SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O impacto da justiça organizacional sobre o bem-estar laboral: um estudo com trabalhadores do varejo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.15 no.1 Florianópolis mar. 2015

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.editorial 

EDITORIAL

 

 

Pedro F. BendassolliI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Janice Janissek de SouzaIII; Mary Sandra CarlottoIV

IEditor-Chefe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
IVEditora Associada - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

 

 

O primeiro número da rPOT de 2015 traz a implementação de uma novidade já antecipada no editorial anterior: a inserção do número DOI em cada artigo publicado. Trata-se de um importante identificador que vai facilitar a recuperação e disseminação dos artigos junto à comunidade científica nacional e internacional.

Ainda com respeito a informações sobre a própria rPOT, gostaríamos de compartilhar com o leitor alguns números editoriais de 2014. Setenta por cento (70%) dos artigos recebidos foram rejeitados e/ou arquivados pela equipe editorial, sendo que foram publicados 33 artigos além de 3 resenhas e 3 artigos no formato "ponto e contraponto".

Dos 70% de manuscritos rejeitados, pouco mais da metade (57%) refere-se a arquivamentos. Entre os motivos, o principal é a inadequação às normas da revista e à sua linha editorial. Alguns manuscritos são submetidos sem que se perceba o devido cuidado do autor com respeito a aspectos de formatação e de aderência às normas da APA. Considerando que as normas editoriais da rPOT foram recentemente alteradas (http://pepsic.bvsalud.org/revistas/rpot/pinstruc.htm), é ainda mais fundamental que os autores se atentem ao que é solicitado.

Mesmo sem um estudo aprofundado, temos observado uma relação entre aderência às normas formais e conteúdo. Em geral, manuscritos com bom conteúdo (boa fundamentação teórica e adequado e consistente desenho metodológico) tendem a exibir maior respeito aos demais elementos linguísticos do texto. Na prática, um manuscrito de qualidade corresponde a uma soma harmoniosa entre forma e conteúdo. No processo editorial da rPOT (como no de outras revistas), essa combinação de fatores é rigorosamente avaliada pelos editores na fase do desk review. Por esse motivo, se o autor estiver atento a esses aspectos, ele pode aumentar as chances de seu manuscrito seguir no processo editorial.

Em termos de conteúdo, este número da rPOT traz dois conjuntos de textos. O maior deles é representado por artigos relacionados ao binômio saúde-trabalho. O leitor encontrará pesquisas empíricas sobre temas como justiça organizacional e bem-estar no trabalho; bem-estar, suporte organizacional e resiliência; sofrimento, prazer e trabalho, com seus reflexos na saúde mental; condições de trabalho e saúde psíquica; stress e trabalho. O outro conjunto temático contém textos que exploram o sentido/significado do trabalho para artistas; a satisfação com o trabalho; e um texto de meta-análise sobre valores humanos no Brasil e as diferenças observadas no país.

Destacamos que, dos oito textos publicados nesta edição, dois sinalizam uma nova tendência da revista: a publicação em inglês, uma prática que a revista pretende incentivar, tendo em vista seu impacto na internacionalização da rPOT.

Esperamos que 2015 seja um ano de grandes conquistas para a rPOT e para todos seus leitores.

Creative Commons License