SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Trabalhadores bancários em sofrimento: uma análise da literatura nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.16 no.3 Brasília set. 2016

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.editorial 

EDITORIAL

 

 

Pedro F. BendassolliI Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Maria do Carmo Fernandes MartinsIII; Mary Sandra CarlottoIV; Thaís ZerbiniV

IEditor-Chefe - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
IVEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VEditora Associada - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

 

 

Em julho, na Assembleia geral de associados da SBPOT, durante a realização do VII SBPOT, em Brasília, foi realizada a apresentação dos avanços, conquistas e desafios da rPOT no último biênio (2014-2015). Na ocasião, os associados da SBPOT tiveram a oportunidade de fazer comentários, críticas e sugestões ao modo como a revista tem sido conduzida.

Para nós da Comissão Editorial foi um momento ímpar, no sentido de uma maior aproximação com o público da revista, especialmente com os profissionais atuando na área de POT. Entre os desafios colocados para o futuro, destacam-se a necessidade de ampliação das bases de indexação; a possibilidade de criação de parcerias editoriais internacionais; o alargamento do número de pareceristas que se comprometam com a revista em termos de agilidade e detalhamento dos pareceres; e a ampliação dos meios de divulgação da revista para a comunidade acadêmica e extra-acadêmica. Como deve ser certamente do conhecimento do leitor, a revista conta com um espaço no site da SBPOT, e nossa intenção é ampliá-lo progressivamente.

Um outro objetivo para o futuro, neste caso um futuro próximo, é o investimento na realização de números especiais. A experiência com o número especial recém-lançado, sobre terceirização, revelou-se muito frutífera, tanto no elevado número de manuscritos que recebemos, como na qualidade dos que foram aceitos e publicados. Para o próximo ano, a revista adotará a estratégia de abertura de chamadas públicas, como é prática em revistas internacionais, buscando privilegiar temas de interesse e contemporaneidade para a área de POT. O leitor-autor é estimulado a enviar sugestões e a nos ajudar no processo.

Outra novidade, desta vez relacionada à Comissão Editorial, é a entrada de uma nova Editora Associada, a professora Thaís Zerbini, da Universidade de São Paulo. Com sua entrada, a revista amplia seu corpo de Editores Associados, que passa de três para quatro. A contribuição da nova Editora Associada certamente ajudará a tornar nossos processos ainda mais eficientes e rápidos.

Por fim, neste número publicamos sete artigos e uma resenha. Cobrem, como usualmente vem ocorrendo na revista (embora o tema do sofrimento no trabalho ainda pareça ser o mais frequente), uma ampla gama temática e metodológica. O leitor encontrará um trabalho sobre sofrimento de bancários, uma categoria profissional amplamente investigada nesse sentido, e que já foi alvo de diversos artigos nesta rPOT; um sobre os paradigmas de carreira no mundo contemporâneo, e sua relação com os processos de adaptabilidade; também encontrará um artigo de revisão sobre aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador; um sobre um tema muito importante no Brasil, relacionado aos fatores de erro nas inspeções de segurança no setor aéreo brasileiro; um artigo sobre trabalho informal, dando, de algum modo, continuidade ao tema cujo debate fomentamos com o número especial anterior; e dois artigos lidando com validação de instrumentos, um sobre liderança servidora, e outro sobre percepção de virtudes morais nos contextos organizacionais. Finalmente, o número é encerrado com uma resenha, também sobre o tema da aposentadoria.

Esperamos que o leitor considere esses temas estimulantes, e que tenha uma agradável leitura.

Creative Commons License