SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Avaliação da vulnerabilidade ao estresse no trabalho de operadores de Telemarketing índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.14 no.3 Florianópolis set. 2014

 

O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia

 

 

Maria Nivalda de Carvalho-freitas

Universidade Federal de São João del-Rei

 

 

Livro:Borges, L. O. & Mourão, L. (2013). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013.

A articulação do conjunto de conhecimentos e saberes, da evolução das formas de trabalho e emprego e do processo de reconhecimento das competências são, segundo Dubar (1997), o desafio da "construção da profissionalidade dos indivíduos" (p. 156). Essas três dimensões são tratadas com cuidadoso esmero no livro O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Na obra, são apresentadas as principais contribuições nacionais e internacionais sobre o conjunto de conhecimentos, saberes e fazeres da Psicologia Organizacional e do Trabalho, as discussões sobre organização e gestão do trabalho e sua evolução histórica, além de contemplar as tensões presentes no processo de reconhecimento desse campo profissional.

O livro preenche uma lacuna na produção de livros-textos nacionais que discutam, a partir da psicologia, a questão do trabalho e das organizações, contemplando perspectivas teóricas e possibilidades de intervenção que podem ser utilizadas como mote para reflexões, produção de novos conhecimentos e modelos heurísticos que auxiliem a compreender as especificidades das demandas da atuação profissional. Por sua amplitude e robustez, o livro, como conjunto de conhecimentos sistematizados do campo, pode ser utilizado por pesquisadores, professores da graduação e supervisores de estágios, psicólogos e todos que possam se interessar por essa área do saber.

Sua maior proximidade com a prática profissional e com as tensões vivenciadas no campo confere identidade à obra e a distingue do livro Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, reeditado pela Artmed (Zanelli, Borges-Andrade, & Bastos, 2014). Liderado por professores pesquisadores vinculados ao Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), o livro possui 23 capítulos, cujos autores são vinculados a diversas universidades e cursos de pós-graduação do Brasil e de países como Portugal, Espanha e França. A multiplicidade de autores, de variadas procedências territoriais, contribui para o enriquecimento e para a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas apresentadas.

O livro é muito bem escrito, articulando complexidade e profundidade com simplicidade e objetividade, facilitando a compreensão e utilização. Na apresentação, os organizadores explicitam os principais objetivos e possíveis usos da obra e sintetizam suas fundamentais contribuições. As possibilidades de ampliação da atuação profissional e da busca de contribuição para o crescimento econômico com qualidade de vida para os trabalhadores são os princípios norteadores da obra.

O livro é estruturado em cinco partes que se inter-relacionam: Grandes eixos de atuação profissional do psicólogo; Organizações: tendências de gestão e relações ambientais; Intervenções na cultura, nos processos grupais e interpessoais; Gestão de pessoas, inserção, educação e acompanhamento; e Bem-estar no trabalho.

Na primeira parte, são discutidos três eixos considerados centrais por seu constante atravessamento na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho. No Capítulo 1, que trata do compromisso social e ético da profissão, são enfrentadas as críticas destinadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho, desconstruindo estereótipos associados à imagem da área e trazendo para a reflexão questões relacionadas ao processo histórico de consolidação da profissão e de ampliação da atuação profissional, resultante da relação dialética entre produção do conhecimento e sociedade. O Capítulo 2 aborda a questão do desempenho e seus determinantes como elemento distintivo no campo de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto do trabalho e da dinâmica capitalista, por seu impacto direto no alcance dos objetivos das organizações e suas implicações para a carreira, bem-estar e satisfação do trabalhador. O Capítulo 3 discute as relações de trabalho e sua centralidade na atuação do psicólogo a partir de questões como: o que são relações de trabalho e sua distinção de relações interpessoais; a quem as ações do psicólogo servem; qual o papel do psicólogo organizacional e do trabalho. O papel do Estado e da estrutura sindical também são debatidas no capítulo, oferecendo subsídios fundamentais para a atuação e reflexão dos psicólogos da área.

Na segunda parte, as organizações de trabalho são tomadas como objeto de análise. No Capítulo 4, o foco são os modelos de gestão e suas características, em que diversas opções de configuração dos modelos de gestão e sua difusão nas práticas de gestão no Brasil são apresentadas. Também, são trazidas para o debate as implicações desses novos modelos de gestão para a atuação e formação do psicólogo organizacional e do trabalho. O Capítulo 5 trata das redes sociais como ferramenta de análise e intervenção nos contextos organizacionais, isto é, como nova possibilidade de análise teórica, metodológica e técnica do mundo social e da área organizacional. A análise de redes sociais é apresentada como instrumento que pode auxiliar sobremaneira os psicólogos na compreensão das redes de poder que atravessam as relações de trabalho, podendo contribuir para a construção de estratégias de mudança organizacional e social. O Capítulo 6 discute a gestão ambiental, a necessidade de adequação das organizações às novas exigências, o sistema de gestão ambiental e as possibilidades de ampliação da atuação do psicólogo, contribuindo para uma gestão sustentável das organizações.

