Em que pese a importância desse tópico, o contrato psicológico tem sido pouco estudado no Brasil. O artigo tece um panorama que possibilita a identificação de questões de pesquisa e de lacunas na produção de conhecimentos sobre o assunto.

O terceiro artigo, Construção e Validação de Escala de Impacto em Profundidade: o caso do Empretec, de Silvana Alvim e Elisabeth Loiola, relata uma experiência de construção de uma medida de avaliação da transferência de habilidades e competências empreendedoras para o trabalho. Foram encontradas evidências de validade da medida em uma amostra de egressos de um treinamento não-corporativo.

O quarto artigo, O Trabalho de Músicos de uma Banda de Blues sob o Olhar da Psicodinâmica do Trabalho, de Daniela Tavares Ferreira de Assis e Kátia Barbosa Macêdo, descreve as percepções de músicos sobre condições de trabalho, vivências de prazer e sofrimento, estratégias de enfrentamento, identidade profissional e sentidos do trabalho.

O quinto artigo, Redes Sociais e Indicações para Processos de Recrutamento e Seleção: uma Análise pela Perspectiva dos Candidatos, de Geyza Cunha D'Ávila, Helder Pontes Régis e Lúcia Maria Barbosa de Oliveira, apresenta uma pesquisa sobre o poder da rede de relacionamentos na indicação em processo de seleção de pessoal. Os resultados descrevem os aspectos positivos e negativos das indicações e possibilitam reflexões criticas sobre os processos de recrutamento e seleção de pessoal, pouco estudados no Brasil.

O sexto artigo, Desenvolvimento de uma Medida de Comprometimento com a Equipe, de Katia Elizabeth Puente-Palacios e Rafaella de Andrade Vieira, relata a adaptação e validação psicométrica de uma escala de comprometimento afetivo com a equipe de trabalho. Os resultados mostraram fortes evidências empíricas de validade da escala proposta, o que a torna recomendável para estudos sobre o vínculo afetivo dos membros com equipes de trabalho.

Este número da revista veicula também uma resenha, elaborada por Daniela Borges, sobre o livro Trabalho Emocional: Demandas Afetivas no Exercício Profissional, recentemente publicado por Mirele Cardoso do Bonfim e Sônia Maria Guedes Gondim.

É com alegria que registramos o aumento da produção de livros em POT no Brasil! O IV CBPOT, ocorrido neste ano em São Bernardo do Campo, mostrou a força e a vitalidade da subárea. Muitos livros foram lançados e muitos debates relevantes ocorreram nesse evento. A rPOT, por esse motivo, está preparando, além de resenhas de vários livros lançados neste ano no Brasil, um número especial com alguns trabalhos apresentados em mesas redondas e simpósios do CBPOT.

A rPOT orgulha-se de ter participado do esforço nacional de consolidação de POT no Brasil. Contamos com a colaboração de pesquisadores e profissionais para dar continuidade aos processos de modernização e de melhoria da gestão editoral da revista. Participem das campanhas de estímulo à submissão de artigos à rPOT!

Boa leitura de mais este número da revista!

 

 

* Editora da rPOT na Universidade de Brasília (UnB). gardenia.abbad@gmail.com. lattes http://lattes.cnpq.br/9725833775313298.

Creative Commons License