SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Revista psicologia: organizações e trabalho - uma década de sua produção científica em análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.11 no.2 Florianópolis dez. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Juliana Barreiros Porto

 

 

A rPOT há mais de uma década divulga pesquisas inéditas em Psicologia Organizacional e do Trabalho e se consolidou como a principal revista brasileira na área. Os trabalhos empíricos, as revisões de literatura e os estudos teóricos publicados têm contribuído para o debate crítico, a pesquisa e o ensino em PO&T. Esta é uma revista democrática em seus temas como demonstra o artigo de Leal, Aquillera e Melo-Silva neste número. E, acima de tudo, tem atraído pesquisadores de vários estados brasileiros, de outros países e das mais variadas correntes teóricas. Este número, que temos o prazer de apresentar aos nossos leitores, traz essa diversidade aliada ao rigor científico que sempre foi forte característica da revista.

Os dois primeiros artigos - Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - Uma década de sua produção científica em análise de Mara de Souza Leal, Fernanda Aguillera e
Lucy Leal Melo-Silva e O exercício profissional do psicólogo do trabalho e das organizações: uma revisão da produção científica de Felipe Coelho-Lima, Ana Ludmila Freire Costa e Oswaldo Hajime Yamamoto - apresentam pesquisas bibliográficas que permitem uma reflexão tanto da produção científica quanto da prática profissional em PO&T. O primeiro faz uma análise dos artigos publicados na primeira década da rPOT e o segundo analisa artigos publicados em periódicos nacionais sobre o papel do psicólogo em PO&T.

Os quatro artigos seguintes contribuem com o desenvolvimento de medidas validadas nacionalmente e para a compreensão de importantes fenômenos do mundo do trabalho. Assim, Vanessa Rodrigues Lopes e Maria do Carmo Fernandes Martins no artigo Validação fatorial da Escala de Resiliência de Connor-Davidson (CD-RISC-10) para brasileiros, traz evidência de validade da referida escala para o público brasileiro. Mary Sandra Carlotto, no artigo Tecnoestresse: diferenças entre homens e mulheres, aborda uma variável recente do mundo do trabalho e oferece contribuições para o desenvolvimento de políticas de prevenção e saúde no trabalho. A pesquisa de Ana Vicente, Teresa Rebelo e Gustavo Inverno, Moderadores do impacto de percepções de responsabilidade social das empresas no comprometimento organizacional: um estudo no sector cerâmico português, apontam para a importância de se considerar o perfil do trabalhador na implantação de práticas de responsabilidade social. Por fim, o artigo Do Estresse e Mal-Estar Gerencial ao Surgimento da Síndrome de Estocolmo Gerencial de Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Meire Rose de Oliveira Loureiro Cassini e Ana Lúcia Magri Lopes revelam aspectos relevantes para uma reflexão crítica sobre a função gerencial.

Este número da revista reforça a sua importância para os psicólogos em PO&T. Portanto, agora é chegado o momento de aumentar a visibilidade da revista e o seu impacto na comunidade científica. Durante 2011, foi empreendido grande esforço para a manutenção da sua qualidade e para atingirmos os critérios exigidos para indexação da revista em importantes bases de dados. Estamos esperançosos de que em 2012 tenhamos boas notícias a compartilhar sobre esse assunto. Com novas indexações aumentamos o poder de alcance dos nossos textos e poderemos cumprir de forma mais efetiva a nossa meta de divulgação da produção científica em PO&T.

Com relação ao impacto da nossa publicação, precisamos cada vez mais qualificar a nossa produção e para isso dependemos dos pesquisadores. Assim, a rPOT incentiva os autores a encaminharem trabalhos empíricos com boa fundamentação teórica, com modelos explicativos consistentes, que enfoquem nos processos psicológicos e sociais que promovem as variáveis investigadas, que evitem o uso exclusivo de autorrelatos e que busquem explicações multiníveis. As pesquisas descritivas são bem-vindas, desde que focalizem tópicos com poucas pesquisas e que permitam avançar teoricamente sobre o assunto. As revisões de literatura devem trazer contribuições e agendas de pesquisa para a área e não simplesmente sistematizar a literatura revista. Por fim, são esperados dos estudos teóricos avanços na teoria ou proposição de novas teorias com forte argumento lógico que tenha consistência interna e validade externa.

Agradecemos aos autores, pareceristas, revisores, assistentes editoriais, diagramador e diretoria da SBPOT que contribuíram para este número e fazemos um amplo convite à comunidade científica para que encaminhem os seus trabalhos para a rPOT e continuem a contribuir para o crescimento da área.

Creative Commons License