A terceira parte trata de possibilidades de ações profissionais aplicadas a processos organizacionais, grupais e interpessoais. O Capítulo 7 versa sobre as novas exigências de planejamento e avaliação institucional e busca instrumentalizar os profissionais de gestão de pessoas com conhecimentos que possam subsidiar suas ações de planejamento, elaboração e avaliação de programas e projetos, ampliando suas possibilidades de atuação profissional. O Capítulo 8 define e apresenta diversas possibilidades de diagnóstico e gestão da cultura nas organizações, enfatizando a importância do alinhamento entre cultura, estrutura e processos organizacionais. O Capítulo 9 trata da gestão do clima organizacional, discutindo a natureza e os limites do construto, sua especificidade, seus elementos constitutivos e suas possibilidades de gestão. O Capítulo 10 apresenta um panorama sobre o conhecimento produzido sobre comprometimento, discute a importância desse tipo de vínculo para a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, articulando esse conhecimento e sua relevância para as práticas de gestão. Finaliza apresentando questões que ainda merecem o investimento e a reflexão dos pesquisadores. O Capítulo 11 focaliza a gestão de equipes de trabalho, apresentando as características distintivas das equipes de trabalho e as possibilidades de intervenção que visam maximizar a efetividade das equipes e as especificidades de sua mensuração.

A quarta parte discute mais especificamente as práticas profissionais do psicólogo nas organizações. O mérito dessa parte está em oferecer aos profissionais que atuam no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho uma revisão atualizada e ampla dos conhecimentos produzidos sobre práticas tradicionais e emergentes na área sob a perspectiva da Psicologia. O Capítulo 12 aborda a gestão de pessoas e sua importância para a administração cotidiana das práticas da área, para a consolidação das políticas organizacionais e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Revisa os modelos de gestão e convida o leitor a refletir sobre os pressupostos relativos à gestão de pessoas, que, de forma implícita ou explícita, se reflete na atuação do profissional. O Capítulo 13 trata do recrutamento e seleção de pessoas. Apresenta a história dos processos seletivos, o descompasso entre a prática e a pesquisa, principalmente no que se refere ao uso dos testes psicológicos. Também discute os limites e as possibilidades dessa atividade, articulando conhecimento técnico e as dimensões éticas desse fazer. O Capítulo 14 aborda uma nova tendência, a tutoria de novos empregados dentro das organizações, entendida em uma orientação mais ampla de aceleração do processo de socialização dos empregados frente à intensificação da instabilidade no emprego. Nesse capítulo, são descritas as características do processo de tutoria, sua efetividade, implantação e funcionamento dos programas. O Capítulo 15 discute o tema das carreiras profissionais, suas definições e formas de construção, a relação entre carreira e trabalho, e entre carreira e contrato psicológico. O Capítulo 16 apresenta de forma detalhada o modelo de gestão do sistema de Treinamento, Desenvolvimento & Educação (TD&E) denominado Modelo de Avaliação Integrado e Somativo em TD&E (MAIS). É um modelo teórico consolidado, que pode ser utilizado efetivamente como ferramenta heurística no planejamento, na definição da política e gestão de TD&E, orientando a prática profissional. Contempla os insumos, procedimentos, processos, resultados e ambiente tanto nos níveis micro quanto macro-organizacionais. No Capítulo 17, os conceitos de aprendizagem individual e organizacional são apresentados, bem como as distinções que os definem e os aspectos que se correlacionam, sendo proposta uma perspectiva integradora dos diferentes tipos de aprendizagem. Além disso, o suporte à aprendizagem é exposto como estratégia fundamental à gestão da aprendizagem nas organizações, sendo uma ação essencial da prática profissional do psicólogo. O Capítulo 18 aborda as bases conceituais fundamentais para a compreensão dos diversos aspectos relacionados à avaliação de desempenho, além de subsidiar o leitor com orientações que podem ser utilizadas como referências para a atuação profissional.

A quinta parte do livro é destinada à questão do bem-estar no trabalho. O Capítulo 19 versa sobre as contribuições da Ergonomia da Atividade e seus fundamentos teóricos e metodológicos como alternativa possível para as intervenções profissionais, cuja perspectiva central é o bem-estar dos trabalhadores. No Capítulo 20, são abordadas as diversas tensões relativas à saúde psíquica no trabalho. Essas tensões refletem escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicas, que se concretizam em abordagens diferentes do nexo saúde-trabalho e da centralidade do trabalho (abordagens individualistas, psicodinâmica do trabalho e abordagens psicossociológicas) e em possibilidades diversas de diagnóstico e promoção de saúde, que desafiam o fazer do psicólogo e trazem para o centro da reflexão a necessidade de promover bom desempenho, garantindo condições de bem-estar às pessoas. O Capítulo 21 trata da promoção da saúde pautada nos princípios da Psicologia Positiva, trazendo contribuições que podem auxiliar o monitoramente dos níveis de bem-estar do trabalhador e a orientação de ações que visem atender às necessidades dos trabalhadores e a competitividade das organizações. O Capítulo 22 aborda a aposentadoria como uma etapa da carreira profissional e apresenta procedimentos básicos e possibilidades de intervenção que podem auxiliar a transição para a aposentadoria, ampliando o espaço de atuação do psicólogo. O Capítulo 23 discute o trabalho marginal desenvolvido nas prisões, suas possibilidades e limites nos processos de minimização da vulnerabilidade e exclusão social. Além disso, coloca a organização prisional como um lócus importante para a atuação do psicólogo.

Em suma, o livro O Trabalho e as Organizações: Atuações a partir da Psicologia, além de sua solidez teórica e de suas contribuições efetivas para a atuação, é um convite à reflexão sobre o exercício da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A obra ultrapassa as prescrições e nos impõe a necessidade de colocar em questão as práticas e as imagens preconcebidas da profissão. Termina-se de ler os capítulos, o livro, mas não se "finalizam" as reflexões.

 

REFERÊNCIAS

Dubar, C. (1997). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: Porto Editora.         [ Links ]

Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. E., & Bastos, A. V. B. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.         [ Links ]

 

 

Recebido em: 15.08.2014
Aprovado em: 26.08.2014