SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Delimitações metodológicas de pesquisas brasileiras sobre os efeitos de treinamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.17 no.3 Brasília jul/set. 2017

http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.3.editorial 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIII; Maria do Carmo Fernandes MartinsIV; Mary Sandra CarlottoV; Teresa RebeloVI

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditor Associado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
IVEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

No período de 21 a 23 de junho de 2017, a Editora-Chefe, Thaís Zerbini, participou do XXV Curso de Editoração Científica (CEC) ofertado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) ocorrido no Anfiteatro Altino Antunes localizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O XXV CEC visa capacitar os envolvidos em publicação de artigos científicos para atribuição de qualidade aos periódicos brasileiros. Por meio de palestras, mesas-redondas e minicurso, foram abordados os temas fundamentais e desafios para publicação científica. Vários pontos abordados serão incorporados ao planejamento estratégico da rPOT, a qual busca aperfeiçoamento contínuo em seu processo editorial.

Além disso, ao longo dos últimos três meses, a rPOT trabalhou no processo de transição de nossa Assistente Editorial, Daniele de Souza Paulino. A nova assistente é Michelle Nunes e também é secretária da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Foram dedicadas horas de treinamento para que mantivéssemos o serviço de excelência que Daniele prestou à rPOT nos últimos dois anos. Daniele, agradecimentos nunca serão suficientes por sua dedicação e comprometimento com a equipe editorial, pareceristas e autores. Você foi fundamental em todo o processo de aperfeiçoamento que nos levou às melhores avaliações editoriais. Esperamos contar com você em breve, juntamente com Michelle.

Este número é composto por seis artigos e uma resenha. O primeiro artigo apresenta uma revisão da produção brasileira em aprendizagem formal, focando os efeitos no nível individual de mudança de comportamento no cargo. O artigo seguinte consiste em analisar os fundamentos teóricos e epistemológicos que sustentam as produções científicas nacionais em estudos empíricos sobre desenvolvimento de carreira de estudantes de graduação. Um outro artigo verificou a relação entre a adaptabilidade de carreira e traços patológicos da personalidade em uma amostra de trabalhadores brasileiros. O quarto artigo trata da prosperidade no trabalho, que consiste em um estado psicológico compreendido por componentes afetivos (vitalidade) e cognitivos (aprendizagem). O referido artigo avaliou a validade de estrutura interna, convergente e de consistência interna da Escala de Prosperidade no Trabalho. O quinto teve como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos de três treinamentos, identificando fatores facilitadores e fatores dificultadores da aprendizagem no contexto estudado, de acordo com as percepções de instrutores e participantes. O último artigo objetiva desenhar um panorama dos estudos nacionais sobre resiliência no contexto das organizações brasileiras, apresentando os resultados de uma revisão bibliométrica sistemática dos trabalhos publicados nos periódicos de administração e psicologia, desvelando os itinerários da produção nacional.

O número é encerrado com uma resenha o livro "Análise e diagnóstico organizacional: Teoria e prática" organizado por Helenides Mendonça, Maria Cristina Ferreira e Elaine Rabelo Neiva. Os organizadores são proeminentes pesquisadores brasileiros, membros do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) "Cultura e saúde nas organizações", e têm inúmeras publicações sobre o tema. O principal objetivo da obra é possibilitar ao leitor conhecer abordagens metodológicas diversificadas sobre ampliação de pesquisas e publicações em relação à análise e ao diagnóstico organizacional para nortear a atuação dos profissionais em contextos organizacionais, apresentando, além de referencial teórico em relação ao tema, possibilidades de aplicações práticas em diversas perspectivas, como a de gestão e saúde do trabalhador e da organização.

Por fim, como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License