SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Editorial: número especial sobre juventude e carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.14 no.4 Florianópolis dic. 2014

 

EDITORIAL

 

 

Pedro F. BendassolliI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Janice Janissek de SouzaIII; Luciana MourãoIV; Mary Sandra CarlottoV

IEditor-Chefe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
IVEditora Associada - Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
VEditora Associada - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

 

 

Prezados leitores

O ano de 2014 foi marcado por muitas mudanças na rPOT, e, neste número de encerramento, gostaríamos de compartilhá-las com vocês, além de sinalizar para outras importantes previstas para 2015.

Em primeiro lugar, a revista passou por um processo de replanejamento estratégico. Nele, foram revistos os rumos da revista, em particular a meta de ampliar suas indexações em bases de dados internacionais. Para alcançar essa meta, muitos passos foram trilhados e ainda o serão em 2015.

Entre tais passos, destacamos a completa reformulação das normas da revista. O leitor atento terá notado que nosso site já foi alterado, e seu conteúdo exibe os novos procedimentos a serem seguidos pelos autores, pareceristas e editores. Os processos tornaram-se ainda mais abertos e transparentes, e se alinham às melhores práticas em editoração científica existentes.

Outro passo, de natureza interna, consistiu em fixar prazos mais rápidos em termos de primeira resposta ao autor (ao redor de 30 dias), de relacionamento com pareceristas e de tramitação como um todo (rodadas de avaliação, decisão). Com isso, entendemos estar cumprindo com uma missão essencial das revistas científicas: escoar, com a maior brevidade possível, o trabalho dos pesquisadores de nossa área. Rapidez, qualidade das publicações e visibilidade são três aspectos essenciais na escolha por um periódico, e a rPOT quer se firmar como sustentada nesses princípios.

Internamente, as políticas editoriais foram revistas, visando à otimização de processos. E tudo isso tem sido feito às custas do trabalho diligente, comprometido e eficiente dos Editores e Assistente Editorial. Sabemos bem das dificuldades vivenciadas pelas revistas brasileiras, e de que grande parte do trabalho é feito por pessoas comprometidas com a causa de uma publicação de qualidade, gratuita e aberta. Também criamos uma nova responsabilidade no Corpo Editorial, denominada de Comissão Editorial, a ser composta pelos ex-Editores-chefes da revista (começando pela última gestão), visando à continuidade e a manutenção da cultura e das políticas construídas na rPOT ao longo do tempo.

Para 2015, além das solicitações de indexações, também passaremos a exibir o número DOI dos artigos por nós publicados. Trata-se de um importante mecanismo de identificação e registro, e que contribuirá para maior disseminação dos artigos e sua divulgação.

Gostaríamos de registrar nossos agradecimentos à ex-editora-chefe, profa. Katia Puente-Palácios, que ficou à frente da revista por vários anos, e lançou, juntamente com a Editora Associada Luciana Mourão (que ainda assina este editorial conjunto), as bases para o futuro da rPOT. Elas deixam a equipe, e assumem em seu lugar, como editor-chefe, Pedro F. Bendasssolli, e, como novas Editoras Associadas, as professoras Ana Carolina de Aguiar Rodrigues e Mary Sandra Carlotto. Janice Janissek de Souza segue como Editora Associada, bem como nossa zelosa assistente editorial, Wlyanna Gomes.

Este último número traz um valioso conjunto de artigos sobre juventude e trabalho. Trata-se de número temático cuidadosamente preparado pelos Editores e pelos Editores Convidados, Mauro Magalhães e Sonia Gondim. O tema é muito atual, os textos abordam aspectos fundamentais daquela relação (juventude e trabalho), e certamente vão se tornar referência para os pesquisadores interessados nessa problemática.

Também se inaugura uma nova seção da rPOT, denominada de Ponto e Contra-ponto. Consiste de um debate no qual, em torno de um tema polêmico, autores discutem pontos de vista sobre importantes temáticas de POT. Nesta edição, o tema em questão é sobre o papel das Empresas Júniores. Nele, são apresentados argumentos embasados, tanto no sentido de defender a prática das EJs como de questionar sua finalidade. A mediação, que nesta versão coube à professora Lívia Borges, busca articular os pontos apresentados, e propor encaminhamentos. Temos certeza de que esse e os próximos debates a serem promovidos pela rPOT irão animar a discussão de tópicos vitais para a POT brasileira.

Por fim, aproveitamos para agradecer todos os autores e, especialmente, todos os pareceristas que contribuíram para a rPOT no ano de 2014. Seus nomes seguem ao final deste Editorial. Na comunidade acadêmica brasileira, todos nós, como autores, desejamos publicar nossos trabalhos o mais rapidamente possível. Porém, efetivamente, quem sustenta esse processo, tornando-o possível (mesmo que a duras penas, como sabemos), são os pareceristas (que também são autores, e, portanto, sabem do dilema do processo de publicação em jogo!). Por isso, nosso sincero reconhecimento a eles.

Também agradecemos à mantenedora da rPOT, a Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, cujo presidente, Adriano de Lemos Alves Peixoto, e toda a Diretoria, não medem esforços para tornar a rPOT uma referência na área, para seus associados e para toda a sociedade brasileira.

Desejamos uma ótima leitura, e que as mudanças que estamos promovendo consolidem a rPOT como um destino de preferência de nossos autores e leitores.

 

 

LISTA DE AVALIADORES DA RPOT 2014

Adriana Soares

Adriane Vieira

Adriano Peixoto

Alexandre Carrieri

Amalia Pérez-Nebra

Ana Limongi

Ana Paula Moreno Pinho

Angelo Costa

Carla Antloga

Claudia Roberta de Castro Moreno

Cleverson Almeida

Daniela Moscon

Daniele Carolina Lopes

Diógenes Bido

Dulce Flauzino

Eduardo Pinto e Silva

Elza Fátima Rosa Veloso

Fabián Rueda

Fabiana Queiroga

Fernanda Duarte

Fernando Vieira

Francisco Coelho Junior

Jaime Alfaro Inzunza

Janine Monteiro

João Fonseca

José Dutra de Oliveira Neto

José Henrique de Faria

Josemberg de Andrade

Josep M Blanch

Juliana Porto

Leila Regina D’Oliveira de Paula Nunes

Leonel Tractenberg

Liliam Deisy Ghizoni

Liliana Guimarães

Lucineia Alves

Lucy Melo-Silva

Magali Guimarães

Magno Macambira

Marcelo Afonso Ribeiro

Maria Cristina Ferreira

Maria do Carmo Martins

Maria do Carmo Martins

Maria do Céu Taveira

Maria Freitas

Maria Laetitia Corrêa

Maria Sara de Lima Dias

Marília da Mata Machado

Marúcia Bardagi

Milton Mattos de Souza

Oswaldo Yamamoto

Pedro Álvarez Pérez

Pedro Neves

Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal

Sandra Coltre

Sandra Souza da Silva

Sérgio Henrique Barroca Costa

Silvânia Barbosa

Sinesio Gomide Junior

Solange Yaegashi

Sonia Gondim

Tatiana Ramminger

Valdiney Gouveia

Vanessa Leme

Zélia Kilimnik