SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Burnout, clima de segurança e condições de trabalho em profissionais hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.15 no.3 Brasília set. 2015

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.editorial 

EDITORIAL

 

Iniciamos este editorial compartilhando com nosso leitor uma boa notícia: a indexação da rPOT na PsycINFO, principal base de psicologia, mantida pela American Psychological Association (APA), hoje com mais de quatro milhões de documentos disponibilizados para toda a comunidade científica da psicologia ao redor do globo. Tal indexação consiste em importante conquista da nossa revista, que, como já destacado em outros editoriais, realizou diversas mudanças com o intuito de se alinhar às melhores práticas de editoração científica. A nossa área também ganha muito com essa indexação.

Outra informação importante que gostaríamos de compartilhar refere-se a alguns resultados reveladores sobre a participação da rPOT no conjunto da produção científica na área de Comportamento Organizacional (CO) no Brasil. Tais resultados, ainda preliminares e não publicados, foram gerados a partir de um banco de dados de artigos publicados em revistas brasileiras naquela área, e que recobrem o período de 1996 até o presente (2014). O referido banco de dados é permanentemente alimentado por alunos da Universidade de Brasília, sob a coordenação do professor Jairo Eduardo Borges-Andrade. Cumpre apenas destacar que, na composição desse banco, não são considerados artigos teóricos, ensaios, revisões - ou seja, apenas entram artigos empíricos. Ademais, também não são contempladas pesquisas realizadas no nível macro-organizacional e pesquisas sobre Gestão de Pessoas, em qualquer nível. Portanto, trata-se de uma base de artigos empíricos em comportamento micro e meso (equipes) organizacional. Mesmo assim, servem para trazer insights importantes sobre a produção na área e, dentro dela, sobre o lugar da rPOT.

Nesse sentido, o resultado que mais chama a atenção é o crescimento dos artigos publicados na rPOT em relação ao número publicado em outros periódicos da área. Quando levamos em conta que a rPOT é mais recente (2001) que periódicos tais como a Revista de Administração Contemporânea (RAC), da ANPAD, segundo no ranking das que mais publicam em CO, e das Revista de Administração Pública (RAC) e Revista de Administração Mackenzie (RAM), empatadas em terceiro lugar, esse resultado fica ainda mais significativo. A rPOT é também a que mais publica, em números absolutos (a referência é o ano de 2014), artigos na área de CO - seguida pela RAM nesse quesito. Por fim, nota-se, nas publicações de artigos da rPOT, uma diversificação de origens institucionais de autores e programas de pós-graduação.

Algumas implicações desses resultados preliminares podem ser extraídas desses resultados. Primeira, de que a rPOT está se consolidando como uma das principais revistas na área de Comportamento Organizacional, e, naturalmente, em Psicologia do Trabalho e das Organizações, na medida em que publica temas que são comuns a esses três domínios. Com a perspectiva de incremento na avaliação Qualis da revista, derivada de novas indexações que estão em curso (como esta da PsycINFO, já conquistada), e com a melhoria do Qualis em outras áreas "irmãs", como o caso da Administração, a tendência é de crescimento de submissões e maior visibilidade da revista nos diversos campos de estudos que têm trabalho, indivíduo/grupos & organizações como eixo investigativo central. Segunda implicação, derivada da inspeção das origens institucionais dos auto-res, é de que nossa revista é plural, voltada à realidade do campo, não sendo exclusiva de um ou outro grupo de pesquisa, perspectiva teórica ou metodológica. Ao longo de seus quinze anos, a rPOT tem acolhido trabalhos das mais variadas e diversificadas matrizes em POT e CO. Isso, a nosso ver, é fundamental para a revista firmar-se como revista de área, servindo, pois, à consolidação desses campos científicos.

Este número é composto por oito artigos e uma resenha. Um conjunto de três artigos explora a temática da saúde no trabalho. Assim, são apresentadas discussões sobre burnout em profissionais que atuam no setor hospitalar, bem como a adaptação de um instrumento sobre fadiga vivenciadas por profissionais de saúde. Um outro artigo discute a relação entre bem-estar no trabalho e a percepção de locus de controle. Outro conjunto, formado por dois artigos, tratam de estudos de revisão: um, sobre confiança, cooperação, cidadania organizacional; e outro sobre mudança organizacional. Por fim, um terceiro conjunto de artigos explora as transformações no mundo do trabalho: em um deles, no contexto específico do trabalho dos portuários; o outro, teórico, sobre o impacto dessas mesmas transformações na POT, e o papel desta nesse contexto. O número é encerrado com uma resenha de uma obra que trata da relação entre trabalho e psique.

 

Desejamos a todos uma excelente e proveitosa leitura!

 

Pedro F. Bendassolli
Editor-Chefe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ana Carolina de Aguiar Rodrigues
Editora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Maria do Carmo Fernandes Martins
Editora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Mary Sandra Carlotto
Editora Associada - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Creative Commons License