SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Practical wisdom a study based on psychodynamics of work of literary creation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.12 no.2 Florianópolis Aug. 2012

 

Editorial

 

 

Caríssimos leitores da rPOT,

Temos a grata satisfação de apresentar este número da rPOT, o qual reúne alguns dos textos completos dos Simpósios da quinta edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizado entre os dias 2 e 5 de maio de 2012. Os Simpósios foram a única modalidade de atividades do VCBPOT que exigia submissão de textos completos. Foram aprovados seis simpósios, cada um com três textos completos submetidos. Cada um dos textos foi avaliado por dois consultores ad hoc e pelos editores deste número. A avaliação foi feita em duas etapas. Na primeira, os pareceres dos consultores ad hoc e dos editores foram enviados aos autores para aperfeiçoamentos a serem feitos no prazo máximo de um mês. Dos 18 textos submetidos, 16 deles enviaram a segunda versão com as modificações solicitadas pelos consultores e os editores; destes, oito foram aprovados para compor este número da revista.

Os artigos apresentados nesta edição reúnem autores de diversas regiões do país, refletindo ampla diversidade de abordagens teórico-metodológicas, uma característica do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho em nosso país. Transparece a preocupação com as relações entre saúde, adoecimento, sofrimento psíquico e modalidades de enfrentamento. Em termos de filiação teórica, cinco deles apoiam-se na psicodinâmica do trabalho. Os dois outros artigos representam outra linha de pesquisa no campo da produção do conhecimento em POT no Brasil, a saber, a de avaliação de impacto em sistemas instrucionais e de cursos à distância.

O primeiro texto A sabedoria prática: Estudo com base na psicodinâmica do trabalho de criação literária, de autoria de João Batista Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e de Ana Magnólia Mendes (Universidade de Brasília - UnB), faz uso de entrevistas e de análise documental de depoimentos de escritores brasileiros, e explora as relações entre arte e trabalho, apoiando-se, para tanto, no referencial teórico da psicodinâmica do trabalho. Foram analisadas 33 entrevistas e depoimentos de escritores publicadas no Brasil nos últimos 25 anos, por meio da técnica da Análise dos Núcleos de Sentidos (ANS). A análise dos resultados destacou a forma e a temporalidade singulares da sabedoria prática, configurada como processo subjetivo de permanente invenção das situações de trabalho e do próprio sujeito.

O segundo artigo intitulado Avaliação da efetividade de um curso a distância via intranet: o caso do Banco do Brasil, de autoria de Thaís Zerbini (Universidade de São Paulo - FFCLRP/ USP), Gardênia Abbad (Universidade de Brasília - UnB) e Luciana Mourão (Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO), apresenta o resultado do teste de um modelo de avaliação de treinamento à distância, mediado por intranet, em ambiente corporativo. A preocupação dos autores foi validar o instrumento de Impacto do Treinamento no Trabalho em Profundidade para a amostra específica e identificar variáveis preditoras de Impacto do Treinamento no Trabalho, tanto em termos de profundidade como de amplitude.

O terceiro artigo Espaço coletivo de discussão: A clínica psicodinâmica do trabalho como ação de resistência, de Soraya Rodrigues Martins (Universidade Federal de Santa Caratina - UFSC) e Ana Magnólia Mendes (Unb), faz uso do método clínico para discutir alguns aspectos teóricos-metodológicos relacionados às práticas de pesquisa-intervenção grupal na clínica do trabalho. A psicodinâmica do trabalho, a psicanálise e a técnica dos grupos operativos serviram de suporte teórico para analisar mulheres trabalhadoras que tinham, em comum, o adoecimento relacionado ao trabalho.

O quarto artigo Modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais: dois estudos de caso de Gardênia da Silva Abbad (Universidade de Brasília - Unb), Daniela Borges Lima de Souza (Universidade de Brasília - Unb), Alexandre da Silva Laval (Universidade de Brasília - Unb) e Stella Cristina Pereira Souza (Universidade de Brasília - Unb), tem como objetivo discutir os principais desafios e benefícios associados à adoção de modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais. Dois casos de aplicação bem sucedida da abordagem de modelos lógicos em avaliação de sistemas instrucionais são descritos. O primeiro apresenta a avaliação de um treinamento corporativo e o segundo, a avaliação de um mestrado profissional.

O quinto artigo O trabalho do cuidado: uma análise psicodinâmica, de autoria de Suzana Canez da Cruz Lima (Universidade Federal Fluminense - Rio das Ostras), analisa, com base no referencial da psicodinâmica do trabalho, as formas de sofrimento e o uso de estratégias defensivas do/a cuidador/a social de abrigo de crianças e adolescentes. A pesquisa fez uso de discussões grupais com oito cuidadoras responsáveis por crianças de zero a seis anos de idade do abrigo municipal de Macaé, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

O sexto artigo intitulado Prazer no trabalho: o lugar da autonomia, de autoria de Rosângela Dutra de Moraes (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Ana Cláudia Leal Vasconcelos (Universidade Federal do Amazonas -UFAM) e Stephane Caroline de Paula da Cunha (Universidade Federal do Amazonas -UFAM), também faz uso da psicodinâmica do trabalho para discutir o prazer no trabalho em duas pesquisas desenvolvidas em Manaus- Amazonas, em contextos de trabalho distintos: trabalhadores da indústria e vendedores ambulantes. O objetivo do estudo foi compreender os mobilizadores de prazer e o processo de transformação do sofrimento no trabalho, partindo da análise da organização do trabalho e de entrevistas com operários de indústrias e camelôs que trabalham no centro comercial de Manaus.

O sétimo artigo Síndrome Loconeurótica revisitada: O cotidiano de docentes, de autoria de Hilda Alevato (Universidade Federal Fluminense - UFF) apresenta um recorte da pesquisa "Organização do trabalho e sofrimento", do Núcleo de Educação e Saúde no Trabalho, da UFF para discutir características identificadas na descrição da Síndrome Loconeurótica (SLN) apresentada em 1999, confrontando-as com manifestações de profissionais de três diferentes escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro, em 2010. A metodologia empregada para realizar o estudo teve base qualitativa e cartográfica, com o apoio de registros de observações estéticas e resultados da análise dos discursos de professores, a partir de gravações de grupos de discussão e histórias de vida.

O último artigo que compõe este número Sofrimento psíquico de trabalhadores de Unidade de Terapia Intensiva, de Janine Kieling Monteiro (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), discute os determinantes no processo de saúde-doença de trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por meio de uma abordagem qualitativa, em que foram entrevistados oito profissionais da área de enfermagem que atuam em UTIs na região metropolitana de Porto Alegre/RS, que apresentavam adoecimento mental.

Esperamos que o leitor encontre neste número possibilidades de reflexão e aprendizado sobre importantes aspectos da relação do homem com o trabalho e as organizações na sociedade contemporânea.

 

Sonia Gondim & Pedro Bendassolli

Editores convidados