SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Rev. Psicol., Organ. Trab. vol.17 no.4 Brasília out.-dez. 2017

 

EDITORIAL

 

Thaís ZerbiniI; Ana Carolina de Aguiar RodriguesII; Daniela Campos Bahia MosconIII; Marcos Ricardo Datti MichelettoIV; Maria do Carmo Fernandes MartinsV; Marina Greghi SticcaVI; Mary Sandra CarlottoVII; Teresa RebeloVIII

IEditora-Chefe - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
IIEditora Associada - Universidade de São Paulo (FEA-USP)
IIIEditora Associada - Universidade Salvador (UNIFACS)
IVEditor Associado - UNESP FAMERP
VEditora Associada - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
VIEditora Associada - Universidade de São Paulo (USP)
VIIEditora Associada - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
VIIIEditora Associada Internacional - Universidade de Coimbra

 

 

Este último número da rPOT de 2017 representa uma oportunidade para o estabelecimento relações internacionais e de parcerias de trabalho entre os pesquisadores do Brasil e de Portugal. Com a chegada de nossa primeira Editora Internacional, Teresa Rebelo, na equipe de Editores Associados, decidimos propor um número especial intitulado "Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal".

O número envolveu Chamada Pública no referido país com o objetivo de atrair pesquisas desenvolvidas por investigadores de instituições de ensino superior portuguesas; que estivessem relacionados, em termos de tópicos abordados, na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e Recursos Humanos (RH); e que apresentassem resultados relacionados aos contextos e realidades portuguesas. No Editorial do número especial, tais artigos são apresentados com detalhes, em blocos temáticos.

O comprometimento e o interesse por parte dos pesquisadores portugueses em publicar na rPOT nos fez ampliar as parcerias internacionais. No V Congreso Iberoamericano de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo (CIAPOT) realizado na Universidad Del Valle em Cali, Colômbia, entre os dias 18 e 20 de Outubro, o Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Adriano Peixoto, em nome dos Editores da rPOT, fez um convite oficial aos colegas da América Latina para pensarmos em uma Chamada Pública. Os professores Erico Rentería Pérez da Universidad Del Valle, e Elisa Ansoleaga da Universad Diego Portales, aceitaram prontamente em estabelecer tal parceria de trabalho e serão os Editores convidados desse novo número especial.

Outra informação, digna de nota, é a chegada das novas Editoras Associadas para reforçar o time de editores da revista: Daniela Bahia Moscon e Marina Greghi Sticca. Sejam bem-vindas!

Gostaríamos de agradecer, neste número, em particular, aos professores Teresa Rebelo, Paulo Renato Lourenço e Isabel Dimas, que atuaram como Editores convidados, tendo cumprido a tarefa com admirável competência.

Por fim, como de costume, é fundamental destacar e agradecer o trabalho dos Editores Associados e de nossa Assistente Editorial. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Creative Commons License