SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Interfaces entre trabalho e família: caracterização do fenômeno e análise de preditores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.17 no.1 Brasília mar. 2017

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.editorial 

EDITORIAL

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIII; Maria do Carmo Fernandes MartinsIV; Mary Sandra CarlottoV; Teresa RebeloVI

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditor Associado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
IVEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

Caros leitores, iniciamos um novo ano e com ele devemos enfrentar novos desafios, além de cumprir as propostas já apresentadas no Editorial do último número de 2016: a ampliação das bases de indexação, a possibilidade de criação de parcerias editoriais internacionais, o aumento do número de pareceristas e a ampliação dos meios de divulgação da revista para a comunidade acadêmica e extra acadêmica. Continuamos, contudo, no propósito principal de manter a qualidade das publicações da rPOT.

Iniciamos com o convite oficial e, felizmente, o aceite, de nossa nova Editora Associada Internacional, a professora Teresa Rebelo, da Universidade de Coimbra, Portugal. Outro objetivo proposto na gestão anterior foi o investimento na realização de números especiais com chamada pública, como é prática em revistas internacionais. Desse modo, com a entrada da nova Editora Associada Internacional, a rPOT abriu uma chamada pública com o tema "Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal". O objetivo é contribuir para o aprofundamento do conhecimento produzido em Portugal na área da Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, de forma a aproximar e estreitar os laços das comunidades científicas portuguesa e brasileira neste domínio.

No presente número publicamos sete artigos e uma resenha referente a uma obra que versa sobre o tema Aposentadoria. Há temas diversificados que poderão ser consultados pelos leitores. O primeiro deles objetivou caracterizar as interfaces estabelecidas entre o trabalho e a família em uma amostra brasileira e identificar alguns de seus preditores; há um artigo sobre as práticas de gestão da mudança e o impacto nas atitudes e nos resultados percebidos; há também uma revisão de literatura sobre o impacto e o desenvolvimento da Teoria dos Acontecimentos Afetivos no estudo do afeto nas organizações; uma outra revisão de literatura apresenta a produção científica nacional e estrangeira sobre o tema desenvolvimento profissional e aprendizagem experiencial; o artigo seguinte aborda um tema de extrema importância nos tempos atuais: estresse, qualidade de vida e estressores ocupacionais de policiais; um dos artigos trata de uma revisão da literatura sobre aposentadoria e trabalho a partir de perspectivas psicológicas, com base em artigos publicados em periódicos brasileiros e latino-americanos - vale ressaltar que se observou um significativo aumento do número de estudos sobre o tema nos últimos anos - e outro sobre uso abusivo de álcool e outras drogas entre trabalhadores do sistema prisional. Finalmente, o número é encerrado com uma resenha, também sobre o tema da aposentadoria.

Aproveito para agradecer, no início de minha gestão como Editora-Chefe, o apoio de Pedro F. Bendassolli, Editor-Chefe da gestão anterior da rPOT, que no período de transição participou de todas as decisões estratégicas para que a revista mantivesse seus objetivos propostos ao longo dos últimos anos. Agradeço também o apoio dos Editores Associados, os quais são um exemplo de dedicação e respeito à produção científica de qualidade, bem como à Assistente Editorial, Daniele Paulino. Por fim, não poderia deixar de mencionar no início da gestão, o apoio de Adriano Peixoto, presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), mantenedora da revista.

Desejamos a todos aos leitores um excelente 2017 e uma ótima leitura!

Creative Commons